Como criar uma rotina de limpeza em seu apartamento?

Como criar uma rotina de limpeza em seu apartamento? Riva Incorporadora

Com uma boa rotina de limpeza, o seu dia a dia fica mais otimizado. Veja como isso pode ser realizado!

A limpeza do lar precisa de um bom planejamento e organização. Dessa forma, esse trabalho pode se tornar mais eficiente e produtivo. Ao adotar essa prática, é possível perceber com clareza a frequência com que a casa deve ser limpa.

Nesse sentido, é importante ressaltar que realizar todo o serviço doméstico em um dia da semana pode ser algo bem exaustivo e desgastante. Infelizmente, não tem como fugir desses afazeres, mas você pode buscar deixá-los mais otimizados.

Assim, a principal dica é criar um eficiente cronograma, com o objetivo de deixar a casa sempre organizada e melhorar o seu dia a dia. Continue a leitura e saiba como criar uma rotina de limpeza em seu apartamento!

Qual a importância de organizar a rotina de limpeza do apartamento?

Para quem tem um dia corrido, trabalha fora, e não deseja perder seu final de semana limpando o apartamento, é preciso se organizar para que isso não ocorra. Dessa forma, é válido ressaltar que, com um bom cronograma de limpeza, você consegue dividir as tarefas de acordo com os dias da semana.

Ao limpar um pouco por dia, você evita acúmulo de obrigações, e seus outros compromissos não ficam prejudicados. Além do mais, é importante ter uma boa rotina de limpeza porque ajuda a manter o ambiente organizado por mais tempo, evita acúmulo de sujeira, deixa o final de semana livre, permite uma melhor divisão das tarefas entre os moradores, facilita o cotidiano, entre outras importantes vantagens.

Como realizar um cronograma de limpeza do seu apartamento?

Após entender a importância e as vantagens que uma rotina de limpeza pode proporcionar, é o momento de criar um eficiente cronograma. Sendo assim, confira como isso pode ser realizado!

Anote todas as tarefas

A primeira etapa para criar um bom cronograma é anotar todas as tarefas que fazem parte da limpeza e organização do seu apartamento, deixando claro o tempo necessário para a realização de cada uma e as prioridades. Lembre-se de inserir na lista as atividades que você precisa fazer fora de casa, como compras no supermercado.

Estabeleça a frequência

Depois de fazer a lista, a próxima etapa é determinar a periodicidade com que cada tarefa deve ser realizada, isto é, o que precisa ser feito todos os dias e o que pode ser feito uma vez por semana ou uma vez por mês.

Defina uma rotina

Estabeleça o período e o tempo, dentre as suas tarefas diárias, que você vai dedicar à realização do cronograma. Essas tarefas precisam se tornar um hábito no seu dia a dia, assim como escovar os dentes. Com isso, a limpeza do apartamento passa a ser feita de forma automática, sem representar um grande esforço.

Busque ter os utensílios necessários

Antes de começar a limpeza, procure organizar todos os utensílios domésticos necessários para uma boa limpeza, por exemplo, aspirador de pó, vassoura, panos, baldes, rodo, escovas, entre outros. Confira o estado de cada item e procure comprar os que estão faltando.

Não é nada satisfatório iniciar uma limpeza sem os utensílios necessários, uma vez que você precisará parar no meio no processo para providenciar. Assim, você perderá muito tempo e sentirá mais cansaço. Então, é primordial providenciar tudo com antecedência.

Adquira os materiais de limpeza

Os materiais de limpeza são indispensáveis, como desengordurante, limpa vidros, limpa piso, cloro e desinfetante. A aquisição desses produtos é fundamental para deixar o apartamento mais cheiroso e corretamente higienizado. É primordial saber comprar os produtos corretos para não estragar os móveis, além de entender que uma aplicação incorreta pode danificá-los.

Como estabelecer a frequência de limpeza?

Para estabelecer uma frequência de limpeza, é essencial entender a necessidade para cada cômodo. Existem aqueles que sujam todos os dias, já outros, que demoram mais tempo.

As tarefas diárias costumam abranger a limpeza do banheiro e da cozinha. Esses cômodos sujam com mais frequência, visto que todos os dias são utilizados. Logo, é necessário uma atenção maior.

As atividades semanais consistem naquelas que fazem parte da faxina em cada cômodo, como tirar o pó dos móveis, passar pano, limpar os enfeites de decoração e higienizar as superfícies. As ações mensais são pequenas intervenções que evitam o acúmulo de sujeiras e a necessidade de um processo de limpeza mais eficiente, ou mesmo, de trocar de móvel.

Dessa forma, é indicado que, pelo menos uma vez ao mês, você busque organizar as gavetas de roupa e utensílios, limpar os armários e virar os colchões. Limpe toda a casa com um aspirador de pó e higienize as paredes.

Existe, também, a limpeza semestral, que não pode ser deixada de lado e precisa ser inserida na elaboração do cronograma. Essas tarefas consistem em lavar cortinas e tapetes, limpar os ralos e sifões das pias, trocar a vela do filtro de água e higienizar o filtro do ar-condicionado.

Dessa forma, você evita o acúmulo de sujeira e mantém o apartamento sempre impecável. Essa rotina de limpeza é muito eficiente, uma vez que seu imóvel não fica sujo e você consegue receber visitas sempre que desejar.

Como implementar o cronograma de limpeza em seu apartamento?

Para conseguir inserir um eficiente cronograma de limpeza em seu apartamento, analise suas necessidades e veja o que é preciso mudar em sua rotina. Dessa forma, você consegue implementar essa organização de maneira eficiente.

Veja o horário que as limpezas podem ser executadas e como elas podem ser feitas. Ao realizar o cronograma, o processo de arrumação do apartamento se torna mais satisfatório.

Com as dicas que você viu aqui, é possível criar uma rotina de limpeza em seu apartamento. Esse processo é essencial para conseguir manter o ambiente limpo e longe de microrganismos prejudiciais ao bem-estar. Ninguém deseja morar em um local cheio de poeira e sujeira, certo? Logo, uma boa limpeza é fundamental para evitar maiores contratempos.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber mais informações sobre como conservar o seu apartamento!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas