Como pintar paredes: 6 passos você transformar o seu apartamento!

Como pintar paredes: 6 passos você transformar o seu apartamento! Riva Incorporadora

De uns tempos para cá, muitas pessoas começaram a encarar a decoração e a organização do lar como um hobby. Caso você queira fazer parte desse time, uma boa maneira para começar é aprender como pintar paredes.

Em várias situações, olhamos para as paredes e não gostamos do que vemos. É nesse momento que uma nova camada de tinta pode causar um grande impacto.

Mas afinal, como realizar essa tarefa sem precisar da ajuda de um pintor, nem fazer uma reforma de apartamento completa? Acredite: o processo é simples e requer pouco esforço.

Para explicar melhor, criamos um post exclusivo sobre o assunto. Continue acompanhando para conhecer os 6 passos necessários, desde a limpeza e proteção do ambiente, até a finalização!

Garanta que você tem os materiais necessários

Você precisará de alguns materiais para começar o trabalho. Veja abaixo os principais e monte a sua lista:

  • bandeja para a aplicação da tinta;
  • rolos de lã;
  • espátula;
  • lixa de parede;
  • massa corrida;
  • selador acrílico;
  • tinta de parede;
  • itens de limpeza.

Proteja os armários e outros itens ao redor

Todo o ambiente deverá ser preparado para a pintura das paredes. Caso contrário, você correrá o risco de sujar e danificar móveis e outros objetos. Por isso, procure tirar as mobílias do local, inclusive para garantir mais espaço e funcionalidade durante a tarefa.

Também é importante guardar os quadros, espelhos, enfeites e cortinas, deixando a parede livre para ser pintada. Com tudo pronto, considere colocar jornal, papelão ou algum plástico para forrar o chão.

Esse cuidado fará com que o piso fique intacto e sem qualquer tipo de mancha de tinta. Se quiser deixar o cômodo mais seguro, prenda esses materiais com uma fita crepe ou adesiva, se prevenindo contra escorregões.

Lixe a parede e os arredores

Agora, será preciso lixar as paredes para manter a superfície nivelada, evitando os temidos excessos de reboco que podem ficar em destaque após a finalização do serviço.

Utilize lixas de 220 ou 240, que são consideradas as mais finas do mercado e são indicadas para paredes já lisas e sem muito acúmulo de material.

Por outro lado, caso perceba que a parede está com muito reboco, utilize uma lixa mais grossa, como a de 80 ou 100, ideal para acabar com o desnível em superfícies diversas.

Aplique o selador

Para uma pintura de qualidade, é necessário aplicar o selador. Esse produto atua como uma película que prepara a parede para o recebimento da tinta. Ele ainda mantém a pintura bem espalhada e evita que haja manchas ou má fixação.

Com o selador em mãos, abra a lata, misture bem o produto até alcançar uma consistência uniforme. Depois, coloque um pouco do líquido na bandeja de tinta e, utilizando um rolo de 23 cm de largura, passe o material na parede, em movimentos “de baixo para cima”.

Utilize massa corrida

Com tudo pronto, chega a hora da massa corrida. Esse produto é utilizado para nivelar superfícies e deve ser passado antes da tinta. Após a sua aplicação, você perceberá uma superfície mais uniforme, lisa e com menor índice de porosidade.

Nessa fase, utilize uma espátula. Aplique a massa corrida em locais que apresentem buracos, mesmo pequenos, ou qualquer outro tipo de desnível.

É válido deixar que o produto seque por até 3 horas. Em seguida, passe novamente a lixa para regularizar a camada. Lembre-se ainda de aplicar o selador sobre a massa corrida já finalizada.

Passe a primeira mão de tinta

Agora, chegou a hora da tinta. Comece lendo atentamente as recomendações do fabricante do produto, já que podem existir informações precisas sobre como diluir a tinta para alcançar a tonalidade desejada.

Depois, despeje o líquido da bandeja e, com um rolo de lã, faça movimentos de “vai e vem” na parede. Tenha cuidado para não deixar o rolo encharcado demais e, se considerar necessário, aplique mais uma camada de tinta para garantir um resultado perfeito.

Viu só? Seguindo as nossas dicas, você aprenderá como pintar parede e fazer com que o seu lar fique mais harmônico, estiloso e acolhedor.

E se quiser conferir outras dicas exclusivas sobre decoração, aproveite para baixar o eBook gratuito da Direcional. Até mais!

Leia também:

Como fazer uma parede de cimento queimado no seu apartamento

Cozinha com papel de parede: saiba como aproveitar essa dica de decoração

Papel de parede para a casa: quais são as principais vantagens e como escolher?

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas