Comprar ou alugar imóvel: qual a melhor opção?

Comprar ou alugar imóvel: qual a melhor opção? Riva Incorporadora

O que é mais economicamente viável? O que é mais seguro? Como está o mercado? Apresentamos os principais pontos positivos e negativos de cada modalidade!

Escolher entre comprar ou alugar imóvel é uma decisão muito importante, afinal, comprar um apartamento costuma ser uma das despesas mais relevantes que a maioria das pessoas tem na vida.

Além disso, esse tipo de escolha não gera impactos apenas financeiros, mas também em sua qualidade de vida, uma vez que a escolha de um lar impacta diretamente na sua vida e de toda a sua família.

Se você não sabe se a melhor opção é comprar ou alugar um imóvel, continue a leitura deste post que vamos apresentar pontos relevantes que devem ser analisados antes de tomar essa decisão. Não perca!

Qual é a diferença entre comprar e alugar um imóvel?

Ao comprar um imóvel, a propriedade daquele local passa a ser sua e você pode usar o lugar para morar, alugar ou vender, por exemplo. Ou seja, nessa modalidade, apesar de ser preciso arcar com o valor total do apartamento, é possível usá-lo da forma que você achar melhor.

Já no caso do aluguel, é realizado um contrato com o dono do imóvel e o inquilino passa a morar no local mediante um pagamento mensal fixo que pode ser reajustado a cada 12 meses.

Quais são os pontos positivos e negativos de comprar?

Uma das dúvidas mais comuns é com relação aos pontos positivos e negativos de comprar um apartamento. Por isso, a seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre o tema.

Pontos positivos

Entre os pontos positivos de comprar um apartamento, podemos citar que hoje em dia é possível encontrar imóvel com valores mais atrativos do que há alguns anos, especialmente em razão da queda da taxa Selic.

Além disso, se trata de um investimento seguro. Por isso, se o seu objetivo é valorizar o seu dinheiro, saiba que a aquisição residencial é um bom caminho e que, inclusive, é muito menos volátil que as aplicações em fundos e as ações.

Isso ocorre porque o investimento no setor imobiliário costuma manter o seu valor mesmo com a baixa do mercado. Para usufruir desse quesito, é preciso apenas saber escolher onde morar e, é claro, optar por uma construtora confiável e com expertise no mercado, como a Direcional.

A compra de um imóvel é uma boa opção mesmo para as pessoas que não sabem se querem viver por muito tempo em um só lugar, pois se trata de um investimento e que tem a possibilidade de gerar renda no futuro quando o indivíduo optar por não morar mais no local.

Nesse sentido, o crescimento do setor imobiliário segue com tudo e, inclusive, se mostra como um ramo de relevante valorização a médio e longo prazo, sendo que cada vez que o potencial de valorização é aumentado, maior é a demanda por imóveis.

Pontos negativos

Como um dos principais pontos negativos da compra de um apartamento podemos citar a necessidade de pagar uma grande quantia pelo imóvel, uma vez que o dono deve arcar com o valor de forma integral, sendo preciso se planejar financeiramente para esse momento.

Contudo, hoje em dia é possível realizar financiamentos imobiliários que permitem o pagamento do imóvel em até 35 anos e, a depender da renda familiar, ainda é possível se enquadrar em programas habitacionais do governo — como o programa Minha Casa, Minha Vida que proporciona taxas de juros menores e subsídios.

Quais são os pontos positivos e negativos de alugar?

Agora que você já sabe sobre a compra de um imóvel, vamos apresentar os pontos positivos e negativos do aluguel. Confira!

Pontos positivos

Um dos pontos positivos do aluguel é que ele permite que mesmo as pessoas que não têm uma renda tão estável tenham um local para morar, uma vez que é preciso contar com uma vida financeira bem-definida para realizar o compromisso de comprar um imóvel.

Trata-se também de um procedimento muito menos burocrático alugar um apartamento do que comprá-lo, uma vez que não é exigido um valor de entrada do financiamento, por exemplo, além de ser um compromisso por um prazo menor.

Além disso, as reformas estruturais que devem ser feitas em um imóvel alugado, em geral, são de responsabilidade do dono do imóvel, sendo essa uma vantagem da modalidade, pois o inquilino não precisa se preocupar com essa questão.

Pontos negativos

Entre os pontos negativos do aluguel, podemos citar que muitas pessoas “jogam fora” esse dinheiro, pois não há um retorno a longo prazo e, quando é preciso sair do local, o inquilino não recebe nada.

Além disso, o valor gasto com o aluguel poderia ser gasto com a parcela de um imóvel próprio e, portanto, nessa modalidade, não há a construção de um patrimônio.

Ao optar pelo aluguel, não há valorização do imóvel, pelo contrário, o que existe é um reajuste anual, ou seja, a tendência é que o valor pago a título de aluguel aumente todos os anos, fazendo com o inquilino arque com um custo mensal por um espaço que não é seu.

Mais uma de suas desvantagens é que não é possível deixar o imóvel com a sua cara, adotar cuidados com a casa ou fazer reformas para deixar o ambiente mais confortável, afinal, pode ser preciso desocupá-lo a qualquer momento.

Como escolher a melhor opção?

Para escolher a melhor opção entre comprar ou alugar imóvel é preciso levar em consideração as suas necessidades e desejos. Para uma pessoa que pretende morar em determinado local apenas por um curto período de tempo, o aluguel pode ser mais vantajoso por ser um procedimento menos burocrático.

No entanto, se você deseja realizar um investimento ou morar em determinado local por alguns anos, a compra do apartamento é uma excelente opção, especialmente porque, em geral, é possível transformar o aluguel em prestação de uma casa própria!

Já com relação à entrada para a compra do imóvel, há a possibilidade de usar o FGTS para facilitar o procedimento. Ou seja, a conquista da casa própria pode estar mais próxima do que muitas pessoas imaginam.

Agora que você já sabe quais são os pontos positivos e os negativos de comprar ou alugar imóvel, considere os fatores que apresentamos e opte pela alternativa que melhor se encaixa em suas necessidades!

Gostou de aprender sobre alugar ou comprar apartamento? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam sobre o tema!

CTA Comprar ou alugar apartamento 02 1 Comprar ou alugar imóvel: qual a melhor opção?

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas