Quanto tempo esperar até a entrega das chaves do meu apartamento?

Quanto tempo esperar até a entrega das chaves do meu apartamento? Riva Incorporadora

A entrega das chaves é um dos momentos mais esperados por quem adquire um imóvel, mas o prazo para isso acontecer depende de muitas variáveis.

O momento mais emocionante para quem compra um apartamento, depois da assinatura do contrato, é a entrega das chaves. Com a chave em mãos, o morador finalmente pode investir no que falta antes de se mudar para um lar aconchegante e do jeito que sempre sonhou.

Sem tempo para ler? Clique no player para ouvir.

Mas como será que isso acontece? As chaves são entregues logo que o contrato é assinado? Existe um prazo para isso? Não se preocupe. Conversamos com Naterce Macedo, gerente de relacionamento da Direcional, e descobrimos tudo isso para você. Vamos lá!

Quanto tempo demora até a entrega das chaves do apartamento novo?

Naterce Macedo conta que o cliente Direcional não tem dúvidas sobre o prazo de entrega das chaves, pois a data é informada no dia em que o contrato é assinado. E tudo vai depender da fase em que estiver a obra.

“Se for no lançamento pode ser em média 24 a 30 meses, mas se a obra estiver adiantada, o prazo é compatível com o tempo que resta para a finalização. E no caso da compra de um imóvel já finalizado, ele já pega chaves se toda a documentação envolvida na compra estiver ok”, explica Naterce.

Quanto tempo demora da vistoria até a entrega das chaves?

A compra de um imóvel é um processo burocrático e exige a regularização de uma série de documentações antes do comprador finalmente pegar as chaves do seu novo apartamento ou casa.

O chamado Habite-se é um deles, cujo principal objetivo é assegurar aos moradores que a obra foi construída de acordo com as normas da Prefeitura. O documento é obrigatório por Lei e a construtora é a responsável por levar o projeto até a prefeitura e pedir a sua liberação, antes mesmo de começar a obra.

Quando a obra estiver concluída, a prefeitura onde o empreendimento foi feito precisa vistoriar a construção e confirmar que o projeto aprovado foi seguido. Caso não encontre nenhuma irregularidade, o Habite-se é emitido e, a partir daí, os novos moradores podem finalmente ocupar as suas casas.

Naterce conta que a Direcional tem o hábito de solicitar que o cliente faça uma vistoria na obra quando 90 dias antes da construtora conseguir o Habite-se.

“É necessário que ele se atente aos itens que estiverem sendo apontados pelo vistoriador. A equipe de engenharia entra em todos os cômodos e mostra itens sobre pintura, rejunte, funcionamento das janelas, torneiras etc. E se o cliente detectar algo que precise de reparo, ele deve fazer o apontamento e voltar após o conserto para aprovar a vistoria. Pode ocorrer de o reparo ser feito na hora e ele já aprova”, conta Naterce.

“É muito importante ressaltar que é uma vistoria física, portanto, se, ao pegar as chaves, detectar algum problema oculto ou aparente, o comprador tem a garantia”, reforça Naterce. E ela ainda completa, “por isso, ele deve nos acionar durante o período da garantia, evitando que alguém faça um serviço e danifique algo e ele venha a perder a garantia naquele item”.

Como funciona a entrega das chaves de um apartamento?

Geralmente, após a instalação do condomínio, os moradores são convocados para uma assembleia para que o mesmo seja instituído e a entrega agendada. Mais uma vez, Naterce pontua que o processo varia de acordo com o empreendimento.

“Pode ser no próprio empreendimento, ou no escritório da Direcional”, informa. A empresa costuma organizar a conquista das chaves para que todos aqueles que compraram o apartamento ainda durante a construção vivam o momento praticamente ao mesmo tempo e em uma ocasião especial. Afinal, ter a chave em mãos é sempre uma grande emoção!

Como se preparar para a entrega das chaves do apartamento?

Além de estar emocionalmente preparado, já que o momento é importante e gera bastante ansiedade, é fundamental estar com a sua saúde financeira em dia.

“Quando o comprador pega as suas chaves, ele terá despesas com taxa condominial, com alguma reforma se ele quiser, compras de itens novos (chuveiro, lâmpadas etc) e o transporte com a mudança”, exemplifica Naterce.

Qual é o valor da taxa de entrega das chaves?

Para essa pergunta, a nossa resposta é simples. A Direcional não cobra taxa de entrega das chaves. Logo, podemos pular para a próxima questão.

O que diz a Lei sobre o Habite-se?

Ainda falando sobre o Habite-se, o documento é de grande importância, já que garante aos moradores que a obra seguiu os padrões de segurança.

A legislação municipal estabelece critérios e documentos necessários para a emissão do certificado. Por isso, é necessário tomar cuidado com os comparativos de prazos para entrega das chaves quando os empreendimentos ficam em cidades diferentes.

Geralmente, os documentos em comum são:

  • ART e laudo técnico de prevenção e combate à incêndio, dependendo do tamanho da obra;
  • Documento de vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Projeto de prevenção e combate à incêndio e pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
  • Registro do imóvel com no máximo 6 meses da data da solicitação do serviço;
  • Requerimento de regularização e aceitação da obra.

Quando o requerimento de regularização e aceitação da obra não é aceito para a prefeitura, a construtora não pode dar sequência à obra. Se o fizer, estará infringindo a Lei e colocando a segurança dos moradores em risco.

Como são os prédios da Direcional?

No mercado há 40 anos, a Direcional se dedica a realizar sonhos. Sabendo da importância e do peso do sonho da casa própria, a qualidade e a segurança são os pilares que sustentam todas as suas obras.

Por entender que cada pessoa e cada família tem suas necessidades particulares, oferece empreendimentos de um a três quartos. Alguns desses prédios até parecem um clube, devido à infraestrutura!

Sua metodologia de construção é capaz de construir duas torres, desde a fundação até o acabamento do edifício, em menos de 2 meses.

A Direcional entende que a entrega das chaves é um momento de extrema importância para quem adquire seu imóvel. Por isso, está sempre em busca de cumprir os prazos indicados na assinatura do contrato.

Se você quer viver esse momento, entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos.

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas