Bairro do Limão: Seu novo lar estratégico na zona norte de SP

Bairro do Limão: Seu novo lar estratégico na zona norte de SP Riva Incorporadora

Já ouviu falar do encantador e charmoso bairro do Limão em São Paulo?

Quando pensamos em moradia, a primeira coisa que vem em mente é encontrar um local que possua uma boa infraestrutura para a família. Se você já mora ou pretende se mudar para a zona norte de São Paulo, é importante conhecer o bairro do Limão.

A região possui vários benefícios para os moradores, com diversas alternativas de lazer e entretenimento. Por isso, se tornou um dos melhores locais para morar em São Paulo.

Para saber tudo sobre o bairro do Limão, a Direcional preparou um conteúdo exclusivo e informativo para você! Confira com a gente e boa leitura!

Conheça a história do bairro Limão em São Paulo

O bairro do Limão, na verdade, é um distrito da zona norte da cidade de São Paulo e pertence à subprefeitura da Casa Verde. Sua história se inicia no século 19, em que a ocupação era de diversos sítios e chácaras.

Além disso, a origem do nome do bairro do Limão é um tanto curiosa. Conta-se que, antigamente, pessoas encontraram um pé de limão na divisa com o bairro Freguesia do Ó. Por se tornar ponto de referência, a árvore acabou por dar nome ao lugar. Ou seja, toda uma região se desenvolveu nas proximidades de um pé de limão, que acabou por se tornar símbolo maior do bairro.

Em 1921, as pessoas começaram a lotear a região, no entanto, a quantidade de pessoas aumentou na década de 30. Com isso, começaram a surgir as modificações e melhorias no bairro.

No ano de 1939, foi feita a Paróquia de Santo Antônio do Limão. Um pouco antes, em 1935, surgiu a primeira linha de ônibus. Essa linha transportava passageiros de Barra Funda até Vila Maria, com trajeto pelo bairro do Limão. 

Entretanto, vale ressaltar que em 1964, ampliaram uma linha que já existia. A partir dela, o bairro do Limão ganhou acesso direto até o Jardim Paulista.

Por fim, segundo a Secretaria Municipal de Cultura,  pela Lei 8.092/ 1964, o bairro do Limão passou a ser o 44º subdistrito do município de São Paulo.

No entanto, a instalação foi feita somente no ano seguinte, em 17 de janeiro de 1965.

Principais características do bairro do Limão

A população do bairro do Limão é de aproximadamente 80 mil habitantes e uma área de 6,3km ². A maior parte dos moradores são descendentes de portugueses e italianos, que se instalaram por ali no início do século 20.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do bairro  do Limão é de 0,847, o que é considerado alto. Apenas por comparação, a média do IDH no estado de São Paulo é de 0,783.  

A região oferece uma boa infraestrutura para os moradores, facilita o acesso a bairros tradicionais da cidade, dentre outros benefícios. Por isso, a região pode ser vista como um dos melhores bairros para morar em São Paulo.

Infraestrutura completa

A principal forma de chegar no bairro do Limão é pelas avenidas Nossa Senhora do Ó e Antônio Munhoz. Além disso, você também pode usar a Celestino Bourroul, as ruas Carolina Soares e Roque de Moraes.

Nessas vias circulam diversas linhas de ônibus com direção a várias regiões da zona norte e locais da capital de São Paulo. Portanto, não vai faltar meios de ter acesso ao bairro do Limão.

A região faz fronteira com os distritos da Casa Verde, Barra Funda, Freguesia do Ó e Cachoeirinha. Por isso, é muito comum moradores do bairro do Limão frequentarem ou trabalharem em distritos próximos.

Vale destacar que o bairro do Limão é sede de um dos principais jornais do país, O  Estado de São Paulo. Além disso, a região também é sede do Lance!, um dos jornais esportivos mais importantes do Brasil.

Por isso, o bairro tem capacidade de gerar bastante oportunidade de emprego para os moradores da região e também dos arredores.

Área externa do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.
Área externa do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.

Opções de lazer e entretenimento no bairro do Limão

Se você gosta de carnaval, precisa conhecer a sede da escola de samba Mocidade Alegre que fica no bairro do Limão. Todos os anos a escola realiza ensaios em sua quadra, na Rua Samaritá.

O bairro do Limão também possui o Centro de Tradições Nordestinas que é uma alternativa para quem busca por um momento de lazer. É uma bela opção para você curtir shows  e pratos típicos do nordeste brasileiro. Contudo, o bairro do Limão tem várias alternativas gastronômicas.

Existem opções para todos os gostos. Se você quiser aproveitar um churrasco com a família e amigos, é possível encontrar na região. Se por acaso tiver vontade de um rodízio de pizza, no bairro você também encontra.

No entanto, quem deseja aproveitar um momento de lazer apenas com um café entre amigos e familiares, no bairro do Limão também é possível. Não vai faltar lazer e entretenimento para sua família.

Piscina do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.
Piscina do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.

Localização privilegiada 

O bairro do Limão possui uma série de privilégios que podem garantir o bem estar que você e sua família tanto procuram. É uma região com uma boa rede de transporte público, que oferece acesso rápido a várias regiões da capital de São Paulo. Por último, sedia empresas e comércio variado, que permitem a seus moradores um atendimento amplo sem precisar sair do bairro.

Por isso, a procura por tipos de financiamento imobiliário na região do Limão está em uma crescente considerável. O número de pessoas que buscam infraestrutura, conforto e qualidade de vida é grande.

Serviços

Quem procura um lugar para comprar seu primeiro apartamento em São Paulo, precisa conhecer os serviços que existem no bairro do Limão. Por exemplo, postos de saúde, uma variedade de escolas públicas e particulares, bancos, farmácias e o hospital Vila Nova Cachoeirinha, em suas proximidades.

Além disso, há uma grande quantidade de edifícios sendo construídos na região do bairro do Limão.

Área de lazer e bicicletário do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.
Área de lazer e bicicletário do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.

Pontos turísticos do bairro do Limão

Um dos principais pontos turísticos do bairro do Limão é a Paróquia Santo Antônio do Limão. Construída em 1939, essa paróquia faz parte do processo de desenvolvimento da região, devido ao valor simbólico e histórico que ela sempre teve para os fiéis. Muitas pessoas visitam o local, principalmente no mês de junho, período que celebra o dia de Santo Antônio.

Outro ponto turístico é a antiga Rede Manchete, que já esteve na região do bairro do Limão.

Não podemos deixar de destacar a EMEI Nelson Mandela, projeto educacional que há alguns anos atende crianças da rede pública da cidade de São Paulo. Uma iniciativa fundamental que combate o racismo e valoriza a cultura afro-brasileira.

Algumas curiosidades sobre o Bairro do Limão

Além de ser um dos melhores bairros da zona norte de São Paulo, o bairro do Limão possui uma série de curiosidades. Vamos ressaltar novamente algumas abaixo. Confira!

  • A região inspirou o autor da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, na criação de um bairro em suas histórias, denominado bairro do Limoeiro;
  • O bairro possui um centro de tradições nordestinas;
  • A cultura do carnaval é forte no bairro;
  • O nome surgiu por causa de um pé de limão;
  • A escola EMEI Nelson Mandela é no bairro do Limão;
  • A sede do jornal O Estado de São Paulo é na região.

Conferiu as vantagens de morar no bairro do Limão? 

Como você viu durante a leitura deste artigo, o bairro do Limão possui infraestrutura, opções de lazer, qualidade de vida e apresenta um excelente custo-benefício para quem não abre mão de morar bem e próximo a tudo que realmente importa.

Por isso, se você deseja adquirir um imóvel na cidade de São Paulo que garanta todos esses benefícios que leu acima e muito mais, você precisa conhecer o  empreendimento Reserva Direcional Limão.

No Reserva Direcional Limão, você terá um apartamento de 2 dormitórios com varanda, segurança e lazer completo. Além disso, estará em uma área privilegiada, próxima a shoppings, universidades e restaurantes, poderá utilizar seu FGTS e obter condições de pagamento facilitadas!

Salão de jogos do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.

Salão de jogos do Reserva Limão, empreendimento da Direcional em São Paulo.

É a grande oportunidade de você morar no bairro do Limão e conquistar o conforto, a comodidade e a qualidade de vida que tanto sonha. Não perca mais tempo, venha escolher o seu apê!

reserva direcional bairro do limão

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas