Logomarca Direcional na Cor Azul

Hora da vistoria: o que preciso saber?

Hora da vistoria: o que preciso saber? Riva Incorporadora

A vistoria de apartamento é um procedimento de análise para garantir a entrega do imóvel adquirido na planta exatamente dentro dos parâmetros estabelecidos em contrato. Veja como realizá-la!

A gente sabe que a expectativa para, finalmente, receber as chaves do seu imóvel é grande. Por isso, seguir cada passo até a entrega é muito importante. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre uma das principais etapas desse processo: a vistoria do apartamento.

Depois de receber o seu imóvel, é o momento de realizar a vistoria completa do seu novo lar. Nessa hora, é importante manter seus dados cadastrais atualizados. Para que tudo possa ser averiguado nos mínimos detalhes, você terá o auxílio de um profissional da equipe técnica, que o acompanhará durante toda a visita.

Para que você saiba mais sobre essa etapa, apresentaremos a importância da vistoria e como fazer um checklist adequado. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da vistoria em apartamento?

Depois de muito planejamento financeiro, chegou a hora de colocar as mãos nas chaves do seu sonhado imóvel. Contudo, antes de programar a mudança, os proprietários devem se lembrar de realizar uma completa vistoria da propriedade.

Vazamentos, infiltrações, rachaduras e manchas, por exemplo, podem surgir mesmo com pouco tempo de uso, e gerar dor de cabeça aos moradores. A vistoria do apartamento serve, justamente, para evitar esse tipo de problema. Afinal, casos como esses são mais comuns do que se imagina. Sendo assim, essa etapa deve ser realizada de maneira rigorosa, observando cada detalhe.

Como dito, além de ser o momento ideal para avaliar possíveis problemas e defeitos no apartamento, é na vistoria que você descobrirá se há algo diferente do prometido no contrato. Deu para perceber o quanto esse momento é importante, não é mesmo?

É importante ressaltar que, apesar da relevância do procedimento, não existe uma lei específica que mencione a obrigatoriedade dessa avaliação, porém é algo comum e, normalmente esperado na entrega das chaves. Por isso, a maioria das construtoras marca a vistoria e cobre os custos do profissional.

O que preciso fazer durante a vistoria?

Quando os proprietários adquirem o apartamento, recebem algumas informações a respeito dos materiais usados, como revestimentos de pisos e paredes. Esses dados são registrados no memorial descritivo e devem ser analisados anteriormente, já que há o risco de não estarem conforme o definido. Sendo assim, é na vistoria que você faz essa avaliação e já solicita as devidas correções à construtora.

Junto ao profissional da equipe técnica, é importante prestar atenção em todos os detalhes que constam no contrato e em itens que foram instalados no apartamento. Para isso, lembre-se de preparar um checklist de todos os aspectos que devem ser observados na vistoria. Isso facilita bastante o processo e garante que ele seja executado de forma adequada.

Ao final da vistoria, repasse para o profissional que acompanhou a análise o seu ponto de vista. Lembre-se de registrar em fotos e anotar tudo para acompanhar, futuramente, a correção de possíveis falhas.

Encontrei problemas na minha vistoria. Qual é o procedimento?

Caso você tenha encontrado algum problema durante a vistoria, envie tudo por escrito à construtora. Nessa situação, ela tem até 90 dias após a entrega das chaves para solucionar. Na maioria dos casos, as mudanças e os consertos mais complexos demoram cerca de 15 dias ou um mês para ficarem prontos.

Quando as falhas aparecem com o tempo, depois da sua mudança, o prazo para resolver é de até um ano após a entrega das chaves, ou depois que o defeito aparecer. Nesse caso, você também pode pedir ressarcimento à empresa se o problema for irreversível.

A Direcional, por exemplo, responsabiliza-se por consertar qualquer item pendente e agenda uma nova vistoria com os proprietários.

Mas se estiver tudo ok, qual é o próximo passo?

Depois de tudo pronto e de dar aquele ok na sua lista, o laudo de vistoria será encaminhado para todas as partes descritas no contrato. Se todos estiverem de acordo com as informações, o próximo passo é a instalação do condomínio e a entrega das chaves do seu apartamento novo. Não se esqueça de que a sua futura casa deve estar em perfeitas condições para receber você e sua família!

Como fazer um checklist para a vistoria de apartamento?

Já que a vistoria é algo tão importante, é necessário que você saiba o que observar e como deve proceder. Para ajudar, listamos, a seguir, algumas dicas básicas de como fazer um checklist para que tudo corra bem:

  • leia o memorial descritivo e a planta fornecida pela construtora;
  • leve alguns acessórios para auxiliar na vistoria, como trena, régua, câmera, carregador para testar as tomadas, lâmpadas etc.;
  • teste todas as chaves;
  • avalie detalhadamente as dimensões de cada cômodo;
  • teste as instalações elétricas e hidráulicas;
  • observe a pintura das paredes e o nivelamento;
  • procure possíveis manchas ou partes descascadas nas paredes;
  • abra as torneiras e veja se tem algum vazamento nas pias;
  • verifique se toda a parte elétrica está funcionando perfeitamente, incluindo tomadas, interruptores, pontos de luz e de telefone, entre outros itens;
  • confira o bom funcionamento de torneiras, registros, ralos e sifões;
  • perceba se há homogeneidade na textura das paredes, se não houve mistura das tintas;
  • veja se os ralos não estão entupidos;
  • observe se há trincas no revestimento cerâmico e se os rejuntes estão em bom estado;
  • verifique se portas, janelas e fechaduras estão abrindo e fechando corretamente;
  • observe se há peças ocas, dê uma batidinha de leve na parede e caminhe sobre o piso;
  • não se esqueça de observar, também, se os vidros estão inteiros, sem trincas ou rachaduras;
  • confira o funcionamento dos portões da garagem;
  • verifique a demarcação das vagas no estacionamento.

Como você pôde ver, a vistoria do apartamento é uma etapa importante da compra e garante que o imóvel seja entregue com a qualidade esperada. Na Direcional, nós fazemos o possível para que todos os detalhes superem as expectativas dos nossos clientes, atuando com qualidade, compromisso e responsabilidade.

Quer conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com um dos nossos consultores e conheça as melhores soluções. Esperamos por você!

 

A vistoria é uma etapa importante da sua compra e garante que o seu apartamento será entregue com a qualidade Direcional.

São mais de 40 anos de história realizando a conquista de milhares de brasileiros com qualidade e experiência.

40 Anos

construindo sonhos

+150 mil unidades

entregues e/ou incorporadas

6+ mil

colaboradores

Uma das maiores

construtoras do país
Ranking ITC 2020

Conheça nossos Imóveis
  • Tire todas as suas dúvidas diretamente com os nossos consultores.
  • Ajudamos você a encontrar o imóvel dos seus sonhos.
  • Saiba quanto de subsídio do governo você tem direito para comprar seu imóvel através do programa Casa Verde e Amarela

Seguir a Direcional facilita a conquista da sua casa própria.

Preencha o formulário e receba informações da Direcional para saber como podemos te ajudar a realizar o sonho da casa própria.

  • Hidden
    Campo preenchido dinamicamente pós envio.
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.