Cozinha pequena com ilha é possível? Saiba como planejar

Cozinha pequena com ilha é possível? Saiba como planejar Riva Incorporadora

Tire da cabeça os conceitos antigos sobre cozinha pequena. Seu espaço pode ficar incrível!

De tempos em tempos, o mundo da decoração é atingido por diferentes tendências. E, desta vez, não está sendo diferente. Pensando em tornar os espaços mais bem aproveitados e, ao mesmo tempo, estilosos, muitos moradores vêm apostando na famosa ilha, mesmo em cozinhas pequenas.

Bonito e pronto para valorizar o local, esse modelo é extremamente funcional e pode ser aproveitado para quem adora a estética gourmet. Inclusive, essas versões tendem a ser produzidas de acordo com a metragem do ambiente e a rotina dos moradores. Assim, o projeto ficará ainda mais certeiro e pronto para se adequar ao seu lifestyle.

Mas, antes de mergulhar de vez na ideia, que tal entender mais a respeito dessa febre? Hoje, te apresentamos tudo sobre a cozinha pequena gourmet: o que é, as vantagens e como planejar a sua. Não perca!

Quais as vantagens da cozinha com ilha?

Não é à toa que a cozinha pequena com ilha vem fazendo sucesso entre os moradores atualizados e que acabaram de financiar apartamento. Ao recorrer a esse modelo, você conseguirá aproveitar vários benefícios incríveis. Abaixo, listamos os principais deles:

  • mais espaço: a cozinha em formato de ilha é ideal para ampliar as metragens da bancada — como resultado, você terá uma área fantástica e excelente para preparar as suas refeições;
  • boa convivência: tais alternativas são ótimas para receber os convidados — isso porque elas podem ser utilizadas na integração de ambientes, fazendo com que os moradores cozinhem enquanto batem um papo com as visitas;
  • organização total: com uma bancada típica de ilha, os moradores dispõem de ótimos compartimentos internos — isso significa que você terá locais de sobra para armazenar os seus utensílios e deixar o cômodo impecável;
  • visual bonito: este é um modelo de mobília capaz de valorizar o cômodo e deixá-lo com um visual contemporâneo — dependendo do móvel, você também conseguirá personalizar as suas peças, escolhendo os materiais, cores, acabamentos, entre outros.

Como planejar uma cozinha pequena com ilha?

Após conhecer os diferenciais da cozinha pequena com ilha, você deve estar se perguntando o que fazer para iniciar esse planejamento. Adiantamos que o processo é simples, mas será preciso seguir alguns cuidados no meio do caminho. Anote!

Saiba as medidas

Para se sair bem na decoração de cozinha, comece tirando todas as medidas do ambiente. Nessa etapa, é imprescindível assegurar que haja um vão livre de, no mínimo, 1,20m. Essa metragem disponível garantirá que a sua ilha fique bem acomodada e consiga oferecer funcionalidade no dia a dia.

Analise as funções

Assim que se certificar de que é viável ter uma cozinha pequena com ilha, chega a hora de considerar quais funcionalidades o ambiente vai oferecer.

Normalmente, essas estruturas contam com coifa e cooktop, mas também é possível encontrar versões com pia e forno.

Claro, existem vários detalhes primordiais e que não devem ser descartados durante o planejamento. Entre eles, destacamos:

  • as instalações hidráulicas;
  • as instalações elétricas;
  • a tubulação de gás.

Identifique os materiais corretos

Como você sabe, a bancada da ilha deve ser revestida com um material próprio para as atividades que serão realizadas na área.

A boa notícia? Existem diversas alternativas disponíveis no mercado: umas mais simples e discretas, enquanto outras feitas a partir de matéria-prima nobre.

Portanto, sugerimos sempre checar o seu orçamento disponível, bem como a durabilidade de cada opção. Entre os elementos mais procurados do momento, estão:

  • o mármore;
  • o granito;
  • a madeira de demolição;
  • o aço inox;
  • o cimento queimado.

Capriche na iluminação

Por fim, e não menos importante, é necessário prezar pela boa iluminação. Até porque estamos falando de um espaço onde as suas refeições serão preparadas e, consequentemente, será preciso garantir que o local esteja bem iluminado e seguro. Nesses projetos, a melhor solução é recorrer aos pendentes, que devem ser instalados diretamente sobre a bancada.

E então, gostou de aprender tudo sobre a cozinha pequena com ilha? Acredita que essa alternativa pode funcionar bem em seu lar? Por aqui, estamos torcendo para que dê tudo certo com o seu projeto de décor.

Já se quiser continuar se aprofundando em outros conteúdos especiais como este, não deixe para depois: leia o nosso artigo com dicas para caprichar na decoração da sala do seu apartamento. Até mais!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas