Como planejar sua reserva de emergência? Veja 4 dicas

Como planejar sua reserva de emergência? Veja 4 dicas Riva Incorporadora

Entenda as melhores formas de manter uma reserva de emergência para não ser pego de surpresa e também para poder criar novos projetos.

Você já pensou em como planejar a sua reserva de emergência? Contar com esse tipo de planejamento financeiro é importante, especialmente porque sabemos que qualquer um está sujeito a imprevistos.

Fatores que geram um gasto extra, como um problema de saúde, perda do emprego ou um dano material, podem ocorrer a qualquer momento. Para contornar esse tipo de situação, é importante contar com uma reserva de emergência.

Se você tem interesse pelo assunto e quer conhecer 4 dicas sobre como planejar a sua reserva de emergência, continue a leitura deste post.

O que é reserva de emergência?

Ter uma reserva de emergência significa guardar um dinheiro para imprevistos que ocorrem em nossas vidas. Na prática, na verdade, não queremos nos preocupar com esse tipo de situação, mas é importante entender que ter uma quantia destinada a essa finalidade é capaz de deixá-lo mais tranquilo.

Por essa razão, a meta deve ser mexer no dinheiro da reserva financeira apenas nos casos em que é estritamente necessário, como quando precisamos de uma quantia imediata.

Qual é a importância de ter reserva de emergência?

A reserva financeira é relevante porque quando alguma situação adversa e que exige dinheiro ocorre precisamos recorrer a alternativas, como um empréstimo — o que pode ser perigoso e gerar dívidas de quantias expressivas.

Além disso, ao contrair uma dívida sem saber exatamente como vai pagá-la, o risco de cair na inadimplência é bastante alto, o que pode fazer com que seu nome fique sujo. Ou seja, o ideal é evitar esse tipo de situação.

Com educação financeira, é possível ter uma rotina mais organizada e garantir que seus dias sejam bem mais tranquilos, sem preocupações com dívidas ou surpresas desagradáveis relacionadas ao próprio dinheiro.

Como planejar?

Todas as formas de realizar uma reserva passam pela necessidade de planejar para separar uma quantia em dinheiro a fim de conseguir criar a sua reserva de emergência. A seguir, vamos apresentar 4 dicas relevantes que você pode colocar em prática em seu dia a dia!

Tenha organização financeira

É preciso ter organização financeira para dar início a sua reserva de emergência e fazer com que ela aumente todos os meses sem ser preciso fazer muito esforço, ou seja, sem sacrificar drasticamente as demais áreas da sua vida.

Também faz parte da organização financeira saber que a quantia juntada a título de reserva de emergência, como o próprio nome sugere, deve ser utilizada apenas em emergências, ou seja, em situações desfavoráveis, como:

  • ao perder o emprego;
  • precisar consertar o veículo ou um aparelho eletrônico;
  • comprar um medicamento, entre outros.

Para não sabotar a sua reserva, é preciso saber diferenciar desejos imediatos de situações de emergência. Fazer a viagem dos seus sonhos ou trocar o seu carro que funciona corretamente por um novo modelo lançado recentemente pela montadora, por exemplo, são gastos que não devem ser vistos como uma necessidade.

Realize o controle de gastos

Para sobrar mais dinheiro para poupar é relevante realizar o controle de seus gastos. Para isso, você pode fazer um orçamento com todas as suas despesas e analisar aquelas que podem ser excluídas do seu dia a dia, afinal, existem muitas despesas fixas (ou seja, que ocorrem todos os meses) que não são necessárias.

É o caso, por exemplo, de uma pessoa que tem um plano de TV por assinatura e de diversos serviços de streaming de vídeo ao mesmo tempo. Nesse caso, para diminuir as suas despesas, ela pode optar por continuar com apenas aquele que mais usa em seu cotidiano e cancelar os demais serviços que, apesar de serem pagos, não são usados com frequência.

Também é importante evitar compras por impulso, afinal, a mudança de hábitos é uma relevante parte da construção da reserva de emergência. Para isso você pode preferir o pagamento à vista em vez de usar sempre o cartão de crédito e refletir antes de realizar uma nova compra a fim de diminuir o impacto do fator emocional em suas aquisições.

Aprenda a fazer um bom planejamento financeiro

Antes de pensar em realizar uma alteração ou criar um hábito, é necessário ter dimensão da situação atual da sua vida financeira, ou seja, você deve saber o quanto gasta, o quanto ganha e quais custos representam as suas maiores despesas, por exemplo.

A partir dessas informações, é possível criar um bom planejamento financeiro. A ideia deve ser montar uma estratégia para melhor a utilização dos seus recursos e, consequentemente, preparar o cenário para compor a sua reserva de emergência. Assim, é possível se planejar para guardar dinheiro e utilizá-lo de maneiras diversas.

Saiba qual é o valor ideal

Mais um passo relevante é saber qual é o valor ideal para a sua reserva de emergência, uma vez que ela deve ser capaz de ajudá-lo em casos excepcionais e evitar dívidas.

Nesse sentido, é preciso ter organização financeira para poupar todos os meses um valor para começar a compor a reserva de emergência. Essa quantia deve ser determinada, mas recomendamos que você guarde por volta de 10% a 30% do seu salário.

O valor total da reserva de emergência deve conseguir suprir todas as suas necessidades por um determinado período, sendo que o ideal é que a reserva de emergência corresponda ao seu custo de vida total, considerando, por exemplo, suas contas fixas (como luz, água e condomínio, entre outras), salário etc.

Onde investir o dinheiro?

A reserva de emergência deve ser acessível sempre que for preciso, afinal, o objetivo é que ela seja usada em um imprevisto. Por isso, no momento de escolher a aplicação adequada para criar sua reserva é importante considerar as que apresentam liquidez, pois, nesse caso, o valor pode ser resgatado a qualquer momento, sem nenhum prejuízo.

Como também não é interessante correr o risco de perder essa quantia, o ideal é optar por um investimento de baixo risco, que gere um bom retorno e permita que você tenha maior facilidade e velocidade de resgatar o dinheiro investido.

Agora que você já sabe como planejar a sua reserva de emergência, comece a criá-la o quanto antes! Inclusive, é importante contar com esse planejamento financeiro antes de pensar em comprar um imóvel para fazer uma aquisição mais segura.

Se tem interesse em comprar a casa própria, entre em contato conosco e descubra como a Direcional é capaz de ajudar você!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas