Morar em Ribeirão Preto: conheça melhor a cidade com nossas dicas

Morar em Ribeirão Preto: conheça melhor a cidade com nossas dicas Riva Incorporadora

O interior de São Paulo é um mundo à parte. Muitas cidades são bem desenvolvidas, o que traz aos moradores a tranquilidade de estar fora dos grandes centros, mas, ao mesmo tempo, com muitas opções, sem a necessidade de se deslocar até a capital. Pensando nisso, preparamos, neste post, dicas sobre o que fazer em Ribeirão Preto, uma das maiores cidades do estado, e completa em infraestrutura.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Morar em Ribeirão Preto conta com muitas opções de lazer, como parques, shoppings e bares famosíssimos, como a Choperia Pinguim! Além disso, a saúde é privilegiada e toda a infraestrutura da cidade satisfaz os mais de 700 mil habitantes — inclusive, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,800, o que é bem elevado para os padrões do Brasil.

Quer saber mais sobre a cidade, descobrir o que fazer em Ribeirão Preto e se encantar por seus bairros e suas possibilidades? Então, este post foi feito pra você, pois vamos mostrar que morar no interior pode ser a porta de entrada de muitas histórias inesquecíveis. Com a chegada da Direcional ao local, o sonho da casa própria ficou ainda mais possível.

Por que morar em Ribeirão Preto?

Ribeirão Preto se desenvolveu muito a partir do cultivo do café e da mineração. Entretanto, no século XX, os investimentos em saúde, tecnologia da informação, bioenergia e biotecnologia fizeram a cidade crescer ainda mais.

Você consegue, por exemplo, cursar uma faculdade e arrumar emprego sem precisar sair de Ribeirão. Quem é de fora também pode se mudar para a cidade em busca de melhores oportunidades.

O comércio em Ribeirão Preto é rico em opções, caso a intenção seja empreender. O interessante da cidade é que ela gera oportunidades para toda a família.

Quais são os principais atrativos para quem decide morar em Ribeirão Preto?

Vamos detalhar um pouco mais tudo de interessante que existe em Ribeirão Preto para que sua escolha seja feita com mais certezas. Vamos lá?

Comércio e indústria

A economia de Ribeirão é muito diversificada. O agronegócio, por exemplo, segue forte, sobretudo, com a produção de maquinários agrícolas e alimentos. A energia limpa e o setor sucroalcooleiro (usinas de açúcar e álcool) são fortes também.

Em termos de indústria, ainda podemos falar da saúde e farmácia, produção de bebidas, sobretudo, a cerveja, e tecnologias variadas, como a aeroespacial. Quanto ao comércio, sua diversidade é riquíssima, atraindo também pessoas das cidades vizinhas para fazer compras.

Boas universidades

A vida universitária em Ribeirão Preto é completa em opções. São diversas faculdades e universidades particulares, com muitos cursos. Há, ainda, um campus da Universidade de São Paulo (USP), que inclui os cursos de Medicina, Administração, entre outros. Dessa maneira, é possível fazer especializações e ir progredindo na carreira sem sair de Ribeirão Preto.

Áreas verdes

O clima em Ribeirão Preto é o tropical semiúmido, ou seja, muito calor e chuva no verão e dias mais frescos e secos no inverno. A parte boa é que a cidade é muito verde, com parques e praças que tornam os dias mais quentes muito agradáveis e facilitam para levar uma vida com hábitos saudáveis, ao fazer caminhadas, por exemplo. Essas são sempre boas opções de lazer sem custos, certo?

Lazer

Eis aí um ponto em que Ribeirão Preto não deixa nada a desejar. São diversos shoppings, teatros, restaurantes e bares. Aliás, o chope e a cerveja são um dos pontos fortes da cidade, tanto que existem até tours cervejeiros — para quem gosta, é claro!

Quais são os melhores bairros para quem quer viver em Ribeirão Preto?

Cada vez você fica com mais certeza sobre morar em Ribeirão Preto? Então, atenção aos melhores bairros para acertar na compra de um imóvel! Afinal, adquirir um apartamento exige muita pesquisa, pois se trata de um momento capaz de transformar a sua vida e a da sua família também.

Por isso, é interessante estudar as possibilidades da região e da cidade para garantir que o futuro será próspero, certo? A seguir, vamos apresentar os melhores bairros para quem quer viver em Ribeirão Preto e fazer o sonho da casa própria virar realidade.

Fiúsa

Leva o mesmo nome que uma das principais avenidas de Ribeirão Preto. Os apartamentos costumam ser bem amplos, entre 200 e 500 m2. O bairro fica localizado em uma das regiões mais altas da cidade, o que favorece construções de prédios mais altos.

Central Park

Fica localizado na zona leste da cidade e é cortado pela Avenida Marechal Costa e Silva. Conta com faculdades particulares, diversos supermercados, bancos e clubes para o lazer.

Ipiranga

Localizado na zona norte da cidade, bem próximo ao centro. É um bairro tradicional, que foi colonizado pelo Império, por volta de 1880. Apesar de antigo, muitos empreendimentos novos têm surgido nessa região.

Vila Pompeia

A Vila Pompéia está bem próxima do Ipiranga, também na zona norte. Conta com supermercados, bares e restaurantes, um preço mais acessível de imóveis e a possibilidade de chegar ao centro rapidamente.

Parque dos Bandeirantes

Esse bairro está no setor leste da cidade, às margens da Avenida Castelo Branco que, praticamente, leva você de uma ponta a outra da cidade. O parque dos Bandeirantes conta com inúmeros serviços de comércio ao seu redor.

Reserva Macaúba

Trata-se de um bairro planejado, que fica às margens do Anel Viário km 328, em frente ao Parque das Andorinhas, na zona oeste da cidade. Hoje, essa região de Ribeirão Preto se tornou o novo vetor de crescimento da cidade.

O bairro está próximo do Parque Tecnológico, do campus da USP, e conta com uma vizinhança consolidada. Aqui, você vai dispor da facilidade de acesso a escolas, clubes, hospitais, shoppings e supermercados.

É nesse bairro que está o Conquista Macaúba, empreendimento da Direcional, com apartamentos de dois dormitórios, vaga de garagem e lazer com espaço fitness descoberto. Além disso, há espaço pet, bicicletário, área de jogos, de piquenique, redário, churrasqueiras, salão de festas e playground.

Todos esses itens proporcionam aos moradores uma qualidade de vida incrível. É possível, inclusive, usufruir dos benefícios do programa Minha Casa, Minha Vida para comprar um imóvel no local!

O Conquista Macaúba foi o primeiro empreendimento da Direcional em Ribeirão, sabia? Mas claro que não vai parar nele e já adiantamos para você que esse foi apenas o pontapé inicial de uma grande história na cidade.

Alto da Boa Vista

O Alto da Boa Vista é um excelente bairro de Ribeirão Preto que conta com importantes comércios, como supermercados, escolas, bares, restaurantes e, até mesmo, lojas das principais redes de fast-food.

É uma ótima opção para as pessoas que desejam aproveitar os benefícios de morar no interior de São Paulo. Esse é o bairro, inclusive, que está localizado o stand de vendas da Direcional.

O fato é que viver em Ribeirão Preto traz muitas possibilidades que podem ser aproveitadas, especialmente, ao optar pelo novo empreendimento da Direcional, que foi pensado para garantir todo o conforto para a sua vida.

O que fazer em Ribeirão Preto?

Agora que você já conhece os principais atrativos da cidade e sabe quais são os seus melhores bairros, deve estar se perguntando o que fazer em Ribeirão Preto nos momentos de lazer, não é mesmo?! Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas dicas!

Museu do Café Francisco Schmidt

O Museu do Café Francisco Schmidt, localizado dentro do campus da Universidade de São Paulo (USP), no bairro Vila Monte Alegre, é uma excelente opção sobre o que fazer em Ribeirão Preto.

O local conta com itens que retratam a história e o dia a dia vivido por barões de café, escravos e imigrantes na época. Objetos como máquina de beneficiar café, coleção de moinhos e grãos de diversos tipos são algumas das peças que compõem o acervo do museu.

Catedral Metropolitana

Já a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, também conhecida como Catedral São Sebastião, localiza-se no centro e foi fundada em 1856. Ela é, até os dias de hoje, considerada a principal igreja católica da cidade.

Tanto o prédio da Catedral quanto o seu entorno são patrimônios tombados desde 2014. Além disso, a Catedral Metropolitana não é apenas um templo, mas também, uma tumba honorífica, em que estão sepultados importantes arcebispos e bispos que faleceram no cargo.

Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari está localizado a apenas 23 quilômetros de Ribeirão Preto, na cidade do interior paulista Brodowski. Foi lá que nasceu e morou, na infância e juventude, o famoso pintor.

O museu está localizado, inclusive, na casa em que Cândido Portinari cresceu, sendo que alguns dos cômodos do imóvel ainda continuam com suas funções originais. Outros, foram adaptados para se tornar salas de exposições.

No local, é possível observar diferentes obras do pintor, especialmente, os seus trabalhos em pintura mural, feitos com as técnicas têmpera e afresco. Há, também, seus objetos pessoais e os utensílios e o mobiliário da família do artista.

Parque Curupira

O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, mais conhecido como Parque Curupira, é a maior área de lazer da cidade de Ribeirão Preto. Trata-se de um complexo ambiental, que foi inaugurado no ano de 2000, e apresenta, em seus 152 mil m2, trilhas, lagos artificiais e cachoeiras.

O Parque Curupira é um excelente local para atividades como piqueniques e para a prática de esportes, como corridas, caminhadas ou andar de bicicleta. Sua vegetação, formada por floresta tropical, é repleta de pequenos mamíferos e aves.

Agora que você já sabe o que fazer em Ribeirão Preto e como é morar na cidade, deve estar com vontade de se mudar para esse lugar incrível, não é mesmo? Para usufruir do que há de melhor na cidade, lembre-se de optar por um excelente empreendimento, como os da Direcional!

Quer receber mais dicas que devem ajudar você a realizar o sonho da casa própria? Então, siga nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para ficar por dentro dos nossos conteúdos!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas