Decoração da sala de apartamento pequeno: Como fazer?

Decoração da sala de apartamento pequeno: Como fazer? Riva Incorporadora

Decoração da sala de apartamento pequeno

Com a vontade de realizar o sonho da casa própria, a demanda por um imóvel pequeno de valor acessível cresce na sociedade. Além da relação custo-benefício, a possibilidade de adquirir um espaço menor requer menos manutenção e facilita a organização. Ou seja, um imóvel funcional torna-se a opção mais adequada para quem busca praticidade e conforto no dia a dia.

Diante disso, as construtoras têm investido em apartamentos menores, com cômodos compactos que exigem um maior planejamento na hora de decorar e distribuir os móveis. Nesse contexto, embora a decoração do espaço possa ser desafiadora, é possível transformar o local em um ambiente confortável e aconchegante.

Quer saber como fazer a decoração da sala de apartamento pequeno? Acompanhe nosso artigo e conheça algumas dicas de decoração que vão deixar a sua sala mais acolhedora. Boa leitura!

O que considerar antes de decorar o apartamento?

A sala é um dos ambientes mais frequentados em uma casa, por isso, exige uma atenção especial em sua estruturação. Cada item precisa ser escolhido cuidadosamente para não comprometer o conforto e a movimentação no ambiente.

Dessa forma, a decoração desse cômodo pode ser o exercício perfeito para utilizar toda sua criatividade. Afinal, esse é o momento ideal para planejar o ambiente e deixá-lo do jeito que você gostaria.

Portanto, não deixe de pesquisar, estudar e, sempre que possível, contar com pessoas que possam ajudar você nessa tarefa. Avalie como e para que a sala será utilizada. O local vai acomodar os moradores para ver TV ou vai simplesmente funcionar como uma sala de estar?

É muito importante ter em mente que projetar o estilo de decoração de um ambiente não é apenas pensar na estética. Você deve combinar funcionalidade e criatividade com o intuito de deixar o cômodo atrativo e prático para os moradores. Por isso, considere o tamanho do espaço, os móveis, a iluminação, as cores, entre outros fatores.

Sem dúvida, esses são os aspectos que dificultam uma boa decoração da sala de um apartamento pequeno. No entanto, embora o ambiente seja limitado e pareça difícil de decorar, existem diversas dicas importantes para uma boa decoração. Falaremos disso no próximo tópico!

Como é possível decorar uma sala de apartamento pequeno?

Como dito, os apartamentos pequenos podem se tornar muito aconchegantes, basta seguir algumas dicas infalíveis. Integrar de forma harmônica os espaços, apostar em acessórios coringas e organizar os móveis de maneira inteligente são algumas das ações que podem fazer a diferença para atingir o conforto desejado.

A seguir, mostraremos algumas dicas para decorar de forma bonita e aconchegante uma sala de apartamento pequeno. Confira!

Considere o tamanho do cômodo

Uma boa decoração começa com um planejamento cuidadoso. Por isso, antes de começar o trabalho, considere o tamanho do cômodo, saiba exatamente como otimizá-lo para aproveitar todos os espaços. Tire as medidas do local e planeje onde os móveis e os objetos ficarão. Essas informações reduzem as chances de erros e evitam o clássico efeito de corredor estreito.

Use espelhos

Existem alguns truques visuais que ajudam a dar mais amplitude no ambiente, é o caso dos espelhos. Eles podem ser grandes aliados na hora de decorar uma sala pequena, pois, quando afixados nas paredes e no acabamento dos móveis, os espelhos passam uma sensação de que o cômodo é maior devido ao efeito de reflexo.

Assim, dê preferência para espelhos mais amplos, que refletem um espaço maior. Tanto os retangulares sem moldura quanto os redondos com molduras discretas causam um efeito interessante.

Invista na iluminação

Considerar uma boa iluminação é uma ótima dica de decoração para a sala, sobretudo quando ela é pequena. Isso porque o ambiente claro cria uma sensação de amplitude, pois propaga mais luz.

Se a sua sala tem uma janela maior, deixe a luz natural entrar. Esse tipo de iluminação deixa o ambiente mais aberto e arejado. Caso contrário, procure uma iluminação que não traga ofuscamento e sim aconchego, que destaque itens da decoração, que seja eficaz para realizar trabalhos ou leituras e que seja energeticamente eficiente.

Outra sugestão é rebaixar o teto com gesso e introduzir pequenas lâmpadas para a área central.

Escolha bem os móveis

Para muitas pessoas, a escolha dos móveis é a parte mais difícil. Isso porque, com pouco espaço, é necessário abrir mão de itens grandes, como sofás, mesas, estantes, entre outros. Então, opte por móveis que você realmente precisa.

Em salas pequenas, você consegue ganhar dimensão por meio do uso de móveis baixos, pouco volumosos e de formato correto. As mesas retangulares e redondas, por exemplo, são as mais indicadas, porque deixam um espaço de circulação maior.

Uma ótima alternativa são os móveis planejados. Investir nesses objetos feitos especialmente para o ambiente, com as medidas exatas de encaixe, ajuda a aproveitar de maneira inteligente o espaço. Cada centímetro é importante para ter um espaço mais confortável!

Opte por objetos decorativos

Ao escolher as peças de decoração da sua sala, tenha bastante cuidado com as proporções. Aquele lustre todo elegante que você viu na internet, por exemplo, pode não ser o ideal nessa situação. Quadros grandes também são perigosos, o ideal é utilizar objetos menores, que não ocupem muito espaço, ou um papel de parede que dê uma sensação de profundidade.

Cabe ressaltar que, em qualquer tipo de decoração, é sempre bom investir em objetos significativos, que representam algo para os moradores, como lembranças de viagens, fotos e obras de arte.

Considere plantas

Para você que deseja decorar a sua sala de forma bem natural e leve, uma ótima alternativa é o uso de plantas. Elas ajudam a deixar o ambiente mais bonito e harmonioso. A dica é apostar em vasos suspensos, que ficam pendurados no teto e não comprometem o espaço, assim como em tipos de plantas que se adaptam melhor à sombra ou meia-sombra.

Adote a regra do menos é mais

Por último, e não menos importante, evitar o excesso de informações no ambiente garante que ele se torne um local mais aconchegante e funcional. Por isso, ao decorar sua sala pequena, o mais recomendado é não exagerar na quantidade de móveis e objetos decorativos.

Nessa hora, a regra “menos é mais” cabe muito bem. Com menos itens, o ambiente se torna mais clean e sobra um espaço livre para circulação. Afinal, o mais importante é criar um clima aconchegante e agradável.

Viu como decorar uma sala de apartamento pequeno pode ser mais fácil do que imagina? Seguindo todas as dicas anteriores, com certeza a sua decoração ficará muito mais bonita e funcional. É só colocá-las em prática e realizar adaptações conforme as necessidades do espaço.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro de todas as atualizações!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas