Cliente Direcional: tudo que você precisa saber sobre a conservação do seu apartamento

Cliente Direcional: tudo que você precisa saber sobre a conservação do seu apartamento Riva Incorporadora

Conservar seu apartamento pode significar muito mais que apenas manter a casa confortável para o seu uso. É uma forma de economizar e também de valorizar o seu imóvel.

A gente sabe que você escolheu bem! Afinal, ser cliente Direcional é uma escolha que combina com realizar o sonho da casa própria. Porém, não basta pegar as chaves, é necessário conservar o seu apartamento, e algumas coisas devem ser cuidadas por você, o novo proprietário!

Lembre-se de que um imóvel requer manutenções periódicas, seja uma casa, seja apartamento ou uma sala comercial. O custo com a prevenção é sempre menor do que ter que realizar um conserto, principalmente, se for emergencial.

Continue a leitura e veja as dicas valiosas que a gerente de Relacionamento da Direcional, Naterce Macedo, contou para a gente sobre o assunto.

Importância de conservar o apartamento

“Os principais objetivos de garantir a boa conservação do imóvel são a redução no custo com consertos que podem ser evitados quando se age de forma preventiva, além da valorização do patrimônio”, explica Naterce. Ou seja, você trabalha para o agora e para o futuro! Afinal, poupa gastos com consertos de urgência e quebradeira, e ainda mantém um imóvel valorizado.

A gerente reforça que um apartamento bem cuidado deprecia menos, aumentando seu valor de mercado. Esse, aliás, é um dos pontos a serem analisados quando desejamos saber quanto custa um apartamento. Os imóveis mais bem conservados ganham muito mais valor!

Fatores que envolvem a conservação

“É preciso respeitar as orientações constantes no manual do proprietário, que indica a tabela com prazo da garantia de todos os itens, ater-se às questões construtivas da planta do imóvel e, principalmente, consultar se o profissional que vai dar a manutenção é um especialista. Esses são requisitos básicos para quem deseja manter o imóvel conservado”, enfatiza Naterce.

Ela ainda chama atenção para as obrigações do time do prédio, que deve estar sempre em dia com itens como extintores de incêndio, laudo do corpo de bombeiros, realização da limpeza de telhados, uso de mão de obra especializada para manutenção e reparos, entre outras obrigações.

Os moradores devem ter atenção não só com seus apartamentos, mas com toda a estrutura do local, e cobrar os responsáveis.

10 problemas na conservação predial

Para que a importância da conservação predial fique ainda mais nítida para o cliente Direcional, elaboramos uma lista com os 10 maiores problemas relacionados às falhas de manutenção do apartamento. Confira, e se mantenha longe dessas situações.

Infiltrações e alagamentos

Para economizar antes da mudança para o novo apartamento, muitas famílias optam por ficar um tempo sem o box no banheiro. O problema é que a falta dele faz com que a água se espalhe por todo o cômodo, podendo causar infiltrações no imóvel do andar de baixo.

Outras situações também podem causar o mesmo efeito. Esquecer-se de algum registro aberto ou posicionar mal a mangueira de descarte de água da máquina de lavar alagam o chão e, consequentemente, prejudicam os vizinhos.

Peso sobre bancadas, pias e tanques

As bancadas da cozinha, a pia e o tanque foram projetados para funções específicas, que não incluem aguentar o peso das compras do mês ou do morador escalando a estrutura para alcançar os lugares mais altos.

Sempre que chegar em casa do mercado, posicione as compras no chão e conte com o auxílio de uma cadeira, banco ou pequena escada para alcançar os armários que ficam sobre a pia, o fogão e as bancadas.

Conservação do piso e esquadrias de madeira

A sensação de limpeza após uma faxina pesada é uma das pequenas satisfações das pessoas que cuidam para que suas casas estejam sempre organizadas e perfumadas. No entanto, podem se empolgar na tarefa e acabar usando mais água do que deveriam. Com isso, as portas de madeira incham, descascam e empenam.

Outra ação que pode danificar as portas é batê-las com força. Seja pela ação do vento, seja pela falta de cuidado ao chegar ou sair, as dobradiças podem ficar bambas, dificultando seu fechamento correto. Para evitar o problema, procure usar pesos para portas.

Para conservar as esquadrias de madeira e o piso, o ideal é que o cliente Direcional faça a limpeza utilizando apenas vassoura ou aspirador e um pano úmido. Consulte o manual do proprietário da Direcional para saber quais as áreas secas, molhadas e molháveis, e mantenha seu imóvel bem conservado.

Manutenção da cobertura das edificações

A manutenção da cobertura das edificações não é uma responsabilidade do morador, e sim, do síndico do prédio. No entanto, é importante que os condôminos estejam por dentro do procedimento e a frequência com que isso deve ser feito.

Dessa forma, podem verificar se o calendário é cumprido e seguir os dias com mais tranquilidade e segurança.

Manutenção das juntas de dilatação

Além da manutenção da cobertura, que evita o entupimento de calhas e infiltração, o síndico também deve ficar atento à manutenção das juntas de dilatação. Esse procedimento garante a vedação do espaçamento deixado entre as paredes, que ocorre mesmo em empreendimentos da melhor construtora, para evitar rachaduras e infiltração nas paredes.

Além de cuidar do próprio apartamento, é importante que os moradores acompanhem o trabalho da administração e cobrem o síndico sempre que necessário.

Ventilação nos ambientes

Se por um lado a ventania pode danificar as portas, apartamentos que ficam muito tempo fechados facilitam a proliferação de fungos. Além de ser prejudicial para o cliente Direcional, o problema também aparece nas paredes dos vizinhos.

Usar excessivamente o ar-condicionado e deixar as janelas fechadas com roupas úmidas no varal também facilita o aparecimento de mofo. O ideal é que o ar-condicionado não fique ligado o dia todo e, sempre que possível, manter o imóvel ventilado.

Conservação das instalações hidráulicas

No exterior, os encanamentos e sistemas de água e esgoto são preparados para que a população descarte o papel higiênico no vaso sanitário ou restos de comida no ralo da pia. Entretanto, esse não é o caso do Brasil.

Fraldas, papel higiênico, absorventes descartáveis e resíduos de comida na pia devem ser descartados no lixo. Isso também vale para o ralo do banheiro, que deve ser limpo constantemente para evitar o acúmulo de fios de cabelo. Em médio e longo prazo, causa mau cheiro e entupimento.

Cuidados na instalação de armários e quadros

Para que a casa seja um lugar ainda mais aconchegante, objetos de decoração têm papel fundamental. No entanto, é preciso avaliar a estrutura do apartamento antes de pendurar quadros e armários.

O local deve ser estrategicamente escolhido, pois, pregos e parafusos mal colocados podem afetar instalações elétricas, de telecomunicação, hidráulica e a passagem do gás. É preciso, ainda, verificar material da parede. Alvenaria e drywall exigem cuidados diferentes devido as suas particularidades.

Segurança em instalações elétricas

Para você, parece óbvio que não se deve fazer intervenções na rede elétrica do seu apartamento, sem acompanhamento técnico especializado? Ficamos felizes!

A parte elétrica do seu apartamento foi cuidadosamente projetada para atender às suas necessidades. Qualquer outra demanda deve ser avaliada por um profissional, do contrário, você pode causar um incêndio.

Todo cliente Direcional deve ter ciência sobre os cuidados com o seu apartamento. Por isso, pedimos que consultem sempre o Manual do Proprietário e, assim, tenham acesso às melhores práticas.

Para continuar nesse universo da casa própria, entre em contato com a Direcional e conheça nossos imóveis.

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas