Quais as vantagens e desvantagens de morar no interior? Confira

Quais as vantagens e desvantagens de morar no interior? Confira Riva Incorporadora

Ver o sol nascer entre as montanhas, escutar o som da cachoeira, dos passarinhos e ter plantas no quintal. O interior tem atraído muitos brasileiros. Será que você é o próximo? Entenda os prós e contras.

O interior tem seus atrativos. Especialmente para quem deseja um lugar mais tranquilo e uma melhor qualidade de vida, com tempo e contato com a natureza. A cidade grande, embora muito atraente, perdeu alguns adeptos durante a pandemia. Cansados da rotina das grandes cidades, moradores de capitais descobriram no interior o refúgio que procuravam. Mas será que são apenas vantagens?

As cidades do interior não são cheias de mato e carroças passando de um lado para o outro. São cidades com um ritmo de vida mais tranquilo, sendo que a prioridade é o bem-estar dos moradores. Continue a leitura e conheça as vantagens e desvantagens de morar no interior!

Quais as vantagens e desvantagens de morar no interior?

Residir em cidades do interior tem algumas vantagens e desvantagens, é preciso ficar atento a esses aspectos para conseguir fazer a escolha mais acertada. Confira!

Custo de vida

O custo de vida é uma das vantagens de morar em cidades do interior, pois você consegue encontrar um local para residir com uma ótima estrutura, em uma boa região e com um valor mais acessível, diferentemente das metrópoles.

Qualidade de vida

No interior, os locais de interesse são muito próximos, o que evita trânsito ou longas filas nos supermercados, por exemplo. Com toda praticidade e conforto, as preocupações são reduzidas e a sua qualidade de vida melhora. Além do mais, essas cidades apresentam excelentes opções de lazer, como praças e parques bem-arborizados.

É necessário ressaltar que nessas cidades você consegue passar mais tempo com as pessoas que amam, pois elas não gastam horas indo de um lugar para o outro. Outra qualidade é o ar mais limpo, o que evita possíveis doenças respiratórias e cardiovasculares provocadas pela poluição.

Infraestrutura

Nessas localidades, a infraestrutura ainda não precisou passar por transformações de larga escala como as metrópoles. Por isso, dificilmente você verá prédios para residir, com todos morando em casas.

Entretanto, alguns municípios não têm estradas pavimentadas, o que requer um veículo mais resistente a obstáculos. Muitas vias não são corretamente sinalizadas com radares e faróis, sendo preciso conhecer corretamente as regras de trânsito para evitar possíveis acidentes.

Mercado de trabalho e negócios

Muitas empresas estão investindo em cidades mais tranquilas. Já é possível perceber grandes organizações mudando para esses locais, mas as metrópoles ainda oferecem as melhores oportunidades de emprego, visto que muitas multinacionais ainda estão localizadas nos grandes centros. Caso você deseje um trabalho mais tranquilo, os oferecidos no interior podem ser uma ótima opção.

A maioria dos moradores do interior investe em negócios próprios, eles buscam ter sua pequena empresa, pois oferecem uma rentabilidade melhor. O custo de vida nesses locais é baixo, logo, com pouco dinheiro é possível viver.

Porém, as cidades grandes são melhores para negócios diversificados e para realizar bons investimentos, pois lá se encontram grandes empreendedores. É preciso compreender as diferenças desses mercados para saber qual se adequa melhor aos seus desejos.

Segurança

Muitas cidades do interior apresentam baixos índices de criminalidade. E sabemos que este é um ponto que pode ser importante para você.

A preocupação provocada pelo medo da criminalidade provoca estresse e pode até afetar as obrigações diárias. Um dos principais motivos pelo qual as pessoas buscam as cidades do interior é a segurança oferecida. Mas atenção, ao mesmo tempo que algumas cidades interioranas são mais tranquilas, outras também têm apresentado crescimento nesses indicadores. Se puder, avalie com cuidado essa questão antes de fazer a escolha.

E lembre-se, a segurança de uma cidade não está condicionada apenas às questões policiais. Cidades com mais infraestrutura, educação, empregabilidade e até com mais diálogo entre os moradores tendem a ser mais pacíficas.

Redução da privacidade

A história da cidade pequena com muita fofoca é conhecida, mas será mesmo verdade?

As cidades interioranas, por serem menores, tornam as rotinas muito próximas. E isso facilita que uns e outros acompanhem o dia a dia, os namoros, os dilemas de cada morador.

Não necessariamente a cidade do interior vai tirar a sua privacidade. Mas considere que você pode ser alvo de olhares, comentários e análises sempre que estiver na rua. O que também pode acontecer na cidade grande, dependendo de onde você circula!

Para evitar fofoca e alguns contratempos, é necessário ter muito cuidado ao falar a respeito da vida pessoal com pessoas do seu convívio. E a dica do exemplo é uma boa amiga: demonstre como quer ser tratado, tratando os demais dessa forma.

Internet

Hoje em dia, a internet é fundamental na vida das pessoas. Mas, em cidades menores, é nem sempre o provedor é de boa qualidade. Apenas algumas empresas conseguem oferecer uma conexão no interior estável e rápida. Verifique essa questão se o seu trabalho necessitar de acesso rápido e contínuo.

Quando decidir morar no interior?

Não é fácil decidir mudar de uma cidade grande para o interior, mas se você está cansado e estressado da vida oferecida na metrópole, essa é a melhor opção. Não é nada satisfatório viver preocupado e aborrecido, isso afeta a qualidade de vida e pode gerar diversos problemas de saúde. É essencial buscar pelo bem-estar e as pequenas cidades conseguem proporcionar uma vida mais tranquila.

O que considerar na escolha?

No momento de escolher é preciso que você considere todas as vantagens e desvantagens oferecidas pelo local. Veja quais características mais agradam você e saiba se o local vai interferir nos seus objetivos profissionais e pessoais.

Os locais interioranos podem tanto ajudar sua vida quanto prejudicar, por isso é preciso que os pontos sejam avaliados corretamente. Veja se você está realmente disposto a viver um dia a dia mais sossegado, sem tanta correria. Caso você tenha filhos, analise os benefícios oferecidos, como a educação, e sempre preze por um local que vai ajudar em seu crescimento.

É fundamental mencionar Campinas, ela é uma das cidades que conseguem oferecer a melhor qualidade de vida, independentemente da faixa etária. A região apresenta todas as facilidades de uma capital e benefícios do interior.

Além disso, ela conta com o aeroporto internacional de Viracopos. Se você viaja constantemente e deseja aliar isso a mais qualidade de vida, Campinas pode oferecer essa característica.

O interior de São Paulo apresenta cidades bem-desenvolvidas, como Ribeirão Preto. Ela conta com muitas opções de lazer, a saúde é privilegiada e toda a infraestrutura consegue satisfazer os habitantes. Sendo um local muito satisfatório para quem deseja crescer profissionalmente e com boa qualidade de vida.

Portanto, é preciso pensar antes de decidir morar no interior. Não se pode deixar de pensar no bem-estar de sua família, uma vez que todos acabam sendo afetados com a mudança. O recomendado é avaliar os prós e os contras da vida interiorana, a fim de saber se realmente é esse o seu desejo — São Paulo, por exemplo, apresenta ótimas cidades no interior que têm boas oportunidades de crescimento.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para baixar nosso e-book “Comprando meu Primeiro Apartamento”!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas