Decoração de outono: 5 dicas de criação!

Decoração de outono: 5 dicas de criação! Riva Incorporadora

Decoração de outono

Você já pensou em como vai ser a sua decoração de outono deste ano? Para que seja possível aproveitar ao máximo toda a magia dessa época, é preciso se preparar para entrar no clima de uma das estações mais charmosas.

As temperaturas mais amenas fazem do outono uma época naturalmente de muita elegância e ideal para programas perfeitos para se fazer em casa, como assistir filmes, maratonar séries, fazer jantares especiais, além de preparar noites de vinho incríveis com os amigos.

Neste post, vamos falar como você pode deixar os ambientes do seu lar mais aconchegantes para toda essa mudança de ar e apresentar 5 dicas inovadoras para a estação, além de truques para a decoração de outono que farão toda a diferença. Vamos lá!

Quais são as características do outono?

O Outono aqui no Brasil tem início entre os dias 20 e 21 de março e o seu término ocorre entre 20 e 21 de junho. Por ter diversas regiões e ser cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador, não podemos generalizar as características da estação de norte a sul, em alguns locais elas ocorrem com mais ou menos intensidade.

À medida que vamos nos aproximando do inverno, as noites tornam-se gradativamente maiores, ocorrendo um aumento na incidência de ventos e redução das temperaturas, principalmente na região Sul e Sudeste.

Uma das características mais emblemáticas dessa época é a queda das folhas das árvores, uma adaptação das plantas provocada pela diminuição da umidade do ar. Nas regiões mais frias e serranas ainda podemos ver geadas.

Como preparar sua casa para o outono?

Em termos de decoração de outono não é preciso fazer mudanças drásticas, afinal, a intenção é dar mais destaque aos itens de sua casa, para que ela fique mais atraente e confortável para você e seus amigos.

É possível começar renovando o visual das poltronas e sofá da sua casa, principalmente se há desgastes provenientes da ação do tempo. Para deixar a peça mais charmosa, você pode utilizar uma manta de tricô, flanela ou algum outro material natural.

Se houver na residência outros móveis de madeira, eles podem ser mudados de lugar para que ganhem mais destaque no ambiente, uma vez que esse tipo de móvel é a cara da estação e muito adequado para temperaturas mais frias, pois aumentam a sensação térmica do ambiente.

Os dias mais frios são ideais para uma refeição quentinha, como sopas e caldos. Pensando nisso, é possível decorar a mesa combinando diversas cores por meio de itens como jogos americanos, sousplat, tigelas e pratos fundos para deixar esse momento mais aconchegante.

Como gerar um ambiente mais aconchegante?

Você pode deixar os ambientes da sua casa mais sofisticados e com a cara da estação utilizando elementos rústicos e naturais. Nesse cenário, os cestos de vime são excelentes opções para a sala de estar e corredores.

Já os quadros e nichos podem ser renovados com folhas secas. Não se esqueça de também investir na decoração do seu banheiro, que pode contar com novas velas aromáticas e difusores, por exemplo, com aromas que remetem à estação.

Você ainda pode adequar os quartos ao outono com a simples mudança das roupas de cama para tons mais neutros e sóbrios em tons amarelados ou avermelhados.

Além disso, existem outros itens que são peças-chave para o sucesso da sua decoração de outono e merecem todo o destaque. Nos próximos tópicos, vamos apresentar mais detalhes sobre cada um deles.

Utilize tapetes

Para garantir o máximo de aconchego que a sua casa merece, é importante ter um tapete bem macio para sala e quartos.

Esse item é ainda mais relevante em caso de pisos para apartamento que são gelados, pois a peça pode aumentar o isolamento acústico e térmico do ambiente. Além disso, nada mais agradável do que pisar de meia ou descalço em um tapete de excelente textura, não é mesmo?!

Invista em mudar as cores

Na natureza, o outono faz com que as flores coloridas deem lugar às folhas secas, que ao se agruparem no chão o deixam com tons marrons e amarelados, assim como os dias ficam mais cinzas e nublados.

Para fazer com que a sua casa também entre nesse clima, é possível aplicar um novo papel de parede ou utilizar tinta com cores predominantes da estação para renovar as paredes dos ambientes.

Em geral, no outono os tons mais vibrantes saem de cena. Por isso, ao pensar em incrementar a sua decoração de acordo com a estação, prefira uma paleta de tons mais terrosos, com nuances de marrom, amarelo, bege, vermelho ou laranja.

Espalhe almofadas em lugares estratégicos

A almofada é um item muito versátil que permite que você abuse da criatividade para compor um cantinho com algumas delas agrupadas. Se trata de um item simples, mas que, ao ser mudado, pode dar uma nova cara ao ambiente.

É possível usar as almofadas para criar um espaço ideal para ler um livro, descansar ou tomar uma xícara da sua bebida quente favorita com bastante aconchego durante as tardes frias e chuvosas da estação. O ideal é optar por texturas, estilos e estampas com tons sugeridos no tópico acima para contribuir com a sua decoração de outono.

Arrume bem a iluminação

Dê uma atenção especial à iluminação para criar um ambiente bastante confortável com a utilização de lâmpadas quentes de luz amarela.

Pensando em decoração, você pode escolher abajures, luminárias e castiçais com aparência rústica ou de material natural, como o vime, para deixar o ambiente descolado.

Aposte na climatização da casa

Se a sua sala tem espaço sobrando, você pode investir em uma lareira bem estilosa para sua casa ficar quentinha e aconchegante. Afinal, nada melhor do que tomar um vinho com excelentes companhias em frente a uma delas, não é mesmo?!

Outra opção interessante para climatizar o ambiente, especialmente em ambientes pequenos, é investir em um aquecedor. Hoje em dia é possível encontrar modelos bem compactos e econômicos disponíveis no mercado que não exigem muito espaço.

Viu só como é simples fazer uma decoração de outono? Seguindo essas dicas, você pode preparar os ambientes da sua casa para que ela fique muito mais aconchegante e confortável para que você aproveite ao máximo a estação que está por vir.

Gostou das nossas dicas de decoração de outono? Então, faça o download do nosso e-book e confira mais dicas para cuidar da sua casa durante a estação!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas