4 brincadeiras para pais e filhos se divertirem juntos em casa!

4 brincadeiras para pais e filhos se divertirem juntos em casa! Riva Incorporadora

Durante a infância as crianças desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e de linguagem. Por isso, é muito importante que os pais estimulem cada vez mais o seu crescimento com jogos e momentos de lazer.

Mas nem sempre é fácil reunir a família para realizar essas atividades, porém existem diversas brincadeiras para pais e filhos que além de ajudar na evolução dos pequenos, ainda estreitam laços e melhoram o clima familiar.

Entretanto, quais são as brincadeiras mais fáceis de serem praticadas? Qual é indicada para cada faixa etária? É o que contaremos neste post. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Brincadeiras para pais e filhos se divertirem em casa

Para a alegria de toda a família, existem várias brincadeiras para pais e filhos que podem ser realizadas durante a quarentena. Tudo isso, com muita segurança e sem precisar gastar dinheiro. As nossas sugestões estão listadas logo abaixo.

Pula corda

pulando corda

Com certeza, você já pulou corda durante a infância, certo? E essa, é uma ótima oportunidade para reviver tal experiência com os seus filhos. O segredo é encontrar uma área da sua casa espaçosa, que dê para realizar a brincadeira sem correr o risco de acidentes. Se necessário, considere afastar alguns móveis e objetos decorativos, além de tirar o tapete do chão.

Quem mora em condomínio, também pode aproveitar um espaço nas dependências do empreendimento, desde que o mesmo esteja liberado para o uso e sem criar aglomerações.

Funciona da seguinte forma: duas pessoas precisarão segurar uma corda pelas pontas, fazendo com que ela gire. Já os demais participantes, devem pular a corda em movimento. Quem tropeçar ou se enroscar na corda, sai do jogo. É uma brincadeira bem agradável e indicada, em média, para crianças a partir dos seis anos.

Jogo da memória

Temos também, o jogo da memória — uma das principais brincadeiras para pais e filhos ao longo da quarentena. Para realizá-la, você precisará pedir ao seu pequeno que escolha alguns dos brinquedos prediletos dele. Depois, tire uma foto de cada um e imprima duas cópias. A fim de facilitar o jogo, recorte as impressões em quadradinhos iguais.

Com tudo pronto, basta misturar as peças em uma mesa ou no tapete da sala e iniciar a diversão. Quem encontrar o maior número de pares, ganha a partida. A parte mais legal é que essa atividade será personalizada, pois os brinquedos das imagens serão todos do seu filho.

Telefone sem fio

Outra brincadeira muito conhecida por quem já foi criança é o telefone sem fio. Aqui, para um resultado interessante, é válido contar com a participação de outros membros da família, como a mãe, os avós, os tios e quem mais estiver fazendo a quarentena na mesma casa.

É bem fácil: todos os participantes devem ficar em círculo. O primeiro selecionado, precisa elaborar uma mensagem e contá-la no ouvido do próximo integrante. A informação vai passando, um por um, até chegar na última pessoa. Esta, por sua vez, deverá repetir o que ouviu em voz alta. A missão é descobrir se a mensagem continuou igual em todas as etapas da brincadeira. Que tal experimentar?

Mão na massa

cozinhando

Se você pensava que as brincadeiras para pais e filhos não podiam entrar na cozinha, saiba que está bem enganado! Atualmente, muitas famílias estão investindo em atividades educativas focadas em culinária, com o objetivo de melhorar as habilidades motoras e a atenção dos pequenos.

Inclusive, as crianças podem se divertir bastante ao “colocar a mão na massa”, por exemplo, realizando bolinhas de massa, montando espetinhos de frutas ou ajudando a preparar cookies deliciosos.

Gostou da sugestão? Existe ainda a possibilidade de preparar uma massinha de modelar caseira. Você só vai precisar de:

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 xícara de sal;
  • 1/2 copo de água.

Misture todos os ingredientes. Para adicionar um pouco de cor, é possível colocar algumas gotinhas de tinta guache ou corante culinário.

Concluindo nossas dicas sobre brincadeiras para pais e filhos, não se esqueça de tornar as outras atividades do lar igualmente divertidas, tanto na organização de brinquedos quanto na hora do banho ou nos momentos de estudos. Assim, a sua família ficará mais próxima e com muitas histórias boas para contar.

Então, gostou das nossas sugestões? Aproveite e baixe o e-Book  “Atenção à diversão”, sobre como deixar a casa mais segura para as crianças. Boa leitura!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas