Como é morar na Bahia? Conheça as principais vantagens

Como é morar na Bahia? Conheça as principais vantagens Riva Incorporadora

O maior estado nordestino guarda história e cultura do país debaixo de um sol que convida a viver com alegria. Tudo isso você também pode chamar de casa.

“Sorria, você está na Bahia”, é a frase que vemos quando chegamos lá! Imagine não ter que ir embora. Já se perguntou como é morar na Bahia? Essa costuma ser a dúvida de muitas pessoas que conhecem o estado e sentem o desejo de comprar apartamento e ficar pelo local, afinal, se trata de um lugar simples e acolhedor.

A Bahia é um estado grande que conta com opções de moradia em cidades litorâneas, do interior e na capital Salvador, sendo que cada uma delas conta com as suas vantagens, desvantagens e particularidades.

Para ajudar você a descobrir, de fato, como é a vida na Bahia, preparamos este post para apresentar os principais detalhes sobre o tema. Continue a leitura e confira nossas orientações!

Quais são as características de morar na Bahia?

Trata-se do estado brasileiro nordestino mais populoso e com maior extensão territorial, além de ser um local histórico, pois foi em Porto Seguro que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, com sua tropa, no ano de 1500.

Uma das mais marcantes e conhecidas características de se morar na Bahia é o calor, uma vez que o clima tropical faz com que a média de temperatura anual do estado seja de aproximadamente 25º C durante todo o ano.

O estado também é conhecido pela animação e pelo acolhimento do seu povo, não é à toa que o seu slogan é “Sorria, você está na Bahia!” e o local também é conhecido como “Terra da Felicidade”, já que a população é bastante festiva.

Apesar de Salvador ser a cidade mais conhecida do estado, especialmente graças ao seu carnaval, suas paisagens e sua forte cultura local, existem muitos outros municípios importantes no estado.

A Bahia é dividida em territórios, sendo que a região metropolitana de Salvador, que inclui a capital e algumas cidades próximas, é a que apresenta maior desenvolvimento, além de uma rotina mais movimentada e estrutura completa. Já as demais regiões, como as cidades do litoral e do interior, costumam ser mais tranquilas, com menos agitação e congestionamento.

Como é morar na Bahia?

Morar na Bahia é uma oportunidade de reunir oportunidades de trabalho com belas paisagens e altas temperaturas durante todo o ano, ou seja, se torna possível juntar lazer e diversão com as obrigações.

Todo o estado apresenta belezas naturais, seja nas praias espetaculares que atraem pessoas de todo o mundo ou no interior, como na Chapada Diamantina, uma região de serras, próxima da natureza e com clima mais ameno.

Já Salvador, por exemplo, é uma cidade que conta com excelente infraestrutura e diferentes oportunidades econômicas, uma vez que se trata do centro comercial e administrativo não só da Bahia, mas de toda a região Nordeste. Além disso, por ser um polo turístico, há uma boa malha de transporte, hospitais, restaurantes e escolas.

Quais são as vantagens de morar na Bahia?

Como é possível perceber, cada cidade proporciona uma experiência diferente sobre como é morar na Bahia, mas todas as regiões costumam ter excelentes vantagens. A seguir, vamos apresentar os seus principais benefícios.

Qualidade de vida

A Bahia conta com uma extensa faixa litorânea, o que significa a existência de muitas praias. Essa vantagem privilegiada que proporciona contato direto com a natureza costuma gerar uma sensação de bem-estar e dar mais energia para os moradores locais.

Morar perto do mar permite, por exemplo, que passeios na praia façam para te sua rotina. Imagine só! Esse programa pode ser o programa do seu fim de semana, ou de todo fim de expediente.

Mesmo que muitas vezes não seja possível aproveitar as praias todos os dias, as belezas do local e o clima já são capazes de proporcionar uma renovada na alma que, sem dúvidas, aumenta a qualidade de vida.

Melhoria da saúde

Mudar para a Bahia também pode fazer bem para a saúde! Sim sim! Isso é porque estamos falando de uma terra ensolarada, onde você pode apanhar do céu sua fonte de vitamina D ao corpo humano — fundamental para prevenir diferentes doenças, como a osteoporose.

Como há mais umidade, menos poluição e maior contato com a natureza, as doenças respiratórias, em geral, como rinite, sinusite etc., também costumam diminuir ao morar na região.

Concorrência no mercado de trabalho

No ano de 2019, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos. Neste sentido, Salvador foi a capital nordestina que recebeu o primeiro lugar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados— Caged, 6.436 vagas foram criadas até o mês de agosto.

Tal dado contribui para a redução do desemprego no estado. Além disso, como existem mais vagas disponíveis, a tendência é que a concorrência seja menor, especialmente para as vagas que exigem uma qualificação técnica específica.

Desenvolvimento do estado

A Bahia é um estado que abriga grandes indústrias e que cada vez mais atrai a atenção de relevantes investidores — fator que ajuda no desenvolvimento do estado. O Polo de Camaçari, por exemplo, é um dos maiores complexos industriais do Hemisfério Sul, com faturamento anual de R$15 bilhões.

Como escolher casa própria para morar na Bahia?

Agora que você já conhece as vantagens de morar na Bahia, deve estar com vontade de se mudar, não é mesmo? Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para que você opte pela melhor alternativa de imóvel disponível no mercado.

Para aqueles que desejam economizar e, ainda, sonham em decorar e mobiliar o lar do seu jeito para estampar a sua personalidade.

Nesse sentido, a Direcional Engenharia tem as melhores soluções para que você saia do aluguel e conquiste a casa própria, afinal, trata-se de uma das maiores construtoras do Brasil, que conta com mais de 40 anos de experiência e está presente em 13 estados do país, inclusive na Bahia!

Lá, temos o Conquista Salvador, empreendimento com piscina, espaço gourmet, área fitness, quadra, playground e muito mais! Tudo isso para que você e sua família tenham muita qualidade de vida e lazer.

Piscina Conquista Salvador Direcional Como é morar na Bahia? Conheça as principais vantagens

Piscina do Conquista Salvador da Direcional.

Aproveite os benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida para adquirir seu imóvel com as menores taxas do mercado e subsídio. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas pelo WhatsApp para saber mais.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas