O que é revestimento em 3D e como usá-lo?

O que é revestimento em 3D e como usá-lo? Riva Incorporadora

Mas, afinal, o que é um revestimento em 3D? Entenda em quais locais é indicada a sua aplicação e como utilizá-lo!

O revestimento 3D é uma ótima opção para decorações de paredes em ambientes domésticos. As peças atraem a maioria das pessoas que buscam uma maneira diferenciada de decorar suas casas por dentro e por fora. Isso acontece porque os materiais ocupam pouco espaço e permitem uma bela estética em diversos cômodos.

Esses tipos de revestimentos são interessantes e bastante práticos para agregar valor estético às residências, pois conferem volume ou profundidade às cores das paredes das acomodações. As suas placas são vendidas em texturas variadas que servem para áreas internas e externas. Neste post, vamos explicar o que é esse produto e indicar os lugares mais apropriados para aplicá-los.

Gostaria de conhecer os principais tipos de revestimento em 3D? Acompanhe a leitura e confira!

O que é revestimento em 3D?

Revestimento 3D é um produto da indústria fabricado em formato de placas com determinados tipos de materiais. O processo de fabricação dá origem aos painéis com formas tridimensionais de baixo ou alto relevo conforme o desejo do cliente. Eles podem ter cores e formas diversificadas para a decoração das paredes, forros ou do teto dos imóveis.

Os materiais mais utilizados para a produção de revestimentos 3D são: cimento, gesso, pastilhas, porcelanato, azulejo, policloreto de vinila (PVC), placa de fibra de média densidade (MDF), fibra natural, Acrilonitrila butadieno estireno (ABS), poliestireno, laminados, Pet, entre outros. Esses materiais versáteis dão destaque às edificações.

Quais lugares são indicados para a aplicação do revestimento em 3D?

Existem revestimentos 3D para todos os ambientes, uso interno e externo, com ou sem umidade. Basta realizar uma boa análise e escolher o seu estilo predileto para começar a fazer uso dos painéis que vão ser diferentes nos quartos, cozinhas, varandas, salas etc. Mas algumas placas são mais indicadas para determinados locais.

Como usar o revestimento em 3D?

Os revestimentos 3D conferem charme e elegância às acomodações de uma casa ou de um apartamento. Em conjunto com a iluminação, esses produtos dispensam a necessidade de mobílias e objetos decorativos em virtude de seus efeitos.

Veja a seguir os locais mais indicados para receber esse tipo de aplicação e como você pode aproveitar esses materiais!

Hall de entrada

O hall de entrada de uma residência revela o perfil das pessoas que moram nela. Ele é o cartão de visitas das casas e fornece uma prévia da personalidade dos moradores, já que é o primeiro local onde são recebidos os convidados. Dessa forma, os revestimentos são fundamentais para dar estilo a esse cômodo.

Se quiser causar uma boa impressão aos visitantes, aposte em revestimentos metalizados ou traga a cor dourada para essas paredes. É possível usar recursos para unir a arte e o artesanato, formas, volumes e linhas que se destaquem ou texturas marcantes. Há outras opções, como estampas em mármore, amadeirados, coloridos etc.

Rodabanca da cozinha

A rodabanca da cozinha é o espaço que fica sobre a bancada e que ajuda a proteger a parede contra gordura, respingos e outras sujeiras. Os revestimentos 3D mais apropriados para essa faixa são o cerâmico ou o porcelanato, os quais são resistentes e fáceis de limpar. O PVC não é muito aplicado por ser inflamável.

Os painéis 3D combinam com o ambiente da cozinha, facilitam a decoração e ajudam a repaginar esse local. Eles podem ser facilmente limpos com sabão e pano úmido para evitar a aparência desagradável das manchas que são comuns nessa região. Use um estilo que traga a sensação de aconchego para criar uma atmosfera acolhedora.

Sala de estar ou jantar

As salas de jantar ou estar podem receber um toque extra de estilo com os revestimentos 3D. As paredes que não tem janelas, quinas ou móveis, são perfeitas para receber esses materiais. Se o espaço for pequeno, utilize tons claros: cinza, nude ou branco. Caso as metragens sejam amplas, use a criatividade e cores fortes.

Salas decoradas com revestimentos 3D não precisam de prateleiras ou quadros decorativos. Como esse ambiente não é úmido, você pode usar painéis de PVC ou gesso se preferir um estilo clássico. O porcelanato traz sofisticação aos locais, embora não sejam um produto barato. Destaque com cores diferentes, imitação de pedras, tijolinhos ou espelhos.

Fachadas

Nas fachadas das casas, os revestimentos 3D podem causar efeitos interessantes. Essa é uma área externa que requer o uso do produto certo para evitar prejuízos. Dê preferência para materiais cerâmicos ou cimentícios que resistem às intempéries. Aproveite a oportunidade para brincar com os formatos das peças e suas cores.

Dormitórios

Os revestimentos 3D são excelentes alternativas para substituir pintura simples ou papéis de parede ultrapassados e personalizar os quartos. Em áreas pequenas, opte por painéis menos volumosos e tons suaves. Geralmente o gesso é usado nesses ambientes, mas todos os outros materiais podem ser tranquilamente utilizados. Valorize os detalhes tridimensionais dos produtos com iluminação apropriada.

Banheiros

Os banheiros são áreas úmidas que exigem revestimentos 3D cerâmicos, fáceis de limpar e impermeáveis. É possível aplicar placas de PVC em uma parte específica para formar um desenho personalizado ou para destacar uma parede inteira. Escolha pelas de cerâmica ou por painéis com desenhos proporcionais ao tamanho do espaço do box ou de uma área mais ampla.

Varanda

As varandas podem ser decoradas com acabamentos rústicos em estilo de pedra e plantas para formar o visual. Escolha um revestimento que seja fácil de limpar e manter, com cerâmicas que tenham características como a impermeabilidade. Encontre o design, a cor e o padrão que combine com o seu perfil antes de pintar a parede e faça uma análise antes de investir.

Você pode apostar no visual de madeira, patchwork ou estampas. Os porcelanatos também são peças duráveis e resistentes, suportam o tráfego e são fáceis de limpar. Identifique o tamanho perfeito e o formato ideal de revestimento e deixe a sua varanda mais alegre. Uma boa ideia é colocar plantinhas suculentas e piso de ladrilho hidráulico.

Entendeu o que é o revestimento em 3D e como usá-lo? Esses materiais são perfeitos para aplicar nas mais variadas acomodações de uma casa ou apartamento. Opte pelo material correto conforme a necessidade, considerando a existência de água, gordura e outros resíduos. Mantenha os painéis limpos e procure conservá-los no decorrer do tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra como fazer a decoração da sala de apartamento pequeno!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas