Coifa ou depurador: entenda qual a melhor opção para o seu lar

Coifa ou depurador: entenda qual a melhor opção para o seu lar Riva Incorporadora

Se você se incomoda com a gordura e cheiros fortes produzidos enquanto cozinha, vai gostar de saber o que é melhor para resolver esses problemas, uma coifa ou depurador.

A cozinha é um dos espaços mais utilizados em uma residência. Afinal, é lá onde preparamos nossas principais refeições e pratos deliciosos. 

Contudo, é comum haver um intenso cheiro de gordura e, até mesmo, nuvens de vapor, normais quando cozinhamos certos alimentos. Por isso, todo morador antenado precisa descobrir o que é melhor para diminuir esses efeitos, uma coifa ou depurador.

Esses equipamentos são utilizados para garantir que a atmosfera do espaço fique agradável. Inclusive, eles permitem que a circulação do ar seja mais intensa, trazendo maior sensação de bem-estar para quem estiver presente no local.

Sendo assim, é essencial entender a diferença entre essas duas opções e, a partir disso, decidir qual é a melhor para o seu perfil. 

Portanto, conheça mais sobre os modelos, as suas características e as principais indicações neste conteúdo!

O que é uma coifa?

O primeiro passo para conseguir escolher entre coifa ou depurador, é entender todas as características sobre esses equipamentos. Por isso, começamos falando sobre a coifa, a opção mais popular.

Basicamente, a principal função dessa opção é sugar todo o ar em cima do fogão, filtrá-lo e, em seguida, expeli-lo para o lado de fora da cozinha. 

Tudo isso acontece através de dutos de saída que podem ser posicionados tanto no teto quanto em forros ou na própria parede.

Também vale lembrar que o aparelho é responsável por minimizar não apenas a gordura, mas outros cheiros presentes no espaço, garantindo um ar novo e agradável para a cozinha.

Outra grande vantagem da coifa é que é possível usá-la em duas modalidades: no “modo exaustor”, que absorve a gordura por meio de um duto; e no “modo depurador”, que suga o vapor e retém a impureza em um filtro de alumínio, renovando completamente o ar.

Além disso, é possível instalá-la de várias formas diferentes, confira!

Coifa grande e preta em cozinha planejada. Imagem ilustrativa para texto coifa ou depurador.

Coifa de parede

Essa opção é indicada para os fogões ou cooktops instalados bem próximos a uma parede e deve ser posicionada, pelo menos, 65 centímetros acima desses eletrodomésticos, para o melhor desempenho sem prejudicar a mobilidade.

Coifa inclinada

A coifa inclinada é bem similar à coifa de parede, mas com uma leve inclinação para cima. Na prática, não há grandes diferenças de usabilidade, apenas proporciona uma estética diferenciada à sua cozinha.

Coifa de ilha

Para quem tem uma cozinha com um estilo mais americano, com um cooktop instalado em uma bancada no meio do ambiente, a escolha certa é uma coifa de ilha. Neste caso, é interessante escolher uma coifa com design bonito que fará parte da decoração.

Coifa lustre

A coifa lustre também é conhecida como coifa suspensa e se destaca pelo design arrojado. Além disso, tem a função de iluminar o que está abaixo dela. É a opção indicada para quem quer trazer um charme diferente à cozinha.

Coifa embutida

Nem todo mundo gosta da aparência de uma coifa, que pode ser um elemento que realmente chama bastante atenção. Por isso, existe a opção das embutidas. 

Elas são colocadas de maneira disfarçada, cobertas pela estrutura dos armários, por exemplo. Mas, isso exige que você instale móveis planejados.

O que é um depurador?

O depurador, por sua vez, apresenta um design mais compacto. Uma vez instalado na residência, ele será o responsável por renovar todo o ar e devolvê-lo bem mais puro ao ambiente.

Para tanto, o processo funciona da seguinte forma: ao sugar o ar, a gordura é automaticamente retirada e, depois, fica “presa” em uma espécie de filtro localizado em uma grade de inox interna.

Diante disso, é muito importante realizar a limpeza e a manutenção do aparelho frequentemente, caso contrário, é provável que a sua potência fique comprometida em médio prazo.

Inclusive, por ser menor, o depurador tende a apresentar um valor acessível no mercado, instalação simples e consumo econômico. Ou seja, é a solução perfeita para quem deseja o máximo de praticidade!

Cozinha com depurador e fogão inox. Imagem ilustrativa para texto coifa ou depurador.

Ao invés de uma coifa ou depurador, é possível utilizar um exaustor?

Ao contrário da coifa ou depurador, o exaustor apresenta uma capacidade maior de sugar o ar quente presente em um espaço. Por outro lado, direciona esse ar para a área externa do imóvel, por meio de um duto.

Diante disso, tenha em mente que será necessário realizar um furo em formato redondo na parede, para instalar o equipamento e impedir que o ar com odor e gordura volte a circular no mesmo local.

O processo acontece de um modo muito semelhante ao de um ventilador. Nesse sentido, a troca de ar se dá com o funcionamento das hélices do exaustor. 

Tal mecanismo é muito simples, assim como o seu processo de manutenção — exigindo somente água e detergente neutro para higienizar as hélices engorduradas.

Agora você já sabe escolher o aparelho certo para sua demanda

Após essas informações, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção, uma coifa ou depurador ou, até mesmo, um exaustor. A resposta é simples: todas! Cada uma das opções possui seus pontos positivos e negativos. 

O depurador, por exemplo, por ser um equipamento pequeno e de fácil instalação, é amplamente indicado para apartamentos ou cozinhas de metragens reduzidas. Ao investir nessa alternativa, não será preciso se preocupar com furos ou bagunças em reformas.

Por outro lado, é possível integrar a coifa como parte da decoração, em ilhas, paredes ou embutidas. Contudo, ela pode exigir um investimento maior e, na maioria dos casos, ocupará um espaço maior na sua cozinha, o que pode ser incômodo para algumas pessoas.

O exaustor, por sua vez, tem alta capacidade de puxar volumes grandes de ar quente e colocá-los para fora da sua cozinha. Mas, para isso, é preciso uma pequena obra para furar a parede e conversas com o condomínio para saber se permitem essa modificação.

Gostou das dicas deste conteúdo? Então, ao comprar um imóvel com a Direcional, você poderá aplicá-las e projetar a cozinha dos seus sonhos!

Com mais de 40 anos de tradição, a Direcional pode ajudar você a conquistar seu imóvel, com total segurança e um processo de compra 100% digital. 

Saiba mais em nosso site e continue acompanhando o Blog da Direcional para dicas de decoração e funcionalidades! 

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas