Apartamento pequeno: 5 ideias para otimizar o espaço

Apartamento pequeno: 5 ideias para otimizar o espaço Riva Incorporadora

Apartamento pequeno

Segundo o Secovi, os espaços residenciais com até 45 m² são os mais procurados no mercado imobiliário. Inclusive, essa busca vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente, diante de um lifestyle agitado e da necessidade que muitas pessoas têm de viver em locais práticos e compactos.

Uma vez morando em um apartamento pequeno, é natural que algumas questões comecem a surgir. Afinal, como garantir que o local seja funcional e, ao mesmo tempo, carregue um estilo capaz de refletir a personalidade dos moradores? Felizmente, existem vários truques que podem ser colocados em ação para obter esses resultados.

De acordo com especialistas em design de interiores e arquitetura, é preciso usar e abusar da criatividade, além de utilizar móveis, cores e estruturas adequadas. Assim, você conseguirá garantir uma circulação mais fluida e, de quebra, terá cômodos extremamente aconchegantes.

É esse assunto que abordamos no post. Para se aprofundar e montar um espaço dos sonhos, continue com a leitura e anote as nossas recomendações!

Boa iluminação

Para começar as nossas dicas sobre como fazer um apartamento pequeno parecer maior — e mais funcional —, que tal observarmos a iluminação? Pouca gente presta atenção a esse detalhe, mas um cômodo mal iluminado pode transmitir a impressão de ser ainda menor, além de prejudicar algumas tarefas básicas do dia a dia.

Por isso, a sugestão é investir em um bom projeto luminotécnico para ampliar visualmente seus espaços. No caso da luz artificial, uma boa solução é recorrer à iluminação indireta. Também é interessante substituir as tradicionais lâmpadas brancas por aquelas mais quentes e de tonalidade amarelada. Assim, será possível conquistar um ambiente intimista e aconchegante, além da possibilidade de valorizar a decoração de apartamento pequeno utilizando pontos de luz.

Aqui, ainda é necessário apostar na luz natural, ou seja, aquela que entra pelas janelas e oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Para aproveitá-la, utilize cortinas claras e leves e, até mesmo, evite móveis que possam bloquear a claridade.

Estantes, nichos e prateleiras

Quando moramos em um apartamento pequeno, é normal sentirmos falta de espaço para armazenar nossos pertences. Porém, esse cenário pode ser facilmente modificado se você aproveitar toda a metragem disponível nas paredes.

Isso mesmo! Como não há área horizontal suficiente, explore ao máximo os pontos verticais do imóvel. Desse modo, será mais fácil encontrar lugares para guardar as suas coisas e, até mesmo, fazer com que a decoração ganhe um visual novo.

Nessa etapa, não tenha medo de usar as tradicionais prateleiras. Compactas e superacessíveis, elas podem ser utilizadas para organizar livros, vasos e demais adornos. Há também os nichos, as estantes altas e qualquer outra estrutura capaz de economizar um bom espaço. Só não se esqueça de investir em modelos que harmonizem com o restante do cômodo.

Portas de correr

Outra solução fantástica para ampliar um apartamento pequeno é substituir as portas tradicionais pelas versões de correr. Diferentemente dos modelos clássicos, as chamadas corrediças conseguem economizar mais espaço e, de quebra, melhoram a circulação.

Elas são ideais tanto para a varanda e área gourmet quanto para o banheiro, lavabo, dormitórios e demais ambientes. A parte boa é que existem opções fabricadas em diferentes materiais. Esse é o caso do vidro (fosco ou não), da madeira e do aço.

Ainda é válido destacar que as portas de correr são ótimas para otimizar a integração dos cômodos, deixando o local mais amplo e preparado para receber visitas. Com a sua flexibilidade, você conseguirá abrir ou fechar ambientes, dependendo da ocasião. Assim, será possível camuflar a bagunça ou, simplesmente, manter os cômodos íntimos preservados.

Uso de espelhos

Não é de hoje que o uso de espelhos vem sendo aplicado na ambientação de espaços a fim de deixá-los visualmente maiores. A princípio, muitas pessoas acreditam que esse é um recurso superficial, mas acredite: com ele, você conseguirá duplicar a amplitude do cômodo.

Assim, a indicação é instalar o espelho em uma parede inteira, podendo ser tanto na horizontal quanto na vertical. Além disso, existem outras maneiras de aproveitar a peça. Atualmente, muitos profissionais utilizam o espelho como acabamento de portas e armários. Ou então, na superfície de mesas, aparadores e no fundo de estantes.

Caso tenha medo de ousar, tudo bem! Como solução, crie produções utilizando molduras pequenas, que são ótimas para promover suavidade e delicadeza.

Menos divisórias, mais espaço

A integração de ambientes é mais um método moderno, mas muito eficaz, de otimizar um apartamento pequeno. Para tanto, é preciso retirar as divisórias dos cômodos e, em seguida, aproveitar melhor o espaço que, até então, era ocupado pelas paredes. Existem várias possibilidades dentro desse contexto.

Você pode, por exemplo, unir a decoração de cozinha pequena com a sala de jantar, a sala de estar com a área gourmet, o dormitório com o office e por aí em diante. Antes de começar, não se esqueça de analisar muito bem a planta do imóvel para ter segurança de que não vai comprometer nenhuma estrutura importante.

Como foi possível notar ao longo do post, existem várias razões para otimizar um apartamento pequeno. Ainda não se convenceu? Então, veja os principais benefícios dessa técnica:

  • você conseguirá aproveitar melhor o espaço, garantindo praticidade no dia a dia;
  • será mais simples prezar pela organização e manter a limpeza em dia;
  • é possível criar decorações de todos os estilos. Basta apostar em objetos que se encaixem na proposta, assim como móveis sob medida e que reflitam a sua personalidade;
  • você terá no apartamento pequeno aconchego. Quando bem planejado, esse tipo de ambiente cria um clima intimista e muito receptivo;
  • você fará uma boa economia, já que não precisará gastar tanto com móveis ou revestimentos em grande quantidade.

Viu só? Com tantas dicas eficientes, vai ser mais fácil ampliar o seu apartamento pequeno e, em paralelo, montar a ambientação dos sonhos! E agora que você está por dentro do assunto, aproveite para conferir outro artigo e descobrir qual o estilo de decoração que mais combina com seu perfil. Aproveite!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas