Tipos de bairros: como escolher o melhor para você e sua família

Tipos de bairros: como escolher o melhor para você e sua família Riva Incorporadora

Você sabe como escolher o melhor tipo de bairro para morar com a sua família? Descubra, neste post!

Uma das principais dúvidas de quem pensa em financiar um imóvel para morar é saber quais são os melhores tipos de bairro para viver com a sua família de maneira confortável e segura. É preciso levar em consideração diferentes quesitos e particularidades para optar pela região que melhor se encaixa em suas necessidades.

Pensando em ajudar você com essa tarefa, preparamos este post para apresentar quais os tipos de bairros que existem e como fazer a melhor escolha para a sua família. Continue a leitura e confira os detalhes!

Quais são os tipos de bairros que existem?

Uma cidade é composta por diversos bairros que ficam espalhados por toda a sua área territorial. No entanto, eles não são iguais entre si.

Apesar de não haver uma classificação oficial, existe uma divisão usual sobre os bairros. A seguir, vamos apresentar mais informações sobre cada uma delas!

Bairros residenciais

Os bairros residenciais são os mais comuns em cidades de todos os tipos e tamanhos. Geralmente, eles ficam espalhados por diversos locais ao longo do município.

A estrutura e, até mesmo, a estética entre os bairros residenciais podem ser muito diferentes. Afinal, existem aqueles em que as residências predominantes são as casas térreas e os pequenos sobrados, enquanto em outros, há mais condomínios fechados.

Os bairros residenciais podem se diferenciar entre si por serem mais populosos ou por contarem com um pequeno número de moradores, bem como por ser mais ou menos arborizados, por exemplo, entre outras características.

Bairros comerciais

Já os bairros comerciais costumam ser movimentados por conta da sua natureza, uma vez que os comércios são capazes de atrair dezenas, centenas e até milhares de indivíduos todos os dias. Esse tipo de bairro pode se situar tanto na região mais central da cidade quanto em áreas específicas.

Costuma ser repleto de lojas, salão de beleza, diferentes tipos de agências, escritórios, shopping centers, bancos, farmácias etc. Mais uma característica importante dos bairros comerciais é que, em geral, eles servem como meio de ligação entre áreas distintas da mesma cidade, pois costumam contar com terminais de ônibus ou estações de trem ou metrô.

Bairros industriais

Os bairros industriais não estão presentes em todas as cidades, mas quando eles existem, costumam apresentar características únicas, como grandes extensões territoriais. Por conta da área que demandam, bem como pelos incômodos que esse tipo de bairro gera por causa da emissão de gases poluentes, barulhos e pela circulação de veículos de grande porte, os bairros industriais costumam ficar distantes dos grandes centros.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os bairros industriais podem ter moradias. Isso porque muitos dos trabalhadores das fábricas e indústrias optam por morar na região para facilitar o deslocamento até o trabalho.

Bairros mistos

Existem determinados municípios, especialmente, os maiores, que têm algumas regiões que não contam com uma característica dominante. No local, há a presença de imóveis residenciais, comerciais e industriais.

Inclusive, esse tipo de bairro é bastante usual no Brasil. Os mistos costumam ser marcados pela existência de diferentes classes sociais e, por conta de sua versatilidade, também são os mais completos e proporcionam mobilidade, conveniência e comodidade aos seus moradores.

Bairros rurais

Por fim, os bairros rurais ficam longe da região central da cidade, têm poucas opções comerciais e apresentam difícil acesso. Por isso, em geral, esse tipo de bairro tem poucos moradores.

Por outro lado, quem mora nessas regiões costuma ter um grande espaço territorial. Mais uma característica desses locais costuma ser a tradição aos antigos costumes e as relações de vizinhança mais próximas do que nos grandes centros.

Quem mora em locais rurais costuma praticar atividades que utilizam a terra para trabalho e renda, além de produzirem alguns itens visando a sua própria subsistência. Além disso, o pagamento do IPTU — tributo municipal cobrado todos os anos de donos de imóveis em zonas urbanas — não é cobrado de imóveis em áreas rurais.

O que considerar na escolha do tipo de bairro para morar?

Para escolher o bairro ideal para se morar, é preciso considerar diferentes pontos, como segurança, transporte e lazer. Também vale levar em consideração as particularidades de cada família.

Uma pessoa que se desloca diariamente usando o transporte público, por exemplo, deve priorizar morar em uma região que é atendida por linhas de ônibus ou estações de trem e metrô. Já uma família que tem crianças pequenas em idade escolar pode preferir dar preferência por morar em um bairro que tenha escolas perto de casa.

Assim, antes de optar por morar em uma região, é válido analisar com antecedência os serviços de mobilidade urbana, a presença de acesso fácil às principais vias da cidade, os comércios da região, a distância para o seu trabalho e a segurança do bairro. Esses pontos podem interferir diretamente em sua qualidade de vida.

Qual é o melhor tipo de bairro para morar com a família?

Os bairros residenciais, por exemplo, são mais tranquilos, e a movimentação diária local é feita pelos próprios moradores. No entanto, é preciso analisar se a região conta com infraestrutura básica de serviços próxima, como farmácias, padarias e mercados.

Se não houver esse tipo de infraestrutura no bairro, é preciso pesar os prós e contras, já que vai ser necessário se deslocar diariamente para fazer atividades simples. Nesse caso, é indicado que a família tenha um carro ou uma reserva de orçamento para arcar com tarifas de deslocamento, como ônibus e táxis.

Já os bairros comerciais são indicados para quem quer ter acesso a diferentes serviços do comércio, afinal, nesse tipo de local, é possível fazer tudo a pé ou com um deslocamento mínimo. Ou seja, tudo o que é necessário para seu dia a dia está em sua porta.

Em contrapartida, esse tipo de bairro não é o mais indicado para quem procura por tranquilidade, já que por conta do comércio, o local costuma ser movimentado durante o horário comercial, o que costuma causar trânsito e barulho.

Os bairros mistos reúnem as características residenciais e comerciais. Portanto, têm boa infraestrutura de estabelecimentos, costumam apresentar mobilidade urbana e proporcionam conforto.

O maior problema dessas regiões é que o valor dos apartamentos costuma ser mais caro. Além disso, o custo de vida pode ser mais alto. Contudo, para diminuir o valor pago nos imóveis desse tipo de bairro, é possível fazer um financiamento imobiliário e contar com subsídio.

Agora que você já sabe quais são os tipos de bairro que existem, no momento de comprar um imóvel, considere os pontos que apresentamos para optar pela localidade que melhor atende às necessidades da sua família!

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post em suas redes sociais!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas