Cachorro para apartamento: saiba como não ter problemas com vizinhos!

Cachorro para apartamento: saiba como não ter problemas com vizinhos! Riva Incorporadora

Escolher um pet para o seu apartamento não precisa ser uma dor de cabeça. No entanto, tomar essa decisão envolve alguns fatores. Confira!

Para quem adora pets, ter um cachorro em casa é muito importante. Mas como escolher o cachorro para apartamento para não ter problemas com os vizinhos?

Essa é uma dúvida que surge na mente de muitas pessoas que desejam comprar um imóvel ou simplesmente estão se mudando para um apartamento e não sabem as regras do condomínio.

Falando nisso, você sabia que o condomínio não pode impedir de você ter animais no seu próprio apartamento? Contudo, você precisa prestar atenção em alguns detalhes para não se tornar um problema para os outros condôminos.

Sendo assim, a Direcional vai te explicar tudo o que você precisa saber para escolher o melhor cachorro para apartamento. Continue conosco e tenha uma ótima leitura!

Afinal, existem raças de cachorro adequadas para apartamento?

Antes de explorarmos isso, é necessário que você entenda que a convenção ou o regimento interno do condomínio não podem exigir a ausência de animais no prédio.

De acordo com a Constituição Federal, essa proibição fere o direito de propriedade do indivíduo. Contudo, isso não se aplica aos casos em que o animal causa transtornos ou representa perigo para os outros moradores.

Aliás, até mesmo visitantes podem entrar no prédio acompanhados de seus animais, desde que respeitem as regras de boa convivência do condomínio.

Assim, é necessário ter um animal que não seja agressivo e que não seja barulhento, causando problemas para outras pessoas que moram no prédio.

Algumas raças apresentam essas características, como Poodle, Pug e Yorkshire Terrier, visto que não latem muito alto e costumam ser tranquilas.

Além disso, elas se adaptam facilmente a espaços menores, sendo cachorros ideais para apartamentos.

Moça e cachorro deitados em sofá. Imagem ilustrativa para texto cachorro para apartamento.

Quer ter um cachorro para morar no seu apartamento? Veja o que considerar

Considerar apenas a raça do animal na hora de escolher o cachorro para apartamento é um engano, pois diversos fatores têm bastante peso nessa decisão.

Aspectos como personalidade, comportamento e porte do cão, afetam significativamente no estilo de vida e na rotina do próprio tutor.

Se você já teve algum animal, sabe bem do que estamos falando. Uma pessoa responsável precisa oferecer um local adequado, manter uma rotina de limpeza do ambiente, levar o cachorro para passear, dentre outros detalhes.

Portanto, considere essa responsabilidade na hora de tomar sua decisão. Se a resposta for sim, confira a seguir outros aspectos igualmente importantes.

Personalidade do pet

Assim como os humanos, os animais também têm personalidade. Amigáveis, ranzinzas, teimosos ou brincalhões, cachorros trazem toda uma energia para o ambiente.

Diante disso, na hora de escolher o cachorro para apartamento, pense primeiramente na personalidade dos moradores de casa e veja se o animal combina com ela.

Além disso, algumas raças, como Shih-tzu e buldogue inglês, são mais dóceis. No entanto, esses animais são mais caros e muitas pessoas não costumam adquirir cães.

Nesses casos, como os das pessoas que adotam animais de rua e de abrigos, é impossível saber qual é a personalidade do pet com antecedência e o que resta é torcer para que ele se adapte ao ambiente.

Contudo, vale lembrar que muita gente cria vira-latas em apartamentos e não apresenta problemas. Afinal, a personalidade do pet vai muito além da sua raça!

Porte do cachorro

Uma das primeiras coisas que surge na mente de quem busca cachorro para apartamento é o porte do animal, pois há muita preocupação com o espaço disponível para o pet.

Embora cachorros de porte pequeno se adaptem melhor a apartamentos, é perfeitamente possível criar cães grandes nesses ambientes. Neste caso, o temperamento do animal vai ser um fator decisivo.

Todavia, você precisa pensar como isso afeta na hora de passear com o seu pet. Além das regras da circulação de animais no condomínio, deve-se atentar para outros aspectos que afetam os moradores do prédio.

Por exemplo, um vizinho pode ter medo de cachorro e um animal grande que late bastante pode causar incômodo ou reclamações em reuniões de condomínio.

Comportamento

Sem dúvidas, um cachorro para apartamento deve ser comportado. Na verdade, isso é essencial para qualquer ambiente, mesmo que seja uma casa com um quintal super espaçoso.

O seu pet não pode impedir a liberdade e a paz de outros moradores. Imagine viver em um espaço onde tem um cachorro ameaçador ou que faz muito barulho?

Dessa maneira, tente implementar um sistema de adestramento simples. Existem tutoriais na internet que ensinam comandos básicos para cães e que podem ser colocados em prática.

Caso não consiga, existem profissionais que realizam adestramento de cães e alguns veterinários especialistas em comportamento animal. Eles irão dar dicas e fazer um acompanhamento do caso do seu pet.

Aliás, um aspecto de comportamento muito importante gira em torno de práticas sanitárias. Sempre apanhe o cocô e o xixi do seu animal na rua e o ensine que os tapetes da sua casa não são o banheiro dele, ok?

Cachorro deitado em sofá. Imagem ilustrativa para texto cachorro para apartamento.

Possui um cachorro e vai morar em apartamento? Confira essas dicas!

A seguir, selecionamos algumas dicas extras para tornar a experiência de ter um cachorro para morar em apartamento ainda mais bem-sucedida:

  • Tenha um espaço próprio para o pet: Ele precisa ter cama, brinquedos e um lugar específico para fazer as necessidades;
  • Mantenha o ambiente limpo: Cachorros soltam pelos, então você precisa ter uma rotina de limpeza do apartamento e fazer o banho e tosa do animal;
  • Crie uma rotina de passeio: Cães são animais sociáveis, portanto cuide de passear diariamente com o seu bichinho;
  • Por fim, monte um espaço acolhedor: Esses animais são bastante curiosos e gostam de explorar o ambiente. Quanto mais acolhedor o espaço, mais tranquilo o seu pet será!

Você escolhe seu pet ideal e a Direcional tem o melhor apartamento para vocês!

Você sabia que pode combinar o cachorro ideal com o melhor apartamento do mercado? Para encontrar o imóvel dos seus sonhos, conte com a Direcional.

Trabalhamos há mais de 40 anos para tornar possível o sonho da casa própria. Por isso, oferecemos atendimento personalizado e 100% digital para que você encontre o apartamento que combine com o seu perfil.

Portanto, clique aqui e conheça nossos empreendimentos e tire todas as suas dúvidas.

E se quiser ler outros conteúdos como este, acesse o Blog da Direcional.

CTA Do nosso canteiro Direcional para o seu canto 2 1 Cachorro para apartamento: saiba como não ter problemas com vizinhos!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas