Morar em Recife: como é e quais os melhores bairros?

Morar em Recife: como é e quais os melhores bairros? Riva Incorporadora

Morar em Recife tem diversas vantagens, visto que é uma cidade atrativa e ampla, pronta para atender as necessidades dos seus moradores.

Quando o assunto é moradia, é preciso dar atenção a alguns fatores. É importante saber tudo sobre a região que você deseja morar, como segurança, custo de vida, finanças, lazer e se os serviços oferecidos na cidade são de qualidade, por exemplo, centros educacionais, faculdades, hospitais, bares e supermercados.

Nesse sentido, caso esteja no seu planejamento morar em Recife, a capital pernambucana, saiba que é uma excelente alternativa. Segundo o IBGE, é uma das localidades com melhor IDH municipal na região Nordeste.

Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais informações sobre o assunto!

Você conhece o Recife?

Recife é conhecido internacionalmente por ser um lugar de muitas belezas naturais, o que chama a atenção de muitos turistas durante o ano. Localizado na região Nordeste do país, Pernambuco é dividido em grandes áreas, como a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e a Região Metropolitana de Recife.

No que se refere a cultura e história, Recife é bem antiga, afinal, ela foi berço da colonização holandesa, e veio se popularizando. Atualmente, diversas partes do Brasil já conhecem muito bem essa região. Além disso, é bastante famosa por conta das suas manifestações artísticas, como o frevo, o forró e o baião.

As comidas típicas também precisam ser destacadas, pois a culinária pernambucana é bem marcante. Os seus mais variados pratos, a feijoada, o bolo de rolo e a cachaça, que foram desenvolvidos nesse território, são insumos muito procurados em Recife.

Como é morar em Recife?

Morar em Recife é uma experiência única e bem agradável. Essa região oferece aos seus moradores benefícios incríveis, como lindas praias, paisagens exuberantes e ótimas opções de lazer. Somado a isso, a população conta com uma rede ampla de comércio, para que todas as suas necessidades sejam suprimidas de maneira imediata. Logo, é válido dizer que essa cidade é o local dos sonhos para se viver.

A escolha do tipo de apartamento depende de qual bairro você deseja morar, se vai querer um local mais afastado do centro e se pretende dividir a casa com alguém. Logo, é importante pesquisar a cidade e os preços que você pode pagar. A capital pernambucana é ampla e consegue contemplar desde as pessoas mais carentes até as de classe média e mais altas.

Outro ponto que precisa ser discutido é a questão de emprego. Caso você esteja com a pretensão de ir para Recife para construir a carreira, é importante deixar claro que, por ser uma cidade grande, várias são as oportunidades de entrar no mercado de trabalho, porém, a concorrência também é grande.

Como é o estilo de vida e quais as opções de lazer?

Algumas das opções de lazer em Recife são o Museu do Cais do Sertão e o Paço do Frevo. Esses dois locais são recomendados para as pessoas que gostam de cultura e de saber sobre a história de formação da região. Esses ambientes contêm itens, peças de música e acervo de imagens.

Vale ressaltar que, no museu do Paço do Frevo, tudo está voltado para o sertão, clima que caracteriza o território, bem como Maria Bonita e Lampião, Luiz Gonzaga e Folia de Momo.

Uma alternativa é o Paço Alfândega. Com uma estrutura convencional para um shopping, essa atração conta com um ambiente bem acolhedor e confortável, poucas lojas, e é uma boa opção para quem deseja fazer uma refeição ou para se refrescar durante a caminhada.

Somado a isso, o que chama mais atenção nesse lugar é o Terraço, que sempre fica aberto ao público e oferece uma vista perfeita da região histórica da capital pernambucana. De lá, os turistas conseguem admirar o rio Capibaribe e as pontes que se estendem sobre ele.

Localização

Recife é a capital do sétimo estado mais populoso do país, Pernambuco. Ocupa a posição central no litoral do Nordeste do Brasil e está localizada na área mais central da Região Metropolitana, a aproximadamente 800 quilômetros das metrópoles regionais de Fortaleza e Salvador.

A cidade se divide, basicamente, entre Zona Norte, Zona Sul, Centro e Zona Oeste. Tanto a Zona Sul quanto a Zona Norte são consideradas nobres.

A Zona Sul compreende bairros como Boa Viagem, Setúbal, Imbiribeira. “É onde fica a praia de Boa Viagem e tem amplas opções lazer, como a orla da praia, tem a maior concentração de restaurantes, assim como muitos bares e casas noturnas”, comenta Matheus Rangel, estrategista digital, morador da cidade.

Já a Zona Norte é onde estão localizados os bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Graças, Torre, Torreão e assim por diante.

Na Zona Oeste ficam bairros como Afogados, San Martin, Cordeiro, Prado, Bongi etc. “É uma área mais popular, com preços mais acessíveis, mas não fica longe do centro e tem boas opões de transporte”, garante Matheus Rangel.

Mobilidade

Por ser uma cidade grande, alguns problemas como engarrafamentos e atrasos para se deslocar de um lugar para outro podem acontecer, afinal, é uma das maiores cidades do Nordeste. Porém, muitas melhorias vêm sendo feitas com o o intuito de gerar mais qualidade de vida aos moradores.

Segurança

Assim como em toda cidade, alguns problemas acontecem, como assaltos e tráfico de drogas. Porém, a prefeitura tem investido muito em policiamento e contratando mais profissionais da segurança para zelar pelo bem-estar dos moradores e dos turistas que por ali passeiam.

Quais os melhores bairros de Recife?

Quando o assunto é moradia, todo cuidado é pouco. Então, na hora de escolher um bairro, procure aquele que mais se encaixe com o seu estilo de vida. Listamos, abaixo, alguns deles!

Casa Forte

Esse bairro é considerado nobre e está situado no norte de Recife. Essa região é bem tranquila e é considerado o bairro com a segunda maior renda per capita da região, com aproximadamente 4.400 habitantes.

Boa Viagem

Esse bairro é um dos mais bonitos e, por ter uma praia urbana mais bela, essa região chama muito a atenção. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é bem alto. Além disso, é uma área barata, ou seja, o preço dos serviços ofertados cabem no bolso do morador.

Casa Amarela

Esse bairro faz parte da região norte da cidade e tem um ótimo centro comercial. Quem mora nessas redondezas consegue resolver diversas pendências com muita facilidade. Além disso, o famoso mercado popular de Recife se encontra na região.

Várzea

Esse bairro é um dos maiores de Recife. É uma região que concentra muitos estudantes, visto que o campus da Universidade Federal de Pernambuco está situado ali. Além disso, muitos empreendimentos têm sido construídos nesse bairro.

Matheus Rangel ainda acrescenta que na lista dos melhores bairros podem constar também os bairros Graças, Espinheiro, Derby, Torre.

Ele ainda comenta que Recife é uma cidade com uma vida noturna muito agitada, com ótimas opões para todo tipo de entretenimento. “A cidade é conhecida por ter muitas festas e eventos grandes, que atraem pessoas de estados próximos, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. As coisas que eu mais gosto de fazer na cidade são ir à praia nos finais de semana, tomar um caldinho e comer queijo na brasa”. Para ele, é possível curtir muito não só a praia urbana, mas também as praias próximas, como Praiva, Carneiros ou Porto de Galinhas.

“Além disso, são muito restaurantes com sabores bem diversos. Também é possível alugar uma bicicleta e passear pelo Marco Zero, principal ponto turístico da cidade”, sugere o morador.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre Recife, a sua história, os seus pontos turísticos e os seus principais bairros, experimente comprar um imóvel nessa região e ter uma boa qualidade de vida. Vale a pena consultar quanto custa um apartamento nessa capital tão importante do Nordeste!

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e leia um pouco mais sobre as faixas do programa Minha Casa, Minha Vida.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas