Vai trabalhar em home office durante a quarentena? Confira essas dicas!

Vai trabalhar em home office durante a quarentena? Confira essas dicas! Riva Incorporadora

Com a quarentena estabelecida em diversas cidades do Brasil como forma de contenção do avanço do novo coronavírus, milhares de pessoas estão tendo que trabalhar em home office. Essa foi a alternativa encontrada por várias companhias e organizações para continuarem ativas nesse cenário de isolamento social tão necessário.

Porém, como nem todo mundo está familiarizado com essa forma de trabalhar, é normal surgirem dúvidas sobre como ela funciona na prática e como manter a produtividade e eficiência. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você. Acompanhe!

Como funciona o home office

O home office está longe de ser um mistério. De forma simples, ele permite que, sem sair de casa, você cumpra com as mesmas atividades que teria dentro da empresa onde atua.

Contudo, para que isso seja possível, as suas funções diárias devem ser aquelas realizadas, basicamente, por meio de um computador com acesso à internet. Ou seja, se você contar com essas duas coisas, pode acessar os sistemas internos da companhia, fazer uso de plataformas e até mesmo vender produtos/serviços e atender clientes.

As principais dicas para trabalhar em home office

Esclarecido o que é home office, vamos às dicas para otimizar seu tempo e não cometer erros que comprometam a sua produtividade e a sua eficiência. Tome nota!

Tenha uma conexão estável com a internet

Antes de mais nada, certifique-se que a sua conexão com a internet estará estável durante a quarentena. Você pode checar com o provedor — por e-mail, telefone ou chat online — se o aumento de usuários ativos ao mesmo tempo influenciará na qualidade do acesso à rede.

Também é interessante fazer alguns ajustes de alcance de sinal e segurança no roteador para garantir que o sinal transmitido por ele não está sofrendo problemas técnicos na rede, nem interferências causadas por terceiros que tentam acessá-la indevidamente.

Um segundo ponto relevante é que, se você faz uso de recursos audiovisuais no trabalho, deve garantir que terá uma banda larga eficiente para baixar e enviar arquivos multimídia. Se for preciso, pode ser uma boa ideia rever o seu plano para adicionar mais megabytes.

Organize os horários de trabalho (e siga-os à risca)

Quem vai atuar de casa precisa de organização para tornar o home office produtivo. Para tanto, gerir os horários de maneira bem definida para todas as tarefas do dia é crucial.

Isso é necessário para que você tenha controle sobre sua jornada de trabalho, assegure seus momentos de intervalo e pausa para refeições, e não acabe procrastinando determinados serviços — acumulando, assim, afazeres que possam comprometer prazos, orçamentos e projetos da equipe ou do setor.

Providencie um local específico para trabalhar

Outra dica importante para trabalhar em home office é ter um local específico só para essa função. Pode ser um cômodo sem uso, a varanda do apartamento ou simplesmente a área daquela escrivaninha no seu quarto. Assim, você tem como:

  • reduzir a circulação dos demais moradores no ambiente durante o horário de trabalho — evitando que eles atrapalhem ou tirem o seu foco;
  • manter a organização de documentos e artigos de escritórios sempre em dia, deixando-os sempre acessíveis para quando for preciso;
  • esquivar-se das distrações da sua residência, o que inclui desde eletrônicos (tv, rádio, home theater etc.) até itens pessoais e de decoração (como livros, revistas, esculturas, painel de fotos, luminárias, utensílios domésticos etc.).

A importância do distanciamento social

Por fim, vale reforçar a importância do distanciamento social. Afinal, mesmo que você não esteja no grupo de risco e seja do tipo que dificilmente adoece, é preciso pensar na sua família, nos seus amigos, vizinhos, nos colegas de trabalho etc. Nem todo mundo tem o mesmo estilo de vida, estado de saúde ou condições financeiras para enfrentar a COVID-19. O cenário muda de residência para residência.

Portanto, o melhor a se fazer é evitar que o novo coronavírus, que já é bastante contagioso, possa se proliferar com facilidade por conta de aglomerações desnecessárias e, com isso, atingir aquelas pessoas mais vulneráveis. Empatia é fundamental nesse momento!

Gostou das sugestões sobre como trabalhar em home office? Siga elas para manter o foco e a produtividade. Além disso, essas atitudes permitirão a você se adaptar com mais facilidade a esse tipo de medida que, como falamos, para muitos, é algo novo e diferente.

Aproveite para compartilhar nossas dicas nas redes sociais com os seus amigos e conhecidos que também estão trabalhando de casa nessa quarentena!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas