Como financiar um apartamento? 8 passos essenciais

Como financiar um apartamento? 8 passos essenciais Riva Incorporadora

O financiamento imobiliário se tornou uma das principais formas para realizar o sonho da casa própria, porém, esse procedimento ainda costuma gerar muitas dúvidas. Por isso, separamos um passo a passo para que você consiga alcançar esse objetivo!

Adquirir a casa própria é o sonho de muitas pessoas — e não é para menos! Você pode decorar do jeito que achar melhor, pintar as paredes nas suas cores preferidas, colocar quadros e plantas, personalizar os armários, tudo isso sem a preocupação de o proprietário pedir o imóvel ou de ter que renovar o contrato.

Contudo, durante o financiamento do imóvel surgem algumas dúvidas frequentes. Afinal, existem diversos requisitos importantes no processo que devem ser considerados. Além disso, é preciso ser cauteloso para buscar a melhor opção de imóvel, pois estamos falando de uma alternativa muito eficiente de ter o seu lar — doce lar.

Neste texto, você verá como financiar um apartamento pode ser simples, mostraremos os 8 passos de como alcançar esse objetivo e quais são as vantagens dessa opção. Vamos começar?

As vantagens que o financiamento oferece

O medo de assumir uma dívida a longo prazo e a ideia errada de que o investimento pode não valer a pena, muitas vezes, faz com que muitas pessoas deixem de financiar um imóvel. No entanto, embora não seja fácil no início, o financiamento é uma ótima opção para conquistar o sonho da casa própria, além de oferecer diversas vantagens.

Só o fato de dormir e acordar em um local que é seu, e ter liberdade para decorar e fazer reformas do jeito que você quiser já vale muito a pena. Mesmo que você esteja pagando parcelas mensais, elas são de algo que é seu — um investimento para a vida toda. Mas, ainda há outros benefícios envolvidos. Veja abaixo.

Ter algo próprio

Sem dúvida, o principal benefício do financiamento é investir em algo que será seu. Além de fugir do aluguel, você realizará um investimento próprio para construir o seu patrimônio. Assim, comprar um imóvel traz segurança, conforto, liberdade e a oportunidade de melhorar de qualidade de vida. São diversas parcelas que serão abatidas a longo prazo, trazendo mais tranquilidade no futuro.

Possibilidade de utilizar o FGTS

O governo federal brasileiro permite a retirada do FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço) apenas em casos específicos, como a compra de imóveis, desde que alguns requisitos sejam cumpridos. Nesse caso, para quem tem uma boa quantia, o FGTS serve como uma entrada que faz com que você tenha prestações mais baixas e que não se prolongarão por tanto tempo. É um verdadeiro alívio nas finanças e contribui para a viabilidade do seu sonho.

Sair do aluguel

Se você está temporariamente em um local, faz sentido pagar aluguel. Porém, para pessoas já estabelecidas na cidade, o aluguel deixa de fazer sentido, e financiar um apartamento passa a ser a opção mais interessante. Sendo assim, ao trocar o imóvel alugado pela casa própria, você deixa de empregar dinheiro em algo que jamais lhe dará retorno.

Segurança na aquisição do imóvel

Embora muitas pessoas ainda apresentem receio em optar pelo financiamento imobiliário, a compra do imóvel nessa modalidade é uma das formas mais seguras de adquirir um bem. Isso porque, muitas vezes, você já está morando no apartamento, o que possibilita condições facilitadas e mais eficazes, com diversas garantias para uma transação muito mais tranquila.

Investimento para o futuro

Outra vantagem relevante é a possibilidade de poder investir também em outros projetos. Enquanto muitos deixam o sonho do apartamento próprio para mais tarde, você pode se planejar para comprar um carro novo, fazer uma viagem, formar uma família, abrir um negócio, entre outros.

Além disso, mesmo que a sua intenção não seja vender o imóvel, é bom saber que o dinheiro investido nessa transação pode valorizar com o passar dos anos.

O passo a passo para financiar um imóvel

Agora que você já sabe que financiar um apartamento vale muito a pena, é hora de saber como realizar esse projeto. Para facilitar sua vida e ajudar você a analisar o que deve ser considerado, separamos algumas dicas importantes para que entenda como funciona todo o processo e evite cometer erros nas etapas da aquisição do imóvel.

Prepare-se para entender o passo a passo de como financiar a casa própria. Explicamos em detalhes a seguir!

Faça uma simulação da proposta

Financiar um imóvel fica mais simples e gera menos frustrações quando você faz, primeiramente, uma simulação da proposta. Isso se deve ao fato de que são comuns as situações em que uma família ama o apartamento, começa a negociação na sequência e se frustra, mesmo com o dinheiro da entrada do imóvel. O problema, nesse caso, é a questão da verificação das condições do financiamento imobiliário.

Algumas cláusulas podem complicar o fechamento do negócio. Por isso, entenda devidamente com a instituição financeira ou com a construtora essas possibilidades. Solicite também o envio de propostas conforme sua renda e capacidade de pagamento.

A maioria das empresas já contam com simuladores de financiamento pela internet para que você opte pelo negócio que seja mais vantajoso para o seu bolso. Assim, você consegue agilidade e evita todo o processo burocrático.

Certifique-se de que o imóvel escolhido pode ser financiado

Pensando nos imóveis dos programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida — todos eles podem ser adquiridos com o financiamento, assim, a tranquilidade de morar em um apartamento próprio está ao seu alcance.

Outro ponto importante é que diversas empresas do setor imobiliário, como a Direcional Engenharia, oferecem ótimas condições de financiamento.

Aqui, é importante destacar que o programa MCMV é uma ótima alternativa para quem busca um financiamento com melhores condições. Afinal, os programas habitacionais do governo proporcionam taxas de juros mais baixas em relação a outros tipos de crédito, prazo para pagamento maior, entrada facilitada e, principalmente, a oportunidade de subsídios que são descontados diretamente no montante do imóvel.

Em todo caso, o mercado imobiliário conta com muitas opções de apartamento, mas existem algumas que não podem ser financiadas. Portanto, verifique as restrições antes de escolher.

Por exemplo, uma vez que o imóvel é a própria garantia da negociação, certifique-se de que ele está regularizado, sem nenhuma pendência judicial, e que está registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade na qual foi construído.

Além disso, lembre-se de que toda linha de crédito determina um valor máximo para o imóvel a ser financiado conforme a sua renda mensal, pois as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda. Por isso, é necessário conhecer a quantia que pode ser financiada e quanto você pode pagar, de modo que não comprometa seu orçamento. A dica aqui é analisar detalhadamente suas possibilidades.

Preencha a proposta online

Depois de definir o valor do financiamento e o que será comprometido da sua renda para isso, verifique se as condições do imóvel desejado se enquadram com os padrões do financiamento. Ou seja, envie seu projeto aos agentes financeiros que vão ceder o crédito para saber se a possibilidade do financiamento é viável.

Para chegar à etapa da proposta online, você já terá passado pela definição do plano de financiamento e condições — que são negociados com o agente financeiro. Assim, é preciso preencher a proposta para que o financiamento seja aprovado. No geral, essa proposta pede alguns dados pessoais, como nome, número de CPF e PIS, telefones, e-mail, formação e renda.

O principal cuidado é prestar muita atenção para que não falte nenhuma informação e não haja dados errados — esses deslizes acabam atrasando o andamento do processo. Uma dica é reunir tudo o que é preciso antes e sentar para fazer o preenchimento da proposta com toda a calma do mundo.

Envie os documentos necessários

Os documentos necessários para garantir o financiamento de um apartamento variam de acordo com bancos e construtoras. Contudo, no geral, são solicitados os seguintes:

  • documentos pessoais (RG e CPF);
  • comprovante de estado civil;
  • comprovante de renda;
  • certidão negativa de débitos municipais, estaduais e dívida ativa da União ou certidão positiva com efeito de negativa dos débitos;
  • extrato do FGTS e certidão negativa de propriedade de imóvel, para quem for usá-lo;
  • declaração de Imposto de Renda e extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses;
  • se for utilizar o FGTS: cópia de carteira da carteira de trabalho, extrato atual do FGTS, cópia da declaração de Imposto de Renda;
  • se o comprador for pessoa jurídica: documentos pessoais dos sócios (RG e CPF), contrato e/ou Estatuto Social atualizado e Certidão de Regularidade do FGTS.

Não se esqueça de separar a documentação com calma e antecedência, assim, você pode evitar muitas idas e vindas nos cartórios e nas instituições bancárias.

Aguarde as análises de crédito e jurídica

O envio de documentos é referente também às análises de crédito e jurídica. De acordo com as informações e os documentos apresentados, a instituição financeira checará a renda declarada, os dados do comprador e as características do imóvel para garantir a viabilidade de concessão do crédito, bem como sua situação junto aos órgãos de proteção de crédito. Daí a importância de estar com o nome limpo e ter um bom score de crédito.

Nessa fase, também são consideradas a renda, o perfil do cliente, o prazo do financiamento, entre outros critérios. O prazo de análise pode variar, mas, em geral, a aprovação do crédito acontece em cinco dias úteis. E toda a fase da liberação dura em torno de 40 dias.

Já na análise jurídica, os agentes financeiros fazem uma avaliação detalhada de toda a documentação enviada para que a transação imobiliária seja preservada, protegendo todas as partes envolvidas. Ou seja, o objetivo da análise é garantir a segurança do processo e a preservação dos envolvidos.

Avalie o imóvel por meio de uma visita técnica

Uma vez que a instituição financeira dá o aval para que o processo siga, é o momento de realizar uma avaliação do imóvel, por meio de uma vistoria que deve ser realizada por um engenheiro ou arquiteto credenciado, com a devida comprovação do pagamento da vistoria.

O intuito da visita técnica do financiamento imobiliário é comprovar a compatibilidade entre o valor da propriedade e o do mercado, como também as condições do apartamento, se estão de acordo com as exigências que permitem que ele seja financiado. Além de garantir que o apartamento não tem problemas de estrutura, infiltração ou qualquer avaria. Se estiver tudo correto, será elaborado um laudo para liberar as próximas etapas do financiamento.

Assine o contrato de financiamento e registre em cartório

Aqui, se não houver nenhuma pendência, é feita a assinatura do contrato de financiamento, que deve ser registrado em Cartório de Registro de Imóveis. Nesta etapa, entram alguns custos adicionais, como o pagamento do registro e o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). Lembre-se de que para fechar o contrato, você não pode ter nenhuma pendência em aberto.

É importante ressaltar que, ao assinar o contrato, o comprador ainda não poderá ter acesso à escritura do imóvel, visto que a propriedade continuará vinculada à instituição que concede o empréstimo.

Finalize o processo para a liberação dos recursos

Por fim, com todas as etapas anteriores aprovadas, chega a hora de enviar o registro do contrato para o banco responsável pelo financiamento. Agora, falta muito pouco para que seu sonho, literalmente, saia do papel.

Você precisa enviar uma via do contrato para que o banco libere o financiamento ao vendedor. Normalmente, isso acontece por meio de depósito em conta-corrente, ordem de pagamento ou DOC — em até cinco dias úteis depois do recebimento do contrato registrado. Depois disso, pronto, é só pegar as chaves e planejar a sua mudança!

Embora o processo não seja necessariamente fácil, seguindo todos os passos corretamente de como financiar um apartamento o projeto se torna mais simples e você pode sempre contar com a ajuda de uma imobiliária, que lida com isso diariamente e traz mais conhecimento, além do banco e da construtora. Tenha controle de cada etapa do financiamento, pois, assim, você reduz as chances de qualquer pendência que trave todo o fluxo do processo.

Uma dica final é ter um planejamento financeiro eficiente para não deixar de pagar todas as parcelas em dia. Portanto, organize suas finanças, elimine os gastos desnecessários, esteja em dia com suas dívidas e, sobretudo, escolha um financiamento adequado para o seu perfil, que atenda suas necessidades. Dessa forma, você pode assumir esse compromisso com tranquilidade!

Gostou de ter mais detalhes sobre como financiar um apartamento? Que tal assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas