Controle financeiro: 5 dicas para você alcançar seus objetivos

Controle financeiro: 5 dicas para você alcançar seus objetivos Riva Incorporadora

É preciso ter um bom controle financeiro pessoal para realizar sonhos. Veja como alcançar seus objetivos com essas 5 dicas incríveis!

A maneira mais básica de cuidar do seu dinheiro é ter um bom controle financeiro pessoal. É dessa forma que você vai realmente conhecer sua renda, seus gastos mensais e saber o que pode cortar para ter mais dinheiro sobrando na conta. Dinheiro para realizar um sonho, para investir ou para ter uma reserva financeira, por exemplo.

Mas, afinal, o que é controle financeiro pessoal? Bom, podemos resumir dizendo que é todo o registro das entradas e das saídas de capital. Quando você registra todos os seus gastos, você passa a entender o que está acontecendo com o seu orçamento detalhadamente. Assim, para de ter surpresas com contas e consegue manter uma boa saúde financeira, planejando-se para o futuro.

Ter controle do seu orçamento é imprescindível para que você consiga manter uma vida financeira tranquila e saudável. Quer fazer as pazes com a sua renda e realizar sonhos? Então continue a leitura para conferir as melhores dicas para atingir seus objetivos!

Faça o registro de tudo

O primeiro passo para ter um bom controle financeiro pessoal é registrar tudo, se possível, todos os dias e no momento que você tiver uma despesa ou receita. Essa fase é muito necessária, pois é nessa hora que você vai conseguir diagnosticar onde você tem usado os seus recursos e descobrir quais são as suas fontes de renda.

Fazendo isso, você vai entender o quanto está ganhando e o quanto está gastando. A partir daí, você poderá tomar algumas medidas importantes para equilibrar as suas finanças ou então melhorar a sua situação financeira.

Divida os seus gastos em fixos e variáveis

Após saber quais são os seus gastos, é fundamental separá-los por categorias. Dessa forma, você começa a saber para onde está indo seu dinheiro, com o que mais está gastando e quais são os gastos desnecessários.

O ideal é que, mensalmente, você calcule a porcentagem que cada gasto indica no total das suas despesas. Vale destacar que, além das categorias fixas, é importante acrescentar ainda as categorias variáveis. Confira os gastos fixos mais comuns:

  • água;
  • energia elétrica;
  • aluguel;
  • internet;
  • telefone;
  • transporte;
  • supermercado;
  • saúde.

Já os gastos variáveis mais comuns são os seguintes:

  • roupas;
  • restaurantes;
  • salão de beleza;
  • festas;
  • cinema;
  • emergências.

Defina todos os seus objetivos e metas financeiras

Um grande erro de quem decide poupar recursos é poupar sem objetivo e meta definidos, ou seja, a pessoa simplesmente decide guardar dinheiro por guardar. Isso faz com que o dinheiro acabe sendo gasto na primeira oportunidade que aparecer.

Por essa razão, o mais indicado é ter objetivos financeiros, pois, ao ter um destino claro, você consegue ter um controle bem melhor dos impulsos consumistas, guardando os recursos para comprar algo que você tanto deseja.

É importante determinar as suas prioridades para conseguir definir seus objetivos e metas. Ambos têm que estar bem-alinhados ao que você tanto almeja e ao momento financeiro que você vive, certo?

Seus objetivos financeiros podem ser, por exemplo, comprar uma casa ou apartamento, pagar dívidas atrasadas, comprar um carro, entre outros. Mas saiba que ter objetivos é só um começo, pois isso não basta. Caso queira alcançar seus sonhos, você terá que quebrar esses objetivos em metas financeiras.

Você deve estar se perguntando: mas qual é a diferença entre objetivo e meta? Bom, a meta é mais mensurável que o objetivo, por esse motivo, acaba facilitando as fases de planejamento.

Se o seu objetivo for adquirir uma casa própria, por exemplo, para transformá-lo em uma meta financeira, você precisa definir os detalhes de como chegar no objetivo. Lembre-se de que quanto mais bem definida for a sua meta, maiores vão ser as chances de ter sucesso.

Elimine todas as suas dívidas

As dívidas são grandes barreiras para muitas pessoas quando o assunto é alcançar metas financeiras. Então, a melhor saída é pagá-las o quanto antes. Procure fazer um plano para eliminar todas as dívidas. Assim que estiver sem nenhuma, é preciso se comprometer a ficar sem elas.

Caso você não tenha dívidas, saiba que já está um passo à frente do controle financeiro pessoal. Porém, se esse não é o seu caso, pense em todas elas como prioridade. Você jamais pode iniciar seu planejamento financeiro se estiver com várias dívidas.

Entre pagamentos mensais mínimos, altas taxas de juros e tantos prejuízos que as dívidas podem causar para você, o melhor é pagar todos antes de começar seus investimentos. Pense em uma boa estratégia de pagamento das dívidas e foque nesse objetivo.

Faça a sua reserva de emergência

Para ter um bom controle financeiro pessoal, é preciso contar com uma reserva financeira. O objetivo dessa reserva é específico, por isso ela não pode ficar junto com os seus investimentos, combinado?

Você deve estar com dúvida sobre a quantia determinada para essa reserva. Bom, uma ótima reserva tem que ser o suficiente para que você consiga manter seu padrão de vida por aproximadamente 6 meses. Lembrando que esse é o tempo mínimo.

Ao ter uma economia exclusiva para as emergências, você não precisa recorrer aos cartões de crédito quando surgir alguma emergência. Então, vai poder aposentar seu cartão e cobrir as despesas surpresas com esse fundo.

Algo que é importante destacar: lembre-se de que o controle financeiro pessoal não se trata somente de cuidar do hoje, do agora, mas também de fazer um planejamento para o futuro. Afinal de contas, não vai adiantar muita coisa pensar no presente e se esquecer de que os dias não são constantes como desejamos.

Fazer um planejamento mensal é uma etapa importante para começar, mas você precisa estender para diversos meses ou até anos. Para fazer da forma certa, é essencial se perguntar:

  • Onde desejo estar daqui 5 anos?
  • O que gostaria de conquistar durante esse tempo?
  • Existem limitações? Quais são elas?
  • O que posso fazer para superá-las?

Saiba que fazer um planejamento não significa que tudo vai sair como você está prevendo. Não se esqueça de que a vida não é constante, então, sair do que foi planejado é algo que pode acontecer. Porém, planejar é algo que vai assegurar que você tenha mais preparo para passar por esses momentos, podendo mudar o caminho sem ter grandes dificuldades.

A educação financeira e o controle de gastos são essenciais para que você atinja sua tranquilidade financeira o mais rápido possível. É o sonho de muitas pessoas poder realizar um sonho, como a conquista da casa própria para sair do aluguel, sem ter que se preocupar com dívidas, não é mesmo? Você pode conquistar isso! O passo inicial é querer se organizar e, em seguida, colocar todas essas dicas em prática!

E aí, o que achou do texto? As dicas foram relevantes para você? Aproveite a visita em nosso blog para conhecer também os princípios de educação financeira que você precisa saber agora mesmo!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas