Decoração de casa para o Natal: veja ideias incríveis

Decoração de casa para o Natal: veja ideias incríveis Riva Incorporadora

Muitas famílias decidem usar a decoração da casa para o Natal para enfatizar o quanto esse momento é especial. Existem diversas formas de fazer isso, confira!

O fim do ano sempre traz aquela vontade de enfeitar os lares. A época do bom velhinho costuma reunir pais e filhos, aumentar a interação dos netos com os avós e até reaproximar amigos. Planejar a decoração de casa para o Natal, portanto, é um jeito de deixar esses momentos ainda mais agradáveis.

Se você ainda não tem ideia do que fazer ou procura inspiração para adequar diversos ambientes, chegou ao local certo. Temos várias dicas de composição, incluindo soluções baseadas em tendências. Acompanhe e escolha as suas favoritas!

Bolas para enfeitar a casa

As bolas de Natal são uns dos enfeites mais usados nessa época. No passado, elas simbolizavam as frutas na árvore de Natal. Hoje, são elementos cruciais no momento de fazer a decoração.

As bolas simbolizam os diversos desejos humanos, como felicidade, alegria, amor e esperança. Elas são capazes de deixar a decoração natalina mais alegre. As bolas mais tradicionais são nas cores vermelha, dourada e prateada. Mas elas ganharam versões para todos os tipos de decoração com o decorrer dos anos e, atualmente, apresentam uma diversidade de cores.

É importante ressaltar que você pode pendurá-las em qualquer lugar, como nas guirlandas, nas próprias árvores e em arranjos de mesas. Saiba que você também pode criar bolas, por exemplo, com a utilização de materiais recicláveis.

Decoração de Natal com luzes

É possível realizar uma decoração com luzes no Natal gastando pouco. Para isso, você pode usar garrafas de vidros que estão há muito tempo paradas em sua casa, decorá-las com o tema de Natal e inserir o pisca-pisca. As luzes de LED também podem ser usadas a favor da sua decoração de Natal, pois são capazes de deixar o local mais iluminado e animado para as festas de final de ano.

Árvore de Natal

A novidade da vez, quando o assunto é árvore de Natal, está no maximalismo. Esse estilo valoriza a exuberância na arquitetura e nos projetos de interiores, tendo destaque cada vez maior por se contrapor à simplicidade do minimalismo.

As propostas maximalistas são marcadas pela complexidade para criar decorações diferenciadas, extravagantes e repletas de detalhes. Quem deseja aplicar o conceito aos poucos pode investir na mistura de cores e estampas.

Vale combinar enfeites com diferentes formatos, pendurar objetos incomuns e até amarrar pedaços de tecido nos galhinhos. Certamente, a sua árvore de Natal não passará despercebida. Inclusive, é legal posicioná-la em frente a uma parede neutra, de modo que fique em evidência.

Guirlanda

As guirlandas consistem em círculos entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias e galhos secos. São usadas para decorar as portas das casas na época do Natal. É possível acrescentar alguns adornos, por exemplo, frutas, ramos, fitas, bolas e outros símbolos natalinos. A tradição de se utilizar as guirlandas surgiu na Roma Antiga.

Pinhas coloridas

As pinhas coloridas podem contribuir na decoração de final de ano, e você pode comprá-las em uma loja ou criá-las. Caso tenha usado pinhas nas comemorações do ano anterior, aproveite para dar uma cara nova a elas.

Nesse sentido, basta pegar algumas tintas com as cores que desejar para pintar as pinhas. Para realizar esse processo, prepare um local, para que você não faça muita bagunça e não se arrependa. Saiba que você pode aplicar tons mais brilhosos, para dar mais destaque ao item de decoração.

As pinhas podem ser inseridas nas árvores de Natal, nas guirlandas e nas portas da casa. Assim, você consegue elaborar uma decoração mais sofisticada e que, ao mesmo tempo, cabe no seu bolso. Afinal, são acessórios que deixam a decoração mais agradável.

Mesa para a ceia

Um dos locais responsáveis pelos mais belos registros durante a data, é onde as pessoas se reúnem para partilhar refeições, colocar os assuntos em dia e matar a saudade acumulada ao longo do ano. Dê atenção especial à montagem da mesa e você terá excelentes lembranças.

O uso de sousplats tem sido comum na decoração de casa para o Natal. Além de enfeitar, essas peças protegem a toalha de respingos que podem manchar o tecido. Uma forma simples de adequá-las ao período é selecionar modelos de cores temáticas: vermelho, verde e dourado são bons exemplos.

Se quiser manter os sousplats em destaque, utilize toalhas e louças em tons claros. O complemento fica por conta dos guardanapos, amarrados com laços ou fitas. Também invista nos tradicionais arranjos com pinhas, velas e ramos de poinsétia.

Para deixar a mesa da ceia mais bonita, pode-se investir em um tábua de frios. Ela é capaz de contribuir com a decoração, uma vez que pode ser criada conforme o seu gosto e o dos convidados.

Sala de estar

Gostou da ideia do maximalismo? Então, use outras cores e inove na decoração natalina. O ideal é escolher apenas um cômodo para testar essa proposta. Recomendamos a sala de estar por ser a área favorita nos encontros da família.

Nesse ambiente, em vez dos tons tradicionais da data, por que não usar rosa, azul e prata, por exemplo? Essas cores podem surgir nos laços que você amarra nas caixas de presentes, nos acessórios e até nas capas das almofadas. Dessa forma, o recinto vai ter uma aparência totalmente nova, com um cenário personalizado para a família fazer fotos, vídeos e gravar boas memórias.

A árvore de Natal pode ser colocada na sala de estar, visto que é o local onde as pessoas decidem se reunir. Você ainda pode abusar dos pisca-piscas, pois eles deixam o ambiente mais colorido, festivo e iluminado. Com certeza, crianças e até adultos vão amar.

Varanda

Quem tem um cantinho externo também deve aproveitá-lo para lançar tendências, seja um espaço pequeno da varanda, seja um grande quintal. Locais ao ar livre pedem muita luz, a fim de transmitir o encanto do período e permitir que as pessoas permaneçam fora de casa.

Assim, a dica é caprichar no famoso pisca-pisca e nas lanternas, iluminando áreas que serão frequentadas pelos convidados. Uma alternativa aos ambientes desprotegidos é a mangueira ou fita de LED, que não aquece e resiste à ação das intempéries.

Outra novidade recente é o uso de folhas de eucalipto para compor enfeites natalinos. Logo, tire proveito dessa planta e crie guirlandas (coroas), arcos e outros elementos presentes na área externa.

Com esses itens de decoração, é possível deixar a casa com a cara do Natal. Saiba que você mesmo pode produzi-los, assim, economiza. O importante é sempre buscar inovar para deixar o momento ainda mais especial.

Então, ficou com vontade de variar as soluções em sua próxima decoração de casa para o Natal? Alterar algumas propostas é uma excelente maneira de atualizar a aparência dos espaços domésticos, além de gerar referências atrativas para futuras mudanças.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Leia também:

Veja como usar quadros na decoração do seu apartamento

Como decorar cozinha pequena: ideias para você se inspirar

Horta no apartamento: Como montar?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas