Confira as principais vantagens de morar na capital!

Confira as principais vantagens de morar na capital! Riva Incorporadora

Entre a proximidade dos amigos e as opções de lazer, apresentamos as principais vantagens de viver em um grande centro!

Morar na capital é o desejo de muitas pessoas que vivem no interior. Afinal, nas grandes cidades há diversidade de cultura, opções gastronômicas, além de mais estrutura de lazer e acesso a locais como museus, parques, eventos, grandes hospitais, entre outros.

Além disso, as capitais, por serem locais mais movimentados, costumam contar com mais oportunidades tanto para trabalho, quanto para diversão. Se você tem pensado sobre isso e criou interesse em se mudar para uma cidade maior, continue a leitura, pois vamos destrinchar algumas das vantagens de morar nas capitais e como escolher um ótimo apartamento nesses locais. Não perca!

Como é a vida na capital?

A vida na capital, sem dúvidas, conta com mais opções educacionais, culturais, oferta de shoppings e, especialmente, oportunidades de emprego — o que costuma ser o seu grande diferencial. Esses fatores fazem com que morar em um grande centro seja muito atraente.

A questão salarial é um fator relevante no momento de escolher um local para morar e trabalhar. Em geral, nas capitais os salários são maiores, o que pode ser considerado um atrativo.

Isso ocorre porque há uma grande quantidade de pessoas ativas em comparação ao interior e, consequentemente, existem mais e melhores oportunidades de trabalho e investimento. Assim, as chances de crescimento profissional e econômico são potencializadas.

Os salários nas grandes cidades costumam variar conforme a especialização e atualização dos profissionais. Esse fator faz com que a concorrência entre os profissionais ativos cresça, o que os obriga a aprimorar cada vez mais a sua especialização.

Nesse sentido, em cidades do interior, especialmente em razão da falta de oportunidades e do custo de vida menor, há uma oferta salarial mais baixa. As chances de crescimento dentro de empresas localizadas nessas regiões também são mais limitadas, já que as maiores companhias costumam ficar nos grandes centros.

As capitais não são todas iguais; afinal, morar em Brasília é diferente de morar em Fortaleza. No entanto, é possível dizer que as oportunidades oferecidas a um profissional, em especial no que se refere à qualificação, são mais acessíveis comparadas ao interior.

Quais são as vantagens de morar na capital?

Morar na capital apresenta diversas vantagens, sendo uma excelente opção para as pessoas que apreciam boa infraestrutura. No cotidiano, seja para fazer algo em família ou para sair com os amigos, as capitais têm mais opções de estabelecimentos que são capazes de atender a todos os gostos.

Para quem gosta de ter diferentes alternativas no momento de fazer compras, as capitais também são vantajosas, já que é nos grandes centros que se concentra o maior número de lojas, de variados segmentos.

Além disso, as cidades menores não costumam contar com muitas opções de produtos; já em cidades grandes, é encontrada uma maior diversidade de itens. Inclusive, em razão da grande disponibilidade, os preços costumam ser mais atrativos.

A oferta de transporte público também costuma ser mais ampla nas capitais, com opções de ônibus e, a depender do local, metrô. Isso concede uma melhor mobilidade urbana e facilita a rotina de deslocamento.

Mais um destaque são os eventos que costumam ocorrer nas capitais, como concertos, peças de teatro, festivais e shows de música feitos por artistas nacionais e internacionais.

A vida noturna também costuma ser um diferencial para quem não abre mão de um happy hour após o expediente ou até mesmo para aqueles que desejam estender um pouco mais a noite e optam por casas noturnas.

Por fim, a oferta gastronômica das capitais também costuma ser muito mais ampla, com opções de restaurantes que atendem a todos os gostos e oferecem comidas de diferentes locais, como árabe, italiana e oriental. Há, ainda, grandes redes de fast-food.

Como escolher apartamento para morar na capital?

Para escolher um bom apartamento para morar na capital, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração. Para tanto, é preciso analisar as particularidades e necessidades de cada pessoa da família. A seguir, vamos apresentar algumas dicas!

Região

Você pode começar por determinar a região ou o bairro em que gostaria de morar. Para garantir sua qualidade de vida, o ideal é que o local combine com seu estilo, seja compatível com sua rotina e ofereça serviços e opções de lazer que satisfaçam as suas necessidades. Além disso, o bairro deve apresentar facilidade de acesso e a estrutura de mobilidade urbana para seus deslocamentos.

Assim, o ideal é atentar à oferta de farmácias, hospitais, supermercados, bancos, academias e escolas na região. Dessa forma, ao se mudar, não será necessário se deslocar para longe para resolver questões do dia a dia.

Características do apartamento

Outros pontos relevantes são o tipo e o tamanho do apartamento. É preciso pensar sobre as necessidades de todas as pessoas que vão morar no local e os planos da família, como a vontade de ter filhos, para optar pelo melhor local.

Existem pessoas, por exemplo, que desejam ter um cômodo extra para montar um escritório em casa, enquanto outras valorizam mais uma varanda para relaxar no final do dia e receber amigos em um ambiente aberto.

Estrutura do empreendimento

A infraestrutura do prédio também é um elemento bastante relevante. Por isso, o ideal é separar um tempo para conhecer o funcionamento e a estrutura do condomínio, que pode incluir academia, piscina, quadra, churrasqueira, espaço pet, entre outros.

Por que contar com a Direcional?

A Direcional conta com excelentes opções de apartamentos em diferentes cidades do Brasil, inclusive nas capitais, como Belo Horizonte, Distrito Federal, Manaus, Rio de Janeiro, entre outras.

A Direcional também tem comprometimento com a qualidade do produto e utiliza somente materiais certificados e homologados na ABNT, além de contar com vasta experiência no mercado de construção.

Agora que você conhece as vantagens de morar na capital, ao se mudar para um grande centro lembre-se de procurar por um bom apartamento, como os da Direcional. Afinal, o local em que moramos interfere diretamente na nossa percepção e experiência sobre a cidade.

Responda agora mesmo o nosso quiz e descubra qual é a cidade que mais combina com você!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 180 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 6 mil
    Colaboradores
  • + 180 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas