Cores fortes para parede: como usar?

Cores fortes para parede: como usar? Riva Incorporadora

Veja bons motivos para apostar em cores fortes para parede de um ou mais cômodos da sua casa.

Já percebeu que o acabamento neutro é aposta certeira para todo tipo de imóvel? Isso ocorre porque as nuances suaves harmonizam com móveis e acessórios diversos. Quem gosta de inovar, no entanto, pode ficar mais feliz com a escolha de cores fortes para parede.

Vale deixar claro que elas não são sinônimo de tonalidades escuras. O termo forte remete a um alto grau de pureza da cor. Por isso, as cartelas dessa categoria tendem a ser bem intensas e contam com pouca ou nenhuma mistura de branco — característica comum dos tons pastéis.

Essa definição deixa claro por que as cores fortes podem ser vibrantes (como é o caso do vermelho-sangue) ou sóbrias (marrom). Tudo vai depender da intensidade e até do brilho emitido por cada uma. Legal, né?

A seguir, vamos apresentar as melhores opções do momento e algumas dicas para você acertar nas combinações. Aproveite!

Quais são as tendências de cores fortes para parede?

Muitas empresas são especializadas em prever novidades e descobrir o que estará em alta a cada ano. Isso vale para inúmeras áreas, incluindo o mundo da moda, da arte, da tecnologia e, claro, da arquitetura. Quando o assunto é design de interiores, a pesquisa de cores passa a ser crucial.

Para ter uma ideia, o ano de 2021 foi associado a duas tonalidades. A escolha foi feita pela Pantone — uma empresa que é referência mundial na definição de cores — e resultou na dupla Illuminating + Ultimate Gray. Trata-se, respectivamente, de um amarelo alegre e um cinza-claro. O primeiro entra na categoria de tons fortes, o segundo é considerado neutro.

É claro que existem outras opções para você ficar de olho e adequar a decoração às tendências. Entre as paletas recentemente lançadas pela Pantone, por exemplo, é possível ver muito verde, vermelho, azul e roxo. Junto a tons mais escuros, todos podem ser ótimas alternativas de cores fortes para parede.

Sempre leve em conta a sua personalidade na hora de selecionar as cartelas. O importante é encontrar um equilíbrio entre suas preferências e aquilo que está em alta. Se você está começando a brincar com as nuances fortes, vale a pena eleger áreas mais criativas para testar, como um home office.

Também procure acompanhar as atualizações de quem indica tendências para ficar por dentro das novidades e aproveitar as melhores soluções. Inclusive, marcas como WGSN e Coloro já apontam um rosa vibrante (Orchid Flower) como destaque para 2022.

Como usar essas paletas e ter bons resultados?

Existem muitas formas de incluir cores fortes na composição de ambientes. Algumas ficam mais discretas, outras se tornam bastante chamativas. A vantagem é que tem estética para todo gosto e necessidade. Por isso, confira as nossas sugestões e defina a melhor para o seu imóvel.

Pintura de uma parede

É uma proposta interessante para destacar uma superfície específica do cômodo. A ideia é colorir apenas uma parede e evitar que a intensidade do tom deixe a atmosfera pesada. Dessa forma, dá até para criar um ponto focal a partir do contraste, que chame a atenção do observador.

A pintura de uma única parede também favorece os imóveis pequenos, já que, quanto mais escura ou vibrante for a tonalidade, mais efeito “encolhedor” ela causa. Nesses locais, o ideal é manter as demais paredes bem neutras, com acabamento branco ou creme.

Pintura de meia parede

Se você é daquelas pessoas que têm dificuldade em aderir às cores fortes para parede, que tal iniciar de modo simples? Em vez de pintar a superfície inteira, experimente cobrir apenas metade dela (a parte do meio para cima ou do meio para baixo).

Fica super moderno e, por reduzir a quantia de tons fortes, essa técnica pode englobar todas as paredes do cômodo. O ideal é que a parte restante tenha um fundo claro ou sóbrio pra criar um contraste equilibrado, o que reduz o risco de poluir visualmente.

Desenhos com moldes

Com alguns recortes em folha de papel ou acrílico, você consegue criar figuras exclusivas para enfeitar suas paredes. As possibilidades são infinitas: flores, bolinhas, estrelas, nuvens, emojis e até figuras geométricas. Se for um quarto infantil, por exemplo, capriche nas referências a jogos, personagens e animações.

O lado bom de pintar paredes com moldes é que, além de se divertir, você cria uma espécie de estampa sobre a superfície. Isso significa que as cores fortes ficarão limitadas às imagens reproduzidas no espaço vertical. Ao manter o fundo neutro, é possível balancear bem as diferenças de tonalidades.

Revestimentos coloridos

Materiais colados ou assentados sobre as divisórias dos ambientes também se tornam aliados na reforma decorativa. Um dos mais conhecidos é o adesivo ou papel de parede, que pode apresentar imagens de arabescos, estampa floral, listras, poás e padrões geométricos.

O ideal é priorizar modelos que tenham detalhes em cores fortes, sejam sóbrias ou vibrantes. Outras opções de revestimentos incluem os azulejos e as pastilhas. Essas peças podem ser aplicadas em paredes de cozinhas, banheiros ou lavanderias, e seus acabamentos variam do fosco ao metálico.

Quais são as dicas para combinar com os móveis?

É mais fácil selecionar cores fortes para parede se você considerar as características de cada item presente no cômodo. Os móveis entram nessa lista por serem volumosos, o que faz com que influenciem muito na estética do recinto. Mas como acertar na mistura de tons e materiais?

O primeiro passo é observar o acabamento predominante das peças que você tem em casa. Faça essa análise por ambiente, analisando um de cada vez. Tomemos como exemplo uma sala de estar com várias mobílias de madeira escura. Nesse caso, há duas alternativas básicas de combinação:

  • colorir as paredes com cores fortes que remetam à madeira, como marrom, sépia e castanho-avermelhado;
  • colorir as paredes com cores fortes que gerem contraste em relação à madeira, como verde-limão e azul-turquesa.

No primeiro exemplo, você terá um estilo mais clássico e, em muitos casos, até minimalista. O segundo já terá uma pegada jovial e contemporânea por conta da mistura de tons diferentes. Cabe a você determinar o efeito preferido, que será transmitido pela paleta dominante.

Gostou de aprender formas de combinar tons? São todas técnicas simples que você pode fazer por conta própria, caso tenha vontade de colocar a mão na massa. Com o tempo de pesquisa e testes no próprio local de moradia, seu olhar sobre cores fortes para parede vai mudar positivamente.

Que tal continuar vendo dicas sobre o assunto? Confira agora o nosso guia das cores na decoração!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas