3 dicas para organização do lar durante a quarentena

3 dicas para organização do lar durante a quarentena Riva Incorporadora

Neste artigo, vamos aprender diversas dicas de organização do lar. Nas últimas semanas, o mundo inteiro parou devido ao surgimento do novo corona vírus. Considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema já chegou em todos os continentes — e, com o Brasil, isso não foi diferente.

Para evitar a sua disseminação e impedir que mais pessoas sofram com a condição, os governos estão sugerindo que a população fique em casa, só saindo para comprar comida ou ir à farmácia.

Diante dessa transformação brusca, há quem não saiba o que fazer nesse tempo de isolamento social. Afinal, como passar o tempo sem cair no tédio ou despertar a ansiedade? A parte boa é que existem truques extremamente eficientes para essa finalidade.

Manter a casa organizada é uma das melhores saídas. Ao investir na ideia, será possível arejar a mente e deixar o seu cantinho bem decorado, aconchegante e do jeito que você sempre sonhou.

Estamos lado a lado nessa tarefa. Por isso, trouxemos aqui um conjunto de recomendações para que essa fase seja mais leve e passe rapidamente. Acompanhe!

Organize os armários

Quando ficamos mais tempo em casa, é comum que a bagunça comece a aparecer. Em alguns casos, ela até pode se multiplicar. Você não deseja passar por uma situação como essa, não é? Então, invista nas dicas de organização do lar e facilite o convívio em seu espaço.

É interessante manter os armários bem-arrumados, organizando brinquedos dos pequenos e, se possível, seguir algumas recomendações de especialistas no assunto. De acordo a profissional Carol Rosa Organizer, a melhor saída para ordenar o guarda-roupa é dividir o trabalho em quatro fases:

  1. descarte;
  2. higienização;
  3. categorização;
  4. organização.

A proposta é deixar dentro do guarda-roupa somente aqueles itens que, de fato, são úteis para o seu dia a dia. Nesse processo, ainda é interessante selecionar quais peças merecem ir para a doação, as que devem ser direcionadas a um brechó ou revenda e, inclusive, as que, infelizmente, não têm salvação.

Limpe a geladeira

Não é somente o armário que precisa de atenção. Outros pontos da casa também merecem passar por uma organização e limpeza detalhadas. A geladeira é um deles. Normalmente esquecida em meio à rotina agitada, essa área costuma armazenar resíduos de alimentos, líquidos e demais componentes capazes de estragar com o passar do tempo, causando um odor nada agradável, além da proliferação de bactérias.

A dica é esvaziar todas as prateleiras e gavetas, limpando uma por uma com produtos próprios para essa finalidade. Ainda é possível utilizar vinagre para desinfetar e auxiliar na higienização das superfícies.

Já ao colocar os alimentos novamente em seus compartimentos, é válido organizá-los da seguinte maneira:

  • porta: condimentos, conservas e temperos;
  • congelador: carnes e alimentos que necessitam de longa conservação;
  • gavetas superiores: frios, temperos frescos, embutidos e carnes que serão consumidas em um curto período;
  • prateleira superior: leites e seus derivados, ovos e potes de refeições passadas;
  • prateleira inferior: alimentos que estão prontos para descongelar e frutas;
  • gavetas inferiores: verduras, legumes e itens que não resistem às temperaturas muito baixas.

Cuide da decoração

Após organizar e limpar diferentes espaços da residência, considere cuidar da decoração. Em um primeiro momento, pode até parecer algo supérfluo, mas acredite: um ambiente bem decorado consegue transmitir inúmeras sensações positivas aos seus moradores. Mais tranquilidade, acolhimento e conforto são bons exemplos disso.

O melhor é que você não precisa gastar muito dinheiro e, tampouco, sair de casa para essa realização. Basta garimpar as lojas on-line e adquirir elementos decorativos, como os quadrinhos nas paredes, luminárias, porta-retratos coloridos e as almofadas, que são excelentes para conquistar um visual extra em sua sala de estar. Com pequenas ações, será possível notar a mudança e aproveitá-la nos próximos dias!

E por que não juntar decoração e funcionalidade? Na cozinha, por exemplo, você pode deixar os utensílios e suprimentos mais usados sempre à mostra, mas em um espaço organizado e pensado estrategicamente para isso, como em prateleiras. Já no banheiro, caixas de palha servem para acomodar alguns itens, do mesmo modo que ao lado do sofá, para guardar brinquedos.

Então, gostou de conferir nossas dicas de organização do lar durante a quarentena? Investir em móveis multifuncionais também é uma opção. Dê duplas funções àqueles que você já tem em casa — basta usar a criatividade. Estamos torcendo para que, após a leitura, você consiga passar por esse período com mais tranquilidade e segurança.

Agora que já está por dentro do assunto, aproveite também para ler outro artigo e descobrir como comprar apartamento da melhor forma. É rápido e vale a pena!

CTA Direcional

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas