Posso fazer financiamento com nome sujo?

Posso fazer financiamento com nome sujo? Riva Incorporadora

O financiamento é um recurso que pode deixar você mais perto do sonho de ter um imóvel. Mas é possível fazer financiamento com nome sujo? Vamos contar tudo!

O financiamento de imóveis é uma estratégia para que diversos brasileiros realizem o sonho da casa própria. No entanto, muitas pessoas têm dívidas e acabam com o que chamamos de “nome sujo”.

Isso causa uma dúvida muito comum: é possível fazer financiamento com nome sujo? Além disso, é importante saber se o programa Minha Casa, Minha Vida permite essa situação.

Neste texto, vamos contar tudo sobre esse assunto. Além disso, vamos mostrar como limpar o nome. Quer saber mais? Siga com a leitura.

O que é financiamento de imóveis?

Antes de mostrar se, de fato, é possível financiar imóvel com nome sujo, vamos falar sobre a prática do financiamento em si, que permite a compra de um imóvel mesmo com renda baixa. Para adquirir o imóvel, um comprador dá a entrada no bem com um valor, e pede emprestado a uma instituição financeira o que restar. Esse restante é o financiamento.

O financiamento de imóvel tem condições diferenciadas caso a caso. No entanto, as parcelas costumam sofrer juros e correções monetárias. Durante o prazo de pagamento, o imóvel está ligado ao comprador, mas ainda não está passível de negociação.

Esse prazo, em geral, é pré-estabelecido em um contrato, que obriga o comprador a arcar com certa quantia por mês. No entanto, as condições de cada financiamento variam de acordo com o que foi definido, como a presença de carta de crédito (comum nos consórcios).

É possível fazer financiamento com nome sujo?

Afinal de contas, será que é possível que alguém com o nome sujo utilize esse tipo de crédito? É bem mais difícil conseguir o financiamento com nome sujo ou negativado por dívidas. Isso ocorre porque os bancos, a quem compete verificar o crédito, dificilmente liberam a compra de um imóvel para quem tem o score baixo.

O Serasa Score 2.0 é o cálculo de pontuação de cada pessoa, baseado no comportamento financeiro do consumidor. Além de comprovar sua renda, essa pontuação é bem importante na hora da liberação do crédito.

Exatamente por isso, fazer o financiamento com nome sujo é mais complicado, e depende da consulta dos bancos, os quais podem facilmente rejeitar o pedido. O melhor caminho é regularizar a sua situação.

Quem tem nome sujo pode financiar imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem como propósito ajudar as famílias brasileiras a conquistarem a sua casa própria. No entanto, ser aprovado pelo financiamento do MCMV tem alguns requisitos.

Um deles é que o nome do comprador do imóvel esteja limpo. Ou seja, não é possível financiar um imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida com o nome negativado.

Como limpar o nome?

Por último, vamos dar algumas sugestões sobre o que fazer para limpar o nome e poder fazer o seu financiamento de imóvel. Acompanhe!

Confira a situação do seu CPF

Ter o nome sujo, como você pôde perceber, é prejudicial ao seu CPF, visto que restringe a obtenção de crédito, até mesmo para o financiamento. Por isso, conferir se o seu nome está no cadastro de inadimplentes dos principais órgãos de proteção ao crédito (Serasa, Boa vista – SCPC, SPC) é um bom começo.

Negocie as dívidas

Há algumas formas de negociar as dívidas, até mesmo, online, em feirões. O Serasa Limpa Nome é uma delas. O sistema torna o pagamento das dívidas mais fácil para que o comprador possa quitar seus débitos e deixar o nome limpo novamente.

Organize as finanças

Educação financeira é essencial, especialmente, para limpar o nome de uma vez por todas. Exatamente por isso, organizar as finanças é algo fundamental, de modo que você não tenha problemas com dívidas de novo.

Além de evitar o popular nome sujo, você também vai ter um orçamento certo para o mês e aprender a poupar dinheiro para seus objetivos.

Agora, você aprendeu mais sobre o crédito imobiliário. É mais difícil fazer financiamento com nome sujo, e não é possível fazê-lo no Minha Casa, Minha Vida, nesse caso.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo. Aproveite nosso post e adquira mais organização financeira.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas