Como economizar gás de cozinha: confira 10 dicas

Como economizar gás de cozinha: confira 10 dicas Riva Incorporadora

Economizar gás é algo essencial nos dias de hoje, visto que seu valor está cada vez mais elevado. O tempo de duração de um botijão muda conforme o uso, mas com algumas práticas é possível reduzir significativamente seu consumo. Assim, é possível fazer uma boa economia e seguir o orçamento mensal sem maiores imprevistos.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

É importante ressaltar que é fundamental escolher uma boa revendedora de gás na sua cidade, uma vez que é preciso garantir segurança para você e sua família. Além do mais, o gás precisa ter qualidade para afetar a vida útil do seu fogão e para não manchar suas panelas. Continue a leitura e conheça 10 dicas para economizar gás de cozinha!

Evite passagem de vento próximo ao fogão

Caso na sua cozinha tenha uma janela ou uma porta que permita a passagem de vento para o seu fogão, é preciso deixá-las fechadas enquanto cozinha. Isso é necessário porque reduz a potência das chamas, exigindo mais tempo para que as panelas atinjam a temperatura ideal para o cozimento e, consequentemente, eleva o consumo de gás.

Organize a cozinha e os ingredientes

Muitas pessoas não sabem que deixar a cozinha e os ingredientes organizados ajudam na redução do consumo de gás. Caso você tenha o costume de ligar o fogão antes mesmo de deixar tudo preparado, provavelmente você está perdendo tempo e gastando gás sem necessidade.

Nesse sentido, é importante ressaltar que deixar algo refogando ou dourando enquanto preparamos outra coisa, pode fazer com que a receita passe do ponto e que você deixe o gás ligado mais tempo. Por essa razão, é essencial lavar, cortar e separar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar.

Utilize as tampas corretas das panelas

Uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de gás é diminuir o cozimento das receitas. Uma das formas para conseguir realizar isso é utilizar a tampa do tamanho exato da panela, assim o alimento cozinha mais rápido. Logo, não se esqueça de que usar a tampa correta facilita e agiliza o cozimento da sua receita.

Quando você coloca uma tampa maior ou menor que o diâmetro da panela que vai ao fogo, o calor acaba não se dispersando, os alimentos cozinham mais lentamente e o consumo do gás aumenta.

Deixe o forno fechado

Quando você abre o forno quando ele está funcionando acontece um choque térmico, visto que o ar de fora, que está em temperatura ambiente, entra em contato com a temperatura quente do interior do forno. Desse modo, perde-se muito tempo durante um cozimento, já que o forno terá um gasto maior para conseguir voltar a temperatura ideal para assar o alimento.

Dessa maneira, ao usar o forno para fazer alimentos assados é preciso abri-lo o menos possível. Manter o forno fechado permite que o gás seja usado de maneira correta. Assim, você evita o desperdício de gás.

Corte os alimentos em tamanhos menores

Alimentos cortados em dimensões maiores demoram mais tempo para cozinhar por completo. Dessa forma, esse tipo de preparo consome mais gás. Para solucionar esse problema, é preciso cortar os alimentos em tamanhos menores.

Sendo assim, com essa prática você pode otimizar o tempo, visto que os alimentos ficarão prontos mais rápido. Com isso, você gastará menos gás nos preparativos das verduras, por exemplo.

Preaqueça o forno

O pré-aquecimento é importante, visto que distribui o calor pelo forno com ele vazio. Além de ajudar na economia do gás, todo o alimento é assado na mesma temperatura e ao mesmo tempo. Saiba que você pode colocar mais alimento para assar.

Utilize panela de pressão

Diversas pessoas têm medo de utilizar a panela de pressão, mas conseguir utilizá-la pode ajudar você a economizar muito gás, uma vez que potencializa o cozimento dos alimentos e, assim, ajuda na economia do gás da sua cozinha.

Verifique o seu gás

É fundamental verificar as roscas dos botijões de gás e os canos do fogão e do forno de sua casa. Isso ajuda a economizar gás e evita possíveis acidentes. Caso você more em apartamento e o gás seja encanado, é válido certificar com o síndico se existem manutenções agendadas e, além disso, é preciso se atentar a validade da mangueira que liga o gás encanado ao fogão.

Pré-cozinhe alguns alimentos

Uma forma de economizar gás é pré-cozinhar alguns alimentos e depois reservá-los em pequenas quantidades. Essa prática é uma ótima forma de reduzir tempo e gás. Logo, isso é ótimo para aqueles alimentos que estão sempre no cardápio, como arroz, feijão e legumes.

Outra forma de diminuir o consumo de gás é deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de iniciar o seu cozimento na panela de pressão. Isso faz com que seu cozimento finalize mais rápido e gaste menos gás.

Desse modo, para economizar o uso de gás, busque preparar os alimentos que você tem o costume de consumir durante a semana de uma vez. Isso deixará sua rotina mais otimizada e reduzirá muito seus gastos.

Saiba a vida útil do seu fogão

É imprescindível ficar de olho na vida útil do seu fogão. Se ele estiver velho, provavelmente ele gastará mais gás. Além do mais, é um risco ele ter os bicos entupidos. Para evitar maiores contratempos, é essencial conferir a situação do seu eletrodoméstico e, caso seja necessário, troque o quanto antes.

Portanto, com as dicas mencionadas você pode economizar o gás de cozinha da casa de forma satisfatória. É preciso ficar atento nos quesitos mencionados para evitar maiores acidentes. Saiba que com essas práticas você também poderá economizar na conta de luz, já que os fogões podem ser ligados na energia para acender suas bocas. Ao cozinhar os alimentos mais rápido, você consegue obter diversas vantagens para o seu bolso.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos saibam como economizar o gás de cozinha!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas