Entenda o que é taxa Selic e como ela impacta na compra de imóveis

Entenda o que é taxa Selic e como ela impacta na compra de imóveis Riva Incorporadora

Já ouviu falar sobre o tema, mas não sabe o que é taxa Selic? Então este post é para você! Apresentamos como ela impacta o setor imobiliário.

Você sabe o que é taxa Selic? Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar sobre esse termo nos noticiários. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que ela, de fato, significa e acerca do seu impacto no dia a dia.

A verdade é que a taxa Selic impacta diretamente na vida financeira de toda a população, inclusive na compra de imóveis — motivo pelo qual é importante conhecer o assunto.

Pensando em ajudar você a entender sobre o tema, preparamos este post para explicar o que é a taxa Selic e como ela se relaciona com a economia. Continue a leitura para conferir os detalhes!

O que é taxa Selic?

Selic é uma sigla que quer dizer “Sistema Especial de Liquidação de Custódia”. Na realidade, se trata de um sistema do Banco Central que registra todas as operações feitas e que se relacionam com os títulos escriturais do Tesouro Nacional — isso quer dizer que ao comprar um título público Tesouro Selic, por exemplo, você basicamente está emprestando dinheiro ao governo que em troca deve pagar juros para você.

A Selic é uma taxa relevante por diferentes razões financeiras, econômicas e monetárias, como as seguintes:

  • para calcular todas as demais taxas de juros da economia brasileira;
  • como estímulo ao consumo ou controle de inflação;
  • para direcionar os rendimentos de determinados investimentos, como os ativos de renda fixa.

Dessa maneira, podemos dizer que a Taxa Selic funciona como uma ferramenta utilizada pelo Banco Central do Brasil para controlar a inflação e a economia. A finalidade é que a taxa real se aproxime da meta de juros criada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) — o órgão que é responsável pela definição do valor.

O que é a taxa Selic diária?

Em geral, os ativos do Tesouro Direto são comprados pelas instituições bancárias. De acordo com a legislação, eles devem direcionar um percentual de seus depósitos a uma conta do Banco Central.

A quantidade de operações bancárias que são feitas em um único dia é imensa e, ao somar o montante realizado por todas as instituições, o número é ainda mais expressivo. Por essa razão, o Banco Central tem uma determinação de que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado.

A finalidade dessa imposição é prevenir o excesso de dinheiro em circulação, que, por sua vez, é responsável por controlar a inflação. Para tanto, as instituições financeiras costumam realizar empréstimos entre elas, sendo que há taxa de juros e também a emissão de títulos de curto prazo de apenas 1 dia.

Dessa maneira, é realizada uma média ponderada e ajustada que é divulgada todos os dias, chamada de taxa Selic diária. A soma do ano é conhecida como taxa Selic anual.

Como ela impacta na compra de imóveis?

Como vimos, a taxa Selic é um mecanismo usado para controlar a inflação. Em geral, o Copom costuma aumentar os juros da economia quando a inflação se encontra alta.

Isso é feito para que seja mais caro obter crédito, o que auxilia na redução do consumo e diminui a demanda por serviços e produtos, reduzindo a alta dos preços.

Quando o país se encontra em uma situação de inflação controlada e baixa atividade econômica, a política que costuma ser adotada é a de queda dos juros. Assim, o crédito fica mais barato, o que facilita investimentos por parte das empresas e consumo pelas famílias, inclusive na compra de imóveis.

Nesse sentido, a taxa Selic impacta diretamente na compra de imóveis, porque quanto mais alta ela está, maiores devem ser os juros do financiamento imobiliário. Isso ocorre porque quando a taxa básica de juros é aumentada, o crédito pode ficar mais caro.

No momento, a taxa Selic está baixa, motivo pelo qual é a hora certa para tomar a decisão de comprar um apartamento. Enquanto a taxa ainda se mantém baixa, os juros do crédito imobiliário continuam atrativos, uma vez que o valor atual da taxa é fixado na assinatura do contrato e válido durante todo o período do financiamento.

Por que você deve conhecer essa taxa?

Conhecer sobre a taxa Selic é importante para saber identificar os melhores momentos para compra, afinal, como vimos, é por meio dela que o governo consegue ter um controle da inflação.

Na realidade, há um aumento da taxa Selic quando o governo deseja que o dinheiro se torne “mais caro”, pois tal medida dificulta o acesso a ele. Quando o dinheiro “vale mais”, os juros de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, por exemplo, também aumentam.

Dessa maneira, é possível dizer que quando o governo aumenta a taxa Selic, em outras palavras, ele está falando que não é o melhor momento de comprar. Afinal, o seu objetivo é impedir que as pessoas tomem decisões financeiras de grande impacto, a fim de controlar a inflação.

Já quando há um movimento contrário, com a diminuição da taxa Selic, a ideia do governo é movimentar a economia e contribuir para seu crescimento. Nesse caso, o acesso ao dinheiro é facilitado para estimular o consumo e o desenvolvimento da economia em geral.

Como ela se relaciona com o mercado imobiliário?

A taxa Selic influencia diretamente no mercado imobiliário ao favorecer compras, afinal, quem realiza um financiamento de um imóvel, em geral, realiza uma operação de longo prazo.

Nessa realidade, é normal que as pessoas tenham receio de pegar crédito no mercado para comprar apartamento quando as taxas de juros se encontram altas. No entanto, nos casos em que a taxa Selic está baixa, as condições de financiamento, em geral, se tornam mais vantajosas, uma vez que os bancos também abaixam as suas próprias taxas de juros.

Consequentemente, a compra de imóveis se torna uma transação com muito menos risco, uma vez que o impacto da aquisição no orçamento é menor. Durante a pandemia gerada pela Covid-19, por exemplo, houve um aumento no número de venda de imóveis e de aquisição de crédito imobiliário.

Isso ocorreu em razão das baixas taxas de juros, que tornaram o momento mais propício para a compra de imóveis. Mais um fator que impulsionou as vendas nesse momento é a tendência do home office, que gerou novas necessidades e evidenciou ainda mais a importância de se ter um lar confortável.

Agora que você já sabe o que é taxa Selic, lembre-se de observá-la para saber qual é o momento ideal para compra de imóveis, sempre considerando também outros fatores, como oportunidades disponíveis no mercado e lançamentos imobiliários que atendam às suas necessidades.

Se você gostou das orientações que apresentamos neste post, continue a visita em nosso blog e descubra como funciona a entrada do financiamento e em qual momento é preciso pagá-la!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas