Compra de apartamento: vale a pena investir na casa própria no cenário atual?

Compra de apartamento: vale a pena investir na casa própria no cenário atual? Riva Incorporadora

Para muitos brasileiros, adquirir um imóvel é um dos principais sonhos de consumo. Afinal, cerca de 40% da população vive de aluguel e apreciaria ter a tranquilidade que o próprio lar oferece. No cenário atual de pandemia do novo coronavírus, a compra de apartamento pode ser um negócio interessante e atrativo para aqueles que buscam esse objetivo.

O melhor momento para comprar um imóvel baseia-se em um misto de conjunturas externas e pessoais. De nada adianta viver uma fase de grandes ofertas de empreendimentos no mercado se não temos conhecimento das circunstâncias de financiamento e das condições para quitar o empréstimo.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre o cenário atual da compra de apartamento, a importância da ressignificação do lar e como a Direcional pode ajudar nessa tarefa tão importante. Acompanhe!

A ressignificação do lar

Dentro do contexto de pandemia vivenciado atualmente, é muito comum nos depararmos com discussões sobre o que é ou não essencial. Nesse sentido, a tranquilidade de ter uma residência própria pode ser um dos alívios de tensão nesses momentos de incerteza.

Infelizmente, muitos brasileiros estão com dificuldades para quitar as despesas básicas do dia a dia em função da falta da oferta de emprego. Em relação às pessoas que perderam a renda, pagar o aluguel todo mês pode ser um gasto muito pesado, além de ser um dinheiro sem volta.

Com as novas adaptações e mudanças na sociedade, cada vez mais o lar faz parte do nosso dia a dia, tanto em termos de utilização do ambiente para trabalho e estudos quanto na valorização do tempo em família.

Para muitos, morar na casa própria não tem preço, pois serve como um ponto de refúgio, tranquilidade e paz. Além disso, em vez de pagar todo mês o aluguel, quitar as parcelas do apartamento adquirido impacta diretamente a qualidade de vida do trabalhador e da família.

Levando em consideração os imóveis do Minha Casa Minha Vida, financiados pela Caixa, os programas habitacionais tiveram prorrogação das parcelas das famílias, servindo como uma ajuda emergencial. Sobretudo, esse apoio é cada vez mais importante no contexto de distanciamento social.

3 razões do porquê o cenário é favorável para a compra de apartamento

É fato que o melhor momento para adquirir qualquer imóvel é quando o mercado está em baixa, ou seja, com muitas ofertas e pouca demanda. Entretanto, identificar quando essa situação está sendo presenciada é muito complicado, pois exige que as pessoas acreditem em um cenário diferente.

O que separa um ótimo investimento de um negócio comum é o momento certo. Enquanto algumas pessoas fazem as melhores aquisições durante épocas de crise, outros esperam o mercado estabilizar e, infelizmente, deparam-se com uma demanda aquecida e preços inflacionados.

Por isso, separamos a seguir 3 grandes motivos que justificam o fato de que o cenário atual é perfeito para a aquisição do apartamento próprio. Confira!

Os imóveis ficaram mais baratos

A percepção geral em 2014, último grande período de alta, era de que os valores dos imóveis estavam elevados. Isso aconteceu devido ao comparativo desse crescimento com os demais preços da economia, inclusive dos salários.

Hoje, vivemos um processo inverso no qual os preços dos imóveis estão estagnados há um bom tempo, ao mesmo tempo que os demais valores econômicos subiram desproporcionalmente a essa tendência. Sobretudo, isso significa dizer que, enquanto os preços gerais sobem, inclusive o valor dos salários, os imóveis estão com seus capitais congelados.

Queda constante na taxa de juros

Os juros são um dos fatores que mais influenciam o mercado de imóveis. Nesse sentido, o aumento das taxas encarece o financiamento imobiliário, tornando inviável o lançamento de diversos empreendimentos.

Entretanto, estamos vivendo um momento de quedas significativas na taxa de juros SELIC, reduções essas que são um grande estímulo ao mercado imobiliário. Essa ação somada à desaceleração da inflação e ao crescimento do PIB resultam em um cenário favorável para a compra de apartamento.

Além disso, como a economia está desacelerada em função da pandemia do novo coronavírus, é comum que diversos gestores ofereçam melhores condições e preços mais atrativos para atrair novos clientes e, dessa forma, gerar fluxo de caixa às empresas.

Há muitas opções disponíveis

Como destacado, o momento conturbado da economia fez com que as construtoras diminuíssem as suas vendas e aumentassem seus estoques de imóveis disponíveis. Da mesma forma, muitas pessoas optaram por deixar à venda suas propriedades desocupadas, para aumentar a liquidez de seu patrimônio.

Esses dois fatos resultam na crescente disponibilidade de imóveis. Ao contrário de anos anteriores, existem diversas opções no mercado para todos os tipos e gostos. Mesmo em bairros que anteriormente não tinham mais apartamentos à venda há anos, agora voltaram a ter devido à alta atratividade comercial.

Encontre seu imóvel ideal

Como discutimos, a compra de um imóvel no contexto atual pode ser um excelente negócio para as famílias que buscam melhores condições de financiamento e valores mais competitivos. Um apartamento Minha Casa Minha Vida, por exemplo, oferece boas oportunidades para diversas faixas de renda familiar, todas com taxas atrativas e mensalidades compatíveis.

Além da menor taxa de juros disponível no mercado, o programa tem carência de 24 meses para iniciar o pagamento de imóveis na planta e disponibilidade de cobertura parcial dos valores a partir do Fundo Garantidor de Habitação.

Também é muito importante contar com uma empresa de confiança e que tenha experiência e confiabilidade no mercado. A Direcional atua nas áreas de construção e incorporação, oferecendo qualidade, credibilidade e compromisso com seus clientes.

Cada empreendimento é rigorosamente pensado no perfil do futuro morador, valorizando os condomínios a partir de projetos funcionais, modernos e que superem as expectativas dos clientes e os auxiliem a realizar sonhos. A Direcional conta com mais de 150 mil unidades entregues e incorporadas no Brasil, atendendo empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida e segmentos de médio padrão.

Sobretudo, a compra de apartamento no cenário atual é uma excelente oportunidade para as pessoas que querem ter maior conforto no lar. Com a redução da taxa de juros e uma grande quantidade de imóveis disponíveis, as ofertas estão cada vez mais atrativas. A Direcional está no mercado imobiliário há mais de 30 anos, sempre oferecendo segurança e eficiência em seus empreendimentos.

Ficou com algum questionamento sobre se vale a pena ou não a compra de apartamento no cenário atual? Então, entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas e saiba como a Direcional pode te ajudar!

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas