Decoração com paletes: como usar de forma criativa

Decoração com paletes: como usar de forma criativa Riva Incorporadora

A decoração com paletes está em alta, sabia? Você pode aproveitar esse material de forma criativa e deixar a sua casa mais interessante e moderna!

Procura por opções sustentáveis, práticas e interessantes para deixar a sua casa mais bonita? Você está no lugar certo! A decoração com paletes está em alta e, quando usada de forma criativa, se torna uma solução cheia de personalidade para qualquer ambiente.

Com esse material, você consegue personalizar móveis e ainda economiza, além de ajudar a cuidar do meio-ambiente. Afinal, você reaproveitará algo que seria descartado, mas que com um toque especial, pode ficar exatamente do seu jeito. Um monte de vantagens de uma única vez, não é mesmo?

Se você gosta dessa ideia, é hora de conferir mais sobre como colocá-la em prática e conhecer as maneiras de usar paletes em uma decoração que seja a sua cara. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

O que são paletes?

O palete é um material bem antigo, que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Era usada para transporte, armazenagem e suporte de cargas.

Os primeiros paletes chegaram ao Brasil nessa época, de navio, dentro de containers. Eram ideais para otimizar o espaço e auxiliar na retirada das mercadorias.

Ainda hoje, são usados frequentemente em supermercados, fábricas e indústrias, com a mesma finalidade. Entretanto, até pouco tempo eram descartados imediatamente após o uso.

Isso porque retorná-los fica caro. E, no setor industrial e comercial, eles têm prazo de validade. Sendo assim, começaram a ser reutilizados para decoração de apartamento e casa, de inúmeras maneiras criativas e diferenciadas.

Por que usar decoração com paletes?

A decoração com paletes apresenta uma série de vantagens. Para começar, eles têm um custo muito baixo. Assim, você pode usá-los em vários cômodos, e até mesmo criar ambientes mais harmônicos e padronizados.

Além disso, os paletes são feitos de madeira. Por isso, são facilmente personalizáveis. É possível encaixá-los de muitas maneiras, fazer com que ele tenha novas texturas ao lixar a superfície, ou pintá-los. Sendo assim, são ótimos para quem gosta de investir em uma decoração DIY, concorda?

Depois de um bom tratamento, o material fica como novo. Para completar, as peças ficam lindas depois de prontas, e ideais para tornar qualquer ambiente mais acolhedor, simples e rústico, sem perder o charme.

Quais são os melhores exemplos de paletes na decoração?

Mas, afinal, quais são os melhores exemplos de decoração com paletes em sua casa? Acredite, as possibilidades são infinitas, mas reunimos as principais para que você possa se inspirar e adotar de vez esse material em seu dia a dia.

Sofá

É possível construir diferentes modelos de sofá, inclusive para quem busca opções para decoração de apartamento pequeno. Ao unir peças de paletes, basta calcular o tamanho de acordo com o ambiente disponível e fazer os devidos ajustes.

O resultado pode ser tanto um sofá para toda a família quanto uma poltrona exclusiva para uma sala de cinema particular. É só soltar a criatividade e não se esquecer das almofadas para deixar tudo mais confortável.

Estantes

A estante de palete pode ser usada na sala, na vozinha ou no quarto. É resistente e suporta utensílios, livros, brinquedos e outros itens mais delicados de decoração. Fique apenas de olho no peso, para que a madeira não envergue e o visual do móvel fique torto, o que prejudica a composição do ambiente.

Caso você não tenha espaço para uma estante grande, pode apostar em prateleiras. Ou ainda, em nichos de tamanhos diferentes, que podem ser instalados nas paredes.

Mesa de centro

A mesa de centro é um item clássico da sala de visitas, ou mesmo da sala de televisão. Você pode pintar os paletes para combinar com outros elementos próximos, como tapetes, almofadas e demais móveis.

Para deixá-la mais moderna, pode ainda acrescentar um tampo em outro material, como o vidro ou o metal. Se tudo for reaproveitado, melhor e mais sustentável será o resultado.

Cama

Já pensou em dormir em uma cama de paletes? Sim, isso é possível! Você pode montá-la como quiser e acrescentar o colchão em cima.

É uma alternativa moderna e diferenciada, que fica ainda mais bonita se tiver outro móvel por perto com a mesma composição. Como, por exemplo, uma mesinha lateral.

Painel de televisão

O painel de televisão é um item que veio para ficar. E faz, sem dúvida alguma, toda a diferença na decoração da sala.

Com os paletes, você pode acrescentar ainda algumas prateleiras embaixo, para colocar outros eletrônicos e os controles remotos, por exemplo. Tudo de uma maneira prática e barata.

Como usar paletes na decoração de sua casa?

Ainda não consegue visualizar a decoração com paletes em sua casa? Então aqui vai uma lista completa de sugestões para que você consiga deixar tudo do jeito que sempre quis, e ainda aproveitar ao máximo esse material.

Use paletes no quintal

Crie um cantinho especial em seu quintal com bancos e mesa de centro de paletes. Esse será um lugar perfeito para um bate-papo entre amigos ou um lanche em família nos dias mais quentes. Você também pode usar o material para criar uma horta ou um jardim vertical cheio de estilo.

Modernize seus móveis

De fato, os paletes transmitem um ar mais rústico. Porém, você pode modernizá-los de duas maneiras. Primeiro, ao pintá-los com cores vibrantes e atuais. Segundo, ao utilizar acessórios para valorizá-los. Sofás e cadeiras podem receber almofadas, mesas de centro ficam mais bonitas com plantas em cima, e as camas merecem belas colchas e fronhas.

Valorize a versatilidade dos paletes

Paletes são materiais extremamente versáteis. Você pode cortar os estrados de tamanhos diferentes, acrescentar rodinhas nos pés de mesas ou cadeiras, e dar outros toques especiais que realmente façam com que a peça seja valorizada. Use a criatividade e leve em conta também a funcionalidade.

Como você pode ver, a decoração com paletes permite um universo de possibilidades criativas e personalizadas. Portanto, que tal aproveitar esse material tão acessível para renovar seus ambientes? Programe-se, assista a alguns tutoriais de decoração DIY na internet e deixe seus ambientes ainda mais incríveis!

Quer mais dicas para deixar sua casa do jeito que você sempre sonhou? Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram, inspire-se e aproveite para acompanhar as últimas novidades sobre nossos projetos!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas