Plantas para apartamento pequeno: 10 opções funcionais

10 opções de plantas para apartamento pequeno e o que considerar

10 opções de plantas para apartamento pequeno e o que considerar Riva Incorporadora

Você sabe como escolher plantas para apartamento pequeno?

Muitas famílias utilizam as plantas para decorar o ambiente de um lar. No entanto, os benefícios que elas geram para o local vão além de ser apenas um item para decoração.

Isso porque existem espécies que possuem uma boa adaptação a ambientes com espaço pequeno. Além disso, você consegue encontrar opções que não necessitam de muita rega e cuidados excessivos.

Portanto, você precisa entender que para ter uma planta em seu lar, é preciso considerar as principais características e cuidados de cada uma delas.

Por isso, a Direcional trouxe um conteúdo completo para você ter as informações necessárias para escolher as melhores plantas para apartamento pequeno. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Plantas para apartamento pequeno: o que analisar antes de comprar?

Primeiramente, é interessante considerar que a decoração de ambientes irá proporcionar estética e funcionalidade a espaços, não importa se são pequenos ou grandes.

Entretanto, se você deseja comprar um imóvel e inserir plantas nos ambientes, precisa encontrar espécies que exigem menos iluminação e rega

Porém, vale lembrar que as plantas para apartamento pequeno também necessitam de alguns cuidados naturais. Por exemplo, a rega com frequência, a limpeza de pratos, além da remoção de folhas ressecadas e o cuidado com possíveis pragas.

Principais vantagens de plantas em apartamentos

Tanto em um jardim vertical como na decoração de sala, copa, cozinha, varanda ou quarto, plantas são uma alternativa incrível na composição de qualquer ambiente.

No entanto, poucas pessoas sabem que além de garantir um visual para o lar, elas purificam o ar do local. Com isso, é possível melhorar o sono, reduzir o estresse e garantir a sensação de bem estar dos moradores.

Diante disso, separamos alguns benefícios que as plantas para apartamento pequeno podem gerar para você e sua família. Confira!

plantas para apartamento pequeno

Purifica o ar

As plantas são excelentes para auxiliar na qualidade do ar e melhorar a saúde das pessoas.

Logo, é importante você entender que ao escolher a espécie que se adeque ao ambiente do seu imóvel, vai adquirir também um item que ajuda na qualidade de vida de todos os moradores da residência.

Isso porque elas contribuem diretamente na filtragem de poluentes. Algumas espécies ainda absorvem partículas no ar com alta eficiência, auxiliando na redução da limpeza e em um ambiente mais fresco e aconchegante.

Auxiliam na decoração

As plantas deixam o ambiente mais harmonioso e agradável. Afinal, um imóvel sem elas costuma ser um lugar sem alegria ou com menos vida. A decoração do apartamento com muito verde é receptiva, faz bem a quem vive ou visita sua casa.

Muitas famílias as utilizam na decoração de salas, visto que, normalmente, é o primeiro ambiente de acesso a qualquer pessoa na casa. 

Plantas em apartamentos pequenos criam sensação de bem-estar

Como você leu acima, as plantas para apartamento pequeno criam uma sensação de bem-estar em todas as pessoas que convivem ou visitam o ambiente.

Além disso, vale ressaltar que elas também garantem benefícios para as pessoas, como por exemplo, a redução do estresse. Afinal, cuidar delas gera uma sensação de tranquilidade e harmonia.

Ainda há espécies com propriedades medicinais que podem ajudar no processo de relaxamento, uma vez que suas folhas e caules podem até mesmo serem preparados para banhos e chás.

Dessa forma, você terá um ambiente com uma decoração agradável que também vai garantir qualidade de vida melhor para toda a família.

Melhoram o sono

O ambiente refrescante elas geram ajuda na melhoria do sono. Então, uma solução é apostar em plantas para apartamento pequeno que possam decorar os mais diferentes espaços, inclusive os quartos.

Entre essas espécies estão as margaridas e gérberas. Ambas liberam grande quantidade de oxigênio à noite, e por isso garante uma sensação melhor para as pessoas terem um sono mais leve e tranquilo.

Melhores opções de plantas para apartamento pequeno

A seguir, confira uma lista com as opções mais interessantes de plantas para apartamento pequeno. Nela, consideramos a praticidade e beleza que cada espécie pode trazer para sua casa!

plantas para apartamento pequeno

Samambaias

A samambaia é uma das espécies que muita gente procura para colocar em algum cômodo da residência. Porém, mesmo sendo uma planta bem bonita, ela pode ocupar grandes espaços e sua escolha merece uma atenção especial.

A dica é pensar no item sempre de maneira vertical, ou seja, que estará pendurada em paredes. O ideal é apostar em samambaias em pés direitos altos ou espaços em que não há fluxo de pessoas passando, como corredores.

Também vale lembrar que a samambaia prefere locais sem exposição solar. Logo, você precisa encontrar cantos em seu apartamento que não tenham raios solares frequentes ou diretos.

Cactos

Se você deseja criar uma decoração de apartamento com planta, você não pode esquecer dos cactos. Práticos e funcionais, eles exigem pouco cuidado quanto à rega e poda, e o único fator essencial é que haja exposição solar frequente.

Ou seja, ao contrário das samambaias, os cactos ficam incríveis em cima de mesas, aparadores ou próximo à janelas. Atente-se para as espécies com muito espinhos, principalmente em apartamentos com crianças ou idosos.

Palmeiras Rafias

As Palmeiras Rafias é utilizada por muitas pessoas em ambientes como escritórios e salas. O motivo é que oferecem uma decoração bem luxuosa, além de não exigir diversas plantas em um único espaço, devido ao seu volume de folhas.

Por último, elas requerem uma irrigação pouco regular, o que as tornam bem práticas para quem se ausenta por longos períodos ou não tem tempo de cuidar diariamente.

Orquídeas são excelentes plantas para apartamento pequeno

Quando falamos de plantas para apartamento pequeno, não podemos deixar de mencionar as orquídeas, que sempre são associadas à elegância pelos apaixonados por cultivos em áreas internas ou externas.

Assim, se você quiser uma espécie delicada e que garanta um charme em sua casa, a orquídea pode ser sua escolha. 

Além disso, elas ficam incríveis em decoração com paletes ou acima de móveis mais altos, como livreiros ou estantes.

Bambus da sorte

Os bambus da sorte também são uma boa alternativa para quem busca plantas para apartamento pequeno. 

Como o próprio nome já indica, ela tem associação direta com a atração de boa sorte, energia e prosperidade. Contudo, os bambus da sorte podem alcançar altura de até 1,80 metro, o que exige uma análise mais minuciosa na hora da sua escolha.

Opte por eles se você prefere não ter diversas plantas em seu apartamento, mas também não abre mão de uma decoração intimista e elegante.

Begonia maculata

Já a Begonia maculata é um dos tipos de plantas para apartamentos que possuem melhor adaptação em locais mais justos. 

Ou seja, como essa espécie alcança no máximo 30 centímetros de altura, é possível usar várias para um toque harmônico em diferentes ambientes.

Fitonia

A Fitônia possui um formato com folhas pequenas e delicadas e com tamanho que não vai ocupar muito espaço do seu ambiente

Por esse motivo, se torna um tipo que se adequa perfeitamente em ambientes com pouco espaço. Com folhas verdes escuras e detalhes que podem variar entre as cores vermelho, amarelo e branco, a fitonia chega, no máximo, a 15 centímetros de altura.

plantas para apartamento pequeno

Zamioculca

A Zamioculca é uma espécie de planta que tradicionalmente é vista em locais internos. No entanto, algumas pessoas ainda não têm conhecimento sobre esse tipo.

A vantagem dessa espécie é que ela pode ficar alguns dias sem alguns cuidados e mesmo assim continuam saudáveis. Por isso, é uma das plantas para apartamento pequeno bastante funcionais para quem não tem tempo de dispensar cuidados frequentes.

Philodendron

A Philodendron, que muitas pessoas conhecem também como Filodendro Brasil, é uma espécie minimalista muito admirada. É possível encontrá-la em várias cores, com tons de verde ou verde em combinação com o amarelo.

Ela apresenta folhas exuberantes que ainda são grandes filtros de ar, capazes de reduzir, por exemplo, irritações nos olhos, boca e garganta, causadas por poluição ou impurezas.

Chamaedorea

A Chamaedorea pode dar o visual charmoso e harmônico que você procura quando pensa em decorar apartamentos com pouco espaço. Logo, com esse tipo de palmeira, você tem uma toque tropical em casa com fácil manutenção.

Isso porque a Chamaedorea tem crescimento moderado e pode ser cultivada em arranjos de mesa ou de canto. Outro fator é que ficam muito belas em mini jardins, terrários ou em vasos de diferentes tamanhos, apoiados em bancadas ou suspensos.

plantas para apartamento pequeno

Áreas do apartamento que podem ter plantas

As plantas proporcionam sensação de aconchego, harmonia e boas energias. No entanto, é preciso ter alguns cuidados antes de colocar elas no seu imóvel.

A primeira coisa que você deve saber é que existem espécies que precisam de um cuidado a mais do que outras.Por exemplo, algumas não podem ficar expostas à luz solar ou necessitam de mais ventilação natural.

Você precisa analisar o ambiente do seu apartamento para que as plantas estejam saudáveis e sejam decorativas no ambiente, evitando assim, lugares mais escuros, fechados e sem nenhuma ventilação. 

Então, se você está na dúvida para decorar seu apartamento, uma dica é começar pela instalação de prateleiras nos ambientes. Também é possível colocar plantas na sua estante, na varanda ou mesmo em bancadas ou no chão da sala ou quarto.

Valorize a decoração que uma planta pode trazer para seu lar

Como mostramos durante todo o conteúdo, as plantas para apartamento pequeno são uma forma de harmonizar, decorar e deixar sua casa muito mais aconchegante.

Sendo assim, é uma ótima alternativa tanto para quem busca valorizar a decoração do apartamento quanto para criar um ambiente aconchegante e com maior qualidade de vida.

Para ter outras dicas de decoração, continue no Blog da Direcional e confira nossos conteúdos sobre o assunto.

Você terá acesso a artigos exclusivos de uma empresa que possui mais de 40 anos de experiência, onde o foco é a qualidade de vida e o conforto de todos os seus clientes!

Plantas para apartamento pequeno

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas