Conheça 5 formas de usar livros na decoração do apartamento

Conheça 5 formas de usar livros na decoração do apartamento Riva Incorporadora

Existem muitas formas de expor seus títulos favoritos no seu lar. Saiba agora como trabalhar com os livros na decoração.

Já percebeu que muitos dos objetos mantidos em residências conseguem contar histórias e transmitir parte da personalidade de seus moradores? Se você curte essa ideia, precisa aprender a incluir livros na decoração do próprio lar.

As possibilidades são infinitas e podem funcionar em diversos espaços do imóvel. Basta um pouco de ousadia e algumas referências para transformar os cômodos com toda a riqueza das obras impressas. O melhor é que esses materiais estão disponíveis em várias cores, tamanhos e formatos.

Continue a leitura e se inspire com as dicas que preparamos para você!

Quais são as vantagens de usar livros na decoração?

O primeiro benefício está no baixo custo da ideia. Afinal, é possível aproveitar coleções que a família já tem para criar um projeto exclusivo. Pense que, com base nos temas e gêneros das obras, as visitas conseguem ter uma noção do perfil e estilo de vida dos moradores.

Essa decoração de apartamento também é uma forma de exibir, com orgulho, as preferências de uma pessoa em relação a inúmeros assuntos. Isso porque os livros podem indicar que alguém gosta de viagens, aprecia culinária, entende de música ou é fã de determinados escritores.

Ou seja, as principais vantagens incluem economia e personalização dos espaços. Além do mais, como boa parte dos materiais impressos são compactos, você com certeza não terá dificuldade para mudar a disposição de cada unidade. Isso favorece a limpeza e o cuidado com os títulos.

Como decorar os ambientes com livros?

Esses objetos são versáteis e cabem em vários locais do apartamento. Você pode usá-los de modo individual ou agrupados nas tradicionais fileiras e pilhas, com apoio sobre superfícies verticais e horizontais. O importante é buscar ideias de decoração para diferentes áreas. Veja algumas abaixo.

Prateleira ou nicho flutuante nos quartos

Uma solução que foge do convencional é pendurar os livros de um jeito que pareçam estar flutuando. Para isso, você deve fixar suportes específicos nas paredes. Eles contêm uma lâmina horizontal que permanece entre as páginas das obras, a fim de esconder os vestígios da estrutura e simular uma prateleira invisível.

É uma opção legal para compor quartos de adultos e crianças, independentemente da estética presente no cômodo. Se for um ambiente com estilo minimalista ou muito clean, por exemplo, o uso de livros na decoração vai trazer novos detalhes e valorizar uma divisória sem graça.

Preenchimento de móveis nas salas

A mobília é uma grande aliada para manter todos os pertences dos moradores organizados. No entanto, priorize peças que ajudem a manter seus livros à vista, e não guardados em compartimentos. As estantes com fundo vazado são ótimas opções para receber e destacar inúmeras obras.

Você também pode apoiar alguns exemplares sobre um painel de TV ou aparador, criando um volume em uma das laterais do móvel. Outra variação é posicionar uma pequena pilha sobre a mesa de centro. Só tenha o cuidado de selecionar publicações que atraiam o olhar de quem frequenta a sua sala.

Complemento de recipientes nas cozinhas

Pouca gente pensa em usar livros na decoração desses espaços, muitas vezes por conta da umidade e da gordura que pode acumular durante o preparo dos alimentos. Ainda assim, vale a pena escolher um ponto estratégico e protegido para destacar obras relacionadas à gastronomia.

Diferentemente da sala de estar, onde os materiais costumam ficar apoiados nos móveis, a ideia é usar recipientes que agrupem livros e cadernos de receitas. Pode ser uma caixa de madeira sobre a bancada, um cesto de palha no topo da fruteira ou uma grade metálica em forma de painel de parede.

Apoio para itens aromatizadores nos lavabos

Quem não gosta de frequentar um ambiente perfumado? Não é à toa que os produtos aromatizadores vêm conquistando espaço na decoração dos imóveis. Mais que fragrâncias agradáveis, as empresas passaram a desenvolver frascos bonitos para valorizar a aparência de lavabos e banheiros.

São velas, difusores, sachês e porta incensos que costumam ser colocados sobre as cubas e pias ou até dentro de nichos. Muita gente gosta de apoiá-los sobre bandejas, portanto, uma ótima alternativa a elas está nos livros. Escolha obras cativantes e renove o visual do espaço sem esforço!

Destaque de frases nos escritórios

Outra proposta para aproveitar os livros na decoração é filtrar páginas que tragam conceitos, trechos de publicações e até figuras que você gosta. Já pensou em ter sempre uma frase inspiradora à sua frente nos dias que precisar de foco máximo para trabalhar ou estudar?

Se há um escritório em seu apartamento, compensa decorá-lo com materiais que gerem reflexões e motivação extra. Pode ser útil pendurar obras de um jeito que fiquem sempre abertas. Disponha elas em pé, selecione as partes que você considera relevantes e coloque um peso no centro para segurar as abas.

O que considerar na escolha dos livros?

Alguns fatores devem ser observados na definição das obras que vão decorar os cômodos. O primeiro é o efeito que você deseja transmitir a quem chega no local. Se for imponência e sofisticação, por exemplo, os materiais volumosos e pesados serão a melhor aposta.

O tamanho do ambiente também é importante, já que é preciso um equilíbrio entre as dimensões de diferentes objetos. Quem tem apartamento pequeno tende a escolher móveis menores para aproveitar cada centímetro disponível, otimizar o espaço e evitar o aspecto de bagunça.

Nesse caso, os livros de tamanho médio são boas opções porque não deixam as diferenças de medidas tão evidentes. Para não ter dúvidas, faça testes com vários títulos e observe o resultado. O importante é chegar a um visual que agrade e transmita boas sensações aos moradores.

Outro ponto a considerar é a composição de cada livro. Versões de capa dura são as mais resistentes e duráveis, portanto, devem ser priorizadas sempre que possível. Elas são adequadas, inclusive, para áreas que tendem a receber um nível maior de umidade, como cozinhas e lavabos.

Viu como é simples trabalhar com livros na decoração do seu imóvel? Agora você tem várias ideias para consultar quando quiser atualizar os ambientes. Lembre-se de que o aspecto final da transformação deve estar adequado ao gosto dos moradores.

Aproveitando o gancho do assunto, veja também como usar quadros na decoração do apartamento!

CTA sidebar 3 Conheça 5 formas de usar livros na decoração do apartamento

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas