Como usar móveis espelhados na decoração? Confira!

Como usar móveis espelhados na decoração? Confira! Riva Incorporadora

Eles são tão versáteis que estão sempre em alta e podem ser aproveitados em vários espaços do imóvel!

Para quem está prestes a decorar a própria residência, não tem melhor sensação que investir em peças com múltiplas utilidades. Isso valoriza o dinheiro guardado para a compra e facilita a rotina de todos os moradores. Você já percebeu que os móveis espelhados se encaixam bem nessa definição?

Eles são tão úteis que praticamente toda casa ou apartamento tem algum exemplar. A face espelhada pode aparecer em portas, gavetas e nichos ou fazer parte de todo o acabamento da mobília. Seja qual for a técnica empregada, saiba que é possível trabalhar com a ideia em diversos estilos.

Que tal conferir exemplos de aplicação? Prossiga com a leitura e descubra por que vale a pena apostar nesse tipo de peça!

Quais são as vantagens dos móveis espelhados?

Esses modelos entram na categoria de itens que cumprem muito bem sua função. Não é à toa que continuam em alta e acompanham gerações, cada uma com um jeito único de aproveitar os detalhes espelhados. Veja, a seguir, os principais motivos para tamanha popularidade.

Estética atemporal

Apesar de todo o brilho que gera ao refletir a luz, o espelho pode ser considerado um artigo discreto. Afinal, ao reproduzir a imagem à sua volta, acaba se camuflando. É como se ele desaparecesse pra exibir o cenário do entorno.

Isso faz com que os espelhos tenham uma estética atemporal e adequada a diferentes épocas. Ou seja, você pode usá-los sem medo, mesmo nos móveis. O fato de serem peças essenciais na rotina das pessoas também colabora para que ocupem espaço de destaque no décor.

Amplitude visual

Muitos elementos da decoração são combinados de maneira estratégica pra produzir um efeito específico. Cores claras e luz abundante, por exemplo, geram sensação de amplitude em qualquer espaço. Em outras palavras, fazem com que o recinto pareça maior.

Essa percepção também pode ser garantida com os móveis espelhados, já que a superfície refletora duplica a imagem do que está ao seu redor. Ao posicioná-la de frente para um cômodo, você verá um cenário copiado e terá a ideia de que há mais coisas preenchendo a área.

Apoio cotidiano

Já experimentou cumprir uma rotina de cuidados pessoais sem o auxílio de um espelho? Lavar o rosto, fazer a barba, produzir uma maquiagem e aplicar protetor solar facial são apenas alguns exemplos de tarefas que exigem o apoio de superfícies refletoras.

Os espelhos também facilitam a conferência da própria imagem. Assim, você consegue se certificar de que está com um visual legal e não há nada fora do lugar. E ao ter móveis equipados com esse tipo de acessório, seu dia a dia pode ficar muito mais prático.

Como usar esses modelos nos quartos e nas salas?

Closets, banheiros e lavabos são as áreas que costumam ter móveis com algum detalhe refletor. No restante dos cômodos, é mais comum o uso individual dos espelhos — que ficam pendurados em diferentes alturas das paredes, com ou sem moldura.

Nossa proposta é dar sugestões diferentes pra você mobiliar o imóvel com peças espelhadas. Por isso, selecionamos dois ambientes que podem ficar muito interessantes com esses modelos. Olha só!

Quartos

Existem muitas opções de móveis espelhados pra dormitórios, sejam infantis, sejam de casal. Nesses locais, a tendência é usar guarda-roupas que tenham algum componente refletor: portas inteiras, acabamento das laterais ou apenas uma folha que corre de uma extremidade a outra.

Mas é possível ir além e investir em penteadeira, mesas de cabeceira e até cômoda com revestimento espelhado. Essas opções vão criar pontos de brilho em áreas específicas do quarto, deixando-o com uma aparência moderna. Só evite misturar muitas peças nesse estilo, para não carregar o ambiente.

Outra possibilidade legal é cobrir apenas a cabeceira da cama com um grande espelho. Trata-se de uma proposta criativa, tanto para crianças quanto para adultos.

Salas

Quem não gosta de assistir TV ou apenas descansar em uma sala bem decorada? Pois saiba que há muitos móveis para esse cômodo que podem receber algum acabamento espelhado. Os mais tradicionais, claro, incluem o rack, a mesinha de centro e os aparadores.

Inclusive, se você tem uma sala de estar integrada à de jantar ou à cozinha, vale a pena procurar buffets com partes espelhadas. Basta posicionar esse móvel bem no encontro dos ambientes pra garantir brilho a ambas as áreas. De quebra, ele ainda serve pra guardar louças e taças de vidro.

Se você busca um projeto mais ousado, que tal revestir o painel da TV com espelhos? Algumas pessoas preferem limitar a parte refletora às prateleiras do móvel, a fim de evitar que chame mais atenção do que a tela. Caso a peça também tenha nichos vazados, dá pra cobrir o fundo deles com espelhos.

Por que são boas opções para ambientes pequenos?

Os móveis espelhados podem ser grandes aliados dos imóveis compactos por conta das vantagens citadas. Relembrando: eles geram sensação de amplitude, têm aparência atemporal que harmoniza com qualquer local e, ainda, facilitam a rotina dos moradores.

O primeiro benefício é excelente pra transmitir a ideia de que o espaço tem alguns centímetros a mais. Nesse caso, se quiser potencializar o efeito de “crescimento”, capriche na oferta de luz e procure decorar as principais superfícies com tonalidades claras, como branco ou bege.

O segundo benefício favorece o apartamento pequeno por não demandar tantos recursos extras para deixar o recinto bonito. Ou seja, ao colocar uma peça espelhada em um ambiente com área limitada, você já tem uma boa dose de informação para manter a estética atrativa.

Por fim, vale lembrar que as superfícies refletoras são incolores, o que faz com que combinem com qualquer tonalidade. O bom é que você consegue juntar o espelho a toda cor ou tipo de acabamento presente no móvel: madeira, MDF ou MDP, alumínio, ferro, bambu, fibra natural, vidro, entre outros.

Além dos tons típicos desses materiais, é possível apostar em cores vibrantes e chamativas pra obter um visual contemporâneo. Abuse da criatividade para curtir transformações que só os móveis espelhados podem fazer pela decoração de apartamento.

Agora, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para ajudar e inspirar outras pessoas?

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas