Saiba como montar um espaço de estudo para seus filhos

Saiba como montar um espaço de estudo para seus filhos Riva Incorporadora

Você já pensou em montar um espaço de estudo para os seus filhos na sua casa, mas não sabe por onde começar ou mesmo o que colocar nesse ambiente? Pois saiba que, assim como você, muitos pais se questionam a respeito desse assunto.

Pensando nisso, fizemos um post especial que não só traz dicas de montagem desse canto, mas que também explica as vantagens de tê-lo no seu apartamento e qual é o cômodo mais indicado para recebê-lo sem abrir mão do conforto ou da organização do lar. Acompanhe!

Quais são as vantagens de ter um espaço de estudo para os filhos?

Ter um espaço de estudo para os filhos é bastante útil por vários motivos. Para começar, ao ter um canto fixo para eles fazerem as atividades do colégio, você consegue incentivá-los a terem uma rotina para os exercícios, leitura e revisão das matérias vistas em sala de aula. Com isso, eles têm mais chances de melhorar o desempenho escolar e ter um aprendizado em casa muito mais eficiente.

Além disso, com esse canto voltado para essa função, eles conseguem se concentrar nos estudos, e você tem como controlar melhor as distrações ao redor das crianças. Outra vantagem importante é que fica mais fácil organizar o material da escola, especialmente aquele usado no dia a dia e, assim, reduzir a desarrumação em toda a casa.

Para completar, esse espaço pode servir como um estímulo para os pequenos desenvolverem hábitos produtivos, como o da leitura. Afinal, dá para você acrescentar nele alguns nichos e prateleiras, com livros e outros materiais didáticos que os seus filhos podem ler no tempo livre.

Qual é o local mais indicado para montar um cantinho de estudos?

Se você se pergunta se existe um local específico para montar um espaço de estudo para os pequenos, saiba que a resposta é não. Dá para criá-lo (e aproveitá-lo muito bem) em diversos cantos do seu lar, desde que quatro critérios fundamentais sejam atendidos: conforto, segurança, privacidade e zero distrações. Por isso, o importante é analisar os ambientes do seu apartamento e checar se eles cumprem esses requisitos.

Por exemplo, se ele é bastante amplo e tem um cômodo sobrando, é possível transformar o lugar em um quarto de estudos — que pode ser, simultaneamente, um home office para você. Que tal a ideia? Caso o imóvel tenha um espaço voltado para escritório, ele também pode ser adaptado com facilidade para esse objetivo.

“Mas e se o meu apartamento é pequeno e eu não tenho espaço sobrando, o que devo fazer?”, você pode estar se perguntando. Nesse caso, dá para otimizar os cômodos que já estão ocupados, tornando-os multifuncionais e criando cantinhos de estudo neles.

O quarto das crianças é, sem dúvidas, a melhor opção nesse caso, pois ele cumpre em cheio os requisitos e está dentro do território dos pequenos, o que o torna muito mais acolhedor e proveitoso para os seus filhos. Uma segunda opção é fazer isso na sala de estar ou mesmo na sala de jantar. Apenas é preciso ter em mente que, caso essa seja a sua escolha, a família deve ficar atenta para não atrapalhar o foco das crianças enquanto elas estudam.

Como montar um ambiente de estudo no quarto?

Decidiu optar pelo quarto como o cômodo ideal para o cantinho de estudo dos filhos? Pois então é preciso levar em consideração algumas coisas importantes. A primeira delas é a escrivaninha que será usada pelas crianças. Se a metragem do quarto for pequena, você pode investir em móveis multiuso, como guarda-roupas ou camas que trazem mesas embutidas para poupar espaço. Outra possibilidade é apostar em mesas retráteis.

Já em relação à luminosidade, tome cuidado para não colocar a escrivaninha de frente para a janela. Isso porque a luz do sol pode ser incômoda e causar dor de cabeça e desconforto visual caso os seus filhos estudem de dia. Além disso, pode superaquecer a mesa, os livros e os materiais escolares.

Por fim, não monte o ambiente de estudo com um mobiliário de cores fortes. Tenha em mente que essas tonalidades deixam as crianças agitadas, e isso é justamente o que você não quer no momento dos estudos, não é verdade? O ideal é que o ambiente tenha tons neutros, que inspirem tranquilidade e relaxamento, como o branco e o cinza.

O que é preciso para ter um bom local de estudo no quarto?

Para ter um bom local de estudo no quarto, é preciso ter uma escrivaninha e uma cadeira que sejam ajustáveis às alturas das crianças — que nem sempre são iguais, ainda mais na fase de estiramento, comum entre os 9 e 12 anos.

Além disso, se os seus filhos vão compartilhar o mesmo espaço, é interessante que eles tenham uma área só deles no ambiente para guardarem o material escolar e os itens de papelaria que eles gostam e usam.

Isso é possível, por exemplo, com nichos separados de cada lado da escrivaninha para cada uma das crianças. Uma segunda alternativa é dividir as gavetas da mesa, deixando, por exemplo, as três de cima para um dos filhos e as outras três de baixo para o outro.

Já falando no quesito organização, as caixas organizadoras contribuem para separar e guardar com segurança papéis, cadernos, livros e outros itens. A instalação de um pegboard também é interessante, pois ele permite que sejam pendurados calendários, listas de tarefas, post-its e muito mais.

Como deu para ver, montar um espaço de estudo para os seus filhos no seu apartamento é uma excelente forma de apoiá-los e incentivá-los não só na realização de atividades escolares, como também no hábito de leitura. Por isso, vale a pena seguir nossas dicas para escolher o local ideal e criar nele um ambiente adaptado e personalizado para os pequenos. Sem dúvidas, as crianças vão adorar, e você vai apreciar bastante essa nova rotina familiar!

Gostou de ver como você pode transformar o seu lar para que ele atenda às necessidades da sua família? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas de decoração!

CTA Home office pequeno 02 Saiba como montar um espaço de estudo para seus filhos

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas