Como é morar em Fortaleza? Conheça as vantagens e melhores regiões

Como é morar em Fortaleza? Conheça as vantagens e melhores regiões Riva Incorporadora

Se você tem vontade de habitar alguma cidade nordestina, certamente já se perguntou sobre como é morar em Fortaleza. A capital do Ceará fica em uma região litorânea, bem ao norte do estado, e sua população atual alcança o número de 2,6 milhões.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.


Mais que incríveis praias para encantar turistas, esse destino combina características atrativas a diversos públicos. Tranquilidade, cultura rica e clima agradável são apenas alguns exemplos, mas os benefícios que proporcionam já fazem muita gente querer comprar apartamento por lá.

Para falar melhor sobre Fortaleza, contamos com a participação de Tereza Portinho, coordenadora de marketing da Direcional, que tem experiência no assunto. Acompanhe, pois nosso texto poderá ajudar você a fazer algumas escolhas, difíceis, porém, também deliciosas!

Como é morar em Fortaleza?

Considerando que o Ceará faz divisa com Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, é possível chegar a sua capital por meio de rodovias que passam por esses estados. Você também pode optar por voos com desembarque no Aeroporto Pinto Martins, situado a 10km do centro de Fortaleza.

A pergunta que importa aqui é: vale a pena apostar nessa região? Para começar, saiba que Fortaleza está entre os destinos mais requisitados para o turismo e conta com infraestrutura completa para atender todos os públicos, de visitantes (brasileiros ou estrangeiros) a moradores locais.

Inclusive, já foi apontada por uma importante revista como a melhor capital para quem deseja investir. Isso porque, nos últimos anos, a cidade tem criado um ambiente extremamente favorável para os negócios, com estímulo à geração de empregos e ao empreendedorismo.

Nas palavras de Tereza, “morar em Fortaleza, para mim, é ter qualidade de vida. Uma cidade grande que tem uma cara de cidade pequena, sem tanto trânsito e com um eterno clima de verão.” Ela indica, no entanto, o transporte público e a questão da violência como aspectos que demandam melhorias. E podem melhorar!

Quais são as principais vantagens?

Todo mundo se interessa pela tranquilidade de pequenos municípios e, ao mesmo tempo, deseja o conforto das grandes cidades. Fortaleza alia essas características e oferece diversas vantagens. Confira as principais e descubra se compensa fazer um planejamento financeiro para se mudar.

Custo de vida acessível

A capital cearense concilia muito bem a oferta de serviços voltados ao turismo e a manutenção de infraestrutura completa para amparar a população local. Isso significa que consegue atender às necessidades de diversos públicos, gostos e bolsos.

Cabe destacar, ainda, que a região metropolitana de Fortaleza é uma das mais desenvolvidas no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Nordeste. Tal condição colabora para a manutenção de um padrão de vida adequado, capaz de promover saúde e longevidade.

Bons serviços e comércios

A cultura da cidade é muito rica e pode ser contemplada em diferentes espaços, desde museus até pontos turísticos famosos, como o Jardim Japonês, o centro histórico e o Complexo Dragão do Mar. “A culinária, para mim, é incrível também”, destaca Tereza.

A capital do Ceará conta com boas opções de mercados, restaurantes, padarias, bares e outras instalações voltadas à alimentação. Além de pratos típicos da região, é possível encontrar preparos da gastronomia de outros países.

Do ponto de vista da educação, Tereza destaca a qualidade do ensino particular: “como mãe, isso foi uma grande preocupação quando vim morar aqui”. Ela afirma que o custeio de colégios é um pouco menor quando comparado a valor gasto no Rio de Janeiro, onde morou.

Variedade de lazer

Tereza afirma que morar em Fortaleza é uma maneira de praticar mais a vida ao ar livre. Por conta do calor, é comum ver apartamentos na planta projetados sem unidades viradas para o poente. Muitos imóveis também não apresentam cobertura e são construídos em direção aos ventos predominantes.

Como o trânsito é tranquilo, dá para caminhar e admirar vários espaços públicos, sem muita preocupação. O Calçadão da Beira Mar, o Aterro da Praia de Iracema e o Parque do Cocó são ótimos para esse tipo de passeio. Pontos mais afastados do centro, como a Vila do Mar e o Polo de Lazer, também representam boas escolhas.

O clima agradável é outro aspecto citado por Tereza: “como sou carioca, estou super adaptada ao sol. Aqui é verão o ano todo, chove menos (só em alguns meses), mas não é tão quente quanto janeiro no Rio”. Isso é uma ótima condição para frequentar as belas praias locais, como Iracema e Porto das Dunas.

Quais são as melhores regiões de Fortaleza?

Tereza afirma que a localização do prédio para moradia deve ser feita com cuidado: “existem bairros/micro bairros com menor índice de violência. O Fortalezense é bem preocupado, quase não anda a pé nas ruas. Alguns prédios de classe media têm guarita blindada, é comum.”

Portanto, quem deseja tranquilidade para viver bons momentos em família precisa priorizar algumas regiões. Tereza destaca que os valores para aluguel e compra de imóveis são mais baixos que aqueles aplicados no Rio, e evidencia Dunas como uma ótima escolha de bairro.

Onde encontrar empreendimentos da Direcional?

Agora que você tem uma noção sobre como é morar em Fortaleza, precisa saber onde encontrar os melhores empreendimentos. A Direcional Ceará oferece opções tanto na capital quanto em regiões próximas. “Temos na grande Fortaleza (Eusébio, Porto das Dunas) condomínios de luxo tipo Alphaville”, afirma Tereza.

Além de empreendimentos em outras localidades da cidade:

Sempre que buscar imóveis, é crucial que você avalie e compare os diferenciais existentes, como soluções para reduzir a temperatura interna da construção, presença de portaria, estrutura do prédio, entre outros detalhes.

Uma boa forma de adquirir a unidade desejada é contar com o Programa Minha Casa Minha Vida. Dessa forma, você estará comprando o imóvel com condições mais favoráveis, que incluem acesso a subsídios, maiores prazos de pagamento, juros e taxas menores, entrada facilitada e uso de FGTS.

Para aproveitar todas as vantagens do MCMV, informe-se sobre as faixas salariais e encontre o financiamento mais adequado ao seu perfil. Assim, a conquista do imóvel estará cada vez mais perto de se tornar realidade, na cidade e no bairro que você tem em mente.

Gostou de saber como é morar em Fortaleza pela visão de uma habitante? Esperamos ter animado você e a sua família a planejar a mudança para esse incrível destino. Quando pensar em dar o primeiro passo, não deixe de buscar o apoio de uma empresa que conhece as melhores regiões.

Que tal começar esse processo agora? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas