Workshop: Liderar em Pauta!

Workshop: Liderar em Pauta! Riva Incorporadora

No mês de abril, fechamos o 1º Ciclo do Liderar. Nesse período, realizamos 10 Workshops com a participação de 184 líderes e profissionais potenciais.

Os Workshops foram conduzidos pelas consultoras da HR Office, Adriana Baracho e Daniela Campos, com a intermediação da área de DH-Desenvolvimento Humano. No primeiro encontro, os participantes receberam informações, conteúdos e tendências sobre liderança, e durante o desenvolvimento, realizamos trocas entre líderes de diferentes frentes do negócio, compartilhamos reflexões e ferramentas voltadas ao nosso autoconhecimento e aperfeiçoamento de nosso #Liderar.

Os líderes foram divididos em grupos, que chamamos de Pipeline. Cada grupo recebeu um tipo de conteúdo, focado em seu nível de transição e desafios do atual escopo de atuação. Entre os temas trabalhados, temos: Liderança neste “Novo Contexto” VUCA< >MUVUCA< >BANI, as relações de Confiança/Autoconfiança, Gestão das Emoções, o desafio das Conversas Autênticas, a preocupação da Comunicação Não Violenta, ações para Engajamento de Times, Gestão das gerações, e os degraus, rituais e cuidados fundamentais neste caminho da transição de liderar a si para liderar os outros.

Os líderes participaram ativamente das discussões e puderam expor seus atuais desafios no contexto Direcional e Riva. Eles pontuaram vulnerabilidades e fortalezas, receberam orientações e exemplos, e assertivamente foram encorajados a praticar um novo liderar.

Ao final de cada workshop, a área de DH aplicou uma pesquisa de reação sobre a satisfação dos líderes neste primeiro ciclo de desenvolvimento. A pesquisa utilizou a metodologia NPS e recebeu respostas de 42% dos líderes participantes. Nossa pesquisa de reação perguntou:

< Em uma escala de 0 – 10, quanto você recomendaria o Workshop que participou para um líder que você admira?>. O resultado poderia ir de -100 até 100. Tivemos um resultado promissor, com uma nota de 83.

Além disso, perguntamos: < Em uma escala de 0 – 10, quanto você concorda com esta afirmação “Minha participação no Workshop do Liderar agregou novas formas de exercer minha liderança na companhia”>. O resultado poderia variar de -100 até 100. As respostas nos levaram ao resultado de nota 80.

As ações de desenvolvimento continuam! A área de DH planeja os próximos encontros com a continuidade dos Workshops, complementada com práticas de mentoria e módulos técnicos. Conheça a trilha do Programa Liderar:

O Programa Liderar vem para, primeiramente, gerar ação, potencializar conversas autênticas, feedbacks assertivos e trazer mais clareza sobre a prática da gestão. É uma oportunidade de aprender, testar e aperfeiçoar a preciosa habilidade de liderar, entendendo o quanto somos responsáveis uns pelos “outros”.

Conheça alguns depoimentos de líderes que participaram do 1º ciclo do #LIDERAR:

 “Na minha percepção, apoiar as lideranças no desafio de construir uma gestão sustentável, evidenciando o trabalho integrado com outras áreas nos fortalece como líderes. A importância da liderança colaborativa no engajamento das equipes se tornou visível durante os Workshops, e o LIDERAR nos permitiu reforçar isso em nossas atitudes diárias com as equipes. Liderança é inspirar pessoas positivamente, independente do cargo”. Glaucia Brasileiro, Gerente Nacional Administrativo de Obras.

 “E importante porque, para que a empresa tenha um crescimento sólido, é fundamental que os líderes estejam ainda mais preparados, por isso a importância destes treinamentos e ensinamentos. Ensinamentos. O maior aprendizado foi a importância em saber liderar. Conhecimento constante.” Ismar Fernandes, Gerente Regional de Obras.

 “Entendo que o sucesso de uma empresa está ligado às pessoas (colaboradores e parceiros). Capacitar e investir nos líderes é cuidar para que eles possam disseminar a cultura e os valores de forma “orgânica”. O Liderar veio para me ajudar a rever, repensar e aprimorar a gestão da minha equipe e, além disso, a troca com os colegas, que também estão no projeto e são de outras áreas. O destaque, até então, na minha opinião, é a questão da comunicação com a equipe. A valorização e o sentimento de pertencimento trazem felicidade às pessoas e pessoas felizes com aquilo que fazem geram mais resultados.”Marina Motta, Gerente Jurídica.

 “Acredito ser de extrema importância o investimento feito pela Direcional em seus líderes. Primeiro, porque é uma forma de reconhecer e valorizar o profissional. Segundo, por ser uma maneira que nos faz pensar e agir no intuito de sempre evoluir. Sermos responsáveis por propagar os valores, princípios e ações da Cia sempre respeitando o DNA da Direcional. O melhor aprendizado até o momento é perceber, através do programa, e poder afirmar que estamos no caminho certo. Poder ouvir outros líderes de setores distintos da empresa está sendo fantástico e muito enriquecedor. É muito gratificante ter a oportunidade de participar de uma iniciativa que valoriza o profissional e engrandece o ser humano.” Renato Montandon, Gerente Comercial.

 “Temos um desafio enorme em subir de patamar sustentando todos os resultados que a empresa vem entregando nos últimos tempos, e se o líder da Direcional encanta clientes e não mede esforços para atingir resultados, precisamos deste apoio para que o engajamento seja contínuo, não fazemos nada sozinhos, e com certeza melhores preparados conseguiremos inspirar nossos times a serem tão apaixonados pelo trabalho como nós. Sempre temos o que aprender, independente do tempo que estamos exercendo a função, pois pessoas se transformam a todo momento, e saber que posso me orgulhar por liderar e inspirar pessoas, sempre pelo exemplo e respeito. Liderança é uma arte, que desvenda as coisas maravilhosas que o ser humano é capaz de fazer.”Viviane Lopes, Coordenadora de Relacionamento com o Cliente.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas