Réveillon: decoração de fim de ano e pratos típicos dessa festa

Réveillon: decoração de fim de ano e pratos típicos dessa festa Riva Incorporadora

O fim de ano é um momento de gratidão pelo que passou e expectativa pelo que está por vir. E nada como celebrar em grande estilo, com uma linda festa para a família e os amigos. Dessa forma, a decoração de fim de ano deve ser pensada para transmitir boas energias, muita alegria e, ainda, proporcionar conforto e aconchego para os seus convidados.

Há muitas maneiras de decorar sua casa, oferecer um delicioso cardápio e desfrutar de momentos incríveis com as pessoas que você ama. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com dicas valiosas para você fazer uma festa de Réveillon inesquecível. Acompanhe!

Como organizar uma festa de fim de ano em família?

As festas de fim de ano são a oportunidade ideal para estar perto das pessoas que amamos. E esses momentos de tanta alegria merecem uma celebração especial — afinal, foram muitos os desafios durante o ano e chegou o momento de agradecer e refletir sobre o que passou e mentalizar tudo que desejamos para o ano que está para chegar. 

Assim, é importante pensar no espaço que você tem disponível para receber os convidados e de que forma pretende acomodá-los. Você pode criar, por exemplo:

  • um ambiente intimista na sua sala de estar ou varanda gourmet, com luzes amarelas, pufes e almofadas bem aconchegantes;
  • uma celebração ao ar livre, no jardim ou na beira da piscina, ideal para o fim de ano aqui do Brasil. 

Assim como ocorre com a decoração de Natal, no Réveillon também é essencial pensar nas cores e nos itens que serão apresentados: os tons branco, dourado e prateado são predominantes nas decorações de fim de ano. Mas nada impede de você inovar, trazendo tons diferentes, como os tons pastéis ou até mesmo tons mais intensos. 

O importante é preparar tudo sempre mentalizando boas energias para o próximo ano.

decoracao fim de ano natal Réveillon: decoração de fim de ano e pratos típicos dessa festa

Como enfeitar a casa para o Ano Novo?

É ótimo receber as pessoas que amamos em nossa casa e, no fim de ano, essa recepção se torna ainda mais especial. Por isso, é importante pensar nas melhores formas de acolher os seus convidados com uma decoração que, além de linda, transmita aquela sensação de aconchego, para que sua família e amigos se sintam à vontade.

Decoração dos ambientes

A decoração pode ser pensada desde a entrada da casa e o jardim — com luzes brancas e amarelas e guirlanda em tons prateados e dourados — até as almofadas e mantas do sofá da sala ou da área gourmet. 

Uma decoração de varanda com luzes e balões em tons claros em uma das paredes também vai chamar a atenção dos convidados logo que chegarem.

Dentro de casa, você pode pensar em vários detalhes: tapete para sala e para outros ambientes, cortinas e toalhas da mesa nas mesmas cores vão dar um tom sofisticado à sua decoração. É importante, ainda, pensar em espaços decorados para tirar fotos e registrar esses momentos inesquecíveis.

Iluminação das áreas comuns

A iluminação da decoração de fim de ano vai dar um toque de elegância e sofisticação ao ambiente — e deve ser pensada conforme o estilo de evento que você pretende oferecer. Assim como a luz de LED para quarto, esse tipo de iluminação no hall, no jardim e na sala de estar vai tornar o local mais intimista, deixando os convidados bem confortáveis.

Como o Natal já passou, é interessante deixar as luzes coloridas e focar nas luzes brancas e amarelas. Para as festas ao ar livre, por exemplo, os varais de luzes vão deixar o espaço lindo e, se tiver música, atrair os convidados para a dança. 

Assim como uma decoração com espelhos na parede da sala, as cortinas de LED combinadas com as de tecido brancas vão dar um destaque, agregando mais um ambiente ideal para as fotos do evento. 

Mesa da ceia de ano novo

Provavelmente, o espaço que mais chama a atenção nas festas de fim de ano é a mesa de jantar. E a mesa de ano novo, diferentemente da mesa de Natal, tem um toque em cores mais claras e estilo intimista. 

Uma decoração com velas, por exemplo, vai dar esse tom de tranquilidade e aconchego ao ambiente. Talheres, louças, copos e taças, sousplats e guardanapos também vão atribuir um toque de sofisticação à mesa.

Decoração de fim de ano: mesa de ceia

Detalhes que não podem faltar

Para a hora da virada, é essencial ter um relógio na parede para que todos façam a contagem regressiva juntos. Outra ideia é montar uma mesa com o champanhe e as taças para o brinde, lembrando que há opções de espumantes, sidras e champanhes sem álcool e até mesmo versões infantis dessas bebidas. Assim, todos podem brindar o novo ano de maneira divertida e segura.

Outra ideia bem legal é, na mesma mesa do champanhe, disponibilizar alguns papeizinhos com frases motivacionais e, ainda, canetas e blocos de papel para que os próprios convidados escrevam seus desejos para o próximo ano. Esses papéis podem ser colocados em um mural decorado com luzes de LED, por exemplo, para que todos possam conferir e mentalizar boas energias juntos para que os desejos do ano novo se realizem.

Além da decoração de festa de fim de ano, é muito importante, também, planejar com carinho o cardápio do Réveillon, pensando não só nas preferências dos anfitriões, como também nos gostos de todos os convidados. Confira as dicas!

Quais são os pratos típicos do Ano Novo?

Quando o assunto é o cardápio da ceia de Réveillon, a escolha vai muito além dos gostos dos convidados, considerando também alguns hábitos e crenças para que o próximo ano seja próspero e cheio de boas notícias. 

Entre os alimentos favoritos para a ceia de Réveillon, estão as leguminosas, como feijão e lentilha, que simbolizam sorte, fartura e prosperidade. Já algumas frutas, além de darem um toque colorido à mesa, fazem parte de alguns rituais da virada do ano, como as maçãs, as uvas e as romãs. 

Quanto às carnes, o costume é evitar o consumo de aves, que ciscam, enquanto o que mais queremos para o próximo ano é seguir em frente.

Dessa forma, os alimentos mais comuns na ceia de Ano Novo são:

  • petiscos como tábua de frios, canapés, bruschetta e pasteizinhos;
  • pernil ou lombo suíno ficam deliciosos assados ou desfiados em um salpicão;
  • arroz à grega: com passas ou sem passas, esse prato agrada a todos os paladares;
  • lentilha: seja refogada ou em um caldo, é o símbolo da prosperidade para o ano novo;
  • farofa de feijão-fradinho: uma opção deliciosa para os veganos;
  • macarronese: prato delicioso e refrescante que pode ser feito com legumes picados, milho, presunto, queijo e o que a sua imaginação permitir;
  • outras massas: nhoque, capeletti e ravioli sempre estão entre as preferências do público.

E é claro que não podem faltar deliciosas sobremesas para adoçar a virada do ano. Entre as mais populares, além das frutas da estação, estão o clássico pavê, pudim, cheesecake de morango e, ainda, a rabanada e o panettone, também clássicas da ceia de Natal.

Decoração de fim de ano: celebração em grande estilo

Nada melhor do que iniciar o ano com muita alegria, entusiasmo, paz e esperança ao lado das pessoas que amamos. Por isso, preparar uma decoração de fim de ano simples ou sofisticada, com muito carinho, capricho e empolgação, só vai atrair bons fluídos para o próximo ano.

Dessa forma, cores suaves, roupas leves, um cardápio incrível, uma trilha sonora agradável e boas conversas não podem faltar na festa de Réveillon! 

Agora, após conferir as dicas incríveis para sua decoração de fim de ano, que tal acompanhar a Direcional nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, e Twitter — e conferir mais conteúdos sobre decoração e outros assuntos?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas