Tendências do mercado imobiliário para 2024: guia completo

Tendências do mercado imobiliário para 2024: guia completo Riva Incorporadora

Tecnologia e sustentabilidade ditam as atuais tendências do mercado imobiliário, além de um cenário bastante otimista para o setor em 2024. Acompanhe!

As transformações do mercado imobiliário trazem inovações e oportunidades incríveis todos os dias. Não é apenas uma questão de inovações tecnológicas: há também evoluções sociais, culturais e ambientais

Por esse motivo, o setor imobiliário é considerado um dos grandes motores do nosso país. Para que você fique por dentro do que há de mais moderno e interessante, preparamos este post com as principais tendências do mercado imobiliário para os próximos anos, além de trazer informações que devem influenciá-lo já este ano. Acompanhe!

O que esperar do mercado imobiliário para 2024?

As projeções para 2024 são bastante promissoras. Em primeiro lugar, o saldo positivo do desempenho do mercado imobiliário no ano passado, que contou com maior oferta de linhas de crédito e crescimento das vendas, já aponta para um cenário otimista para este ano.

Além disso, a aprovação do orçamento de R$ 117,6 bilhões do FGTS para políticas públicas de habitação, de infraestrutura e de saneamento básico significa uma disponibilidade ainda maior de crédito em relação a 2023. Isso pode impulsionar a produção de imóveis, uma vez que é esperado um número maior de pessoas com condições de realizar um contrato de financiamento para aquisição da primeira moradia.

A estabilidade econômica também faz com que o mercado se mantenha aquecido. Afinal, com a inflação sob controle e a gradativa redução da taxa de juros, a aquisição de imóveis por meio de financiamentos é facilitada, possibilitando a contratação por mais pessoas.

Por fim, houve o aumento de 41% no orçamento destinado ao Minha Casa, Minha Vida, além da contratação de 187,5 mil moradias destinadas a famílias que se enquadram na Faixa 1 desse programa, que foi anunciada no fim do ano passado pelo Governo Federal. Ou seja, são notícias que fazem os olhos brilharem quando se trata de poder realizar o sonho da casa própria ainda este ano.

Quais são as principais tendências do mercado imobiliário?

Depois de conferir o termômetro do mercado de imóveis para 2024, chegou a hora de conhecer as principais tendências do mercado imobiliário para este e os próximos anos. 

Tecnologia e sustentabilidade são as palavras de ordem no momento, além de condomínios que oferecem estruturas cada vez mais completas. Confira a seguir todas as inovações que já estão por aí.

Aumento do uso da realidade virtual na visitação

Nos últimos anos, a tecnologia digital se desenvolveu bastante. Muitas tecnologias que eram extremamente caras ou eram vistas apenas em filmes de ficção científica estão se tornando cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A realidade virtual é uma delas, permitindo uma maior imersão dos nossos sentidos e tornando nossa experiência no mundo digital mais real.

No mercado imobiliário, isso está acontecendo com os tours virtuais e as imagens em 360º, sendo possível trazer muito mais comodidade aos interessados na compra de imóveis. Em vez de ir presencialmente ao local com um representante de vendas ou corretor, você pode acessar um anúncio em que você visita o imóvel, dá zoom nos detalhes e passa o tempo que quiser analisando-os.

Aumento das vendas online

A cada dia, as pessoas estão mais confiantes nas compras online. O cenário é muito diferente daquele que vimos na década passada, em que a compra online gerava bastante receio.

Atualmente, já é possível comprar apartamento de forma online, com toda a burocracia sendo resolvida a distância, incluindo etapas que demandavam idas e vindas aos cartórios. Isso é possível graças a tecnologias, como:

  • aplicações que permitem uma assinatura digital extremamente segura, em que os dados da sua transação ficam protegidos de interceptação;
  • aplicativos bancários que possibilitam transferências de diversos valores. No caso da Caixa Econômica Federal, você pode realizar a inscrição no Minha Casa, Minha Vida e concluir várias etapas do processo pelo app.

Toda essa comodidade, aliada à fidelidade dos tours virtuais, faz com que as pessoas não precisem mais sair de casa para fechar um negócio.

Maior preocupação com sustentabilidade e uso inteligente dos recursos

A sociedade está cada vez mais consciente de que os recursos naturais não são ilimitados. Se não os explorarmos com responsabilidade, as futuras gerações podem viver em um planeta degradado. Isso ainda reduz a possibilidade de crescimento econômico, afetando a prosperidade dos nossos filhos e netos.

Felizmente, a engenharia civil já desenvolveu várias técnicas que permitem o uso otimizado de materiais, a redução dos desperdícios e a reutilização de peças que iriam para o descarte. Essa tendência é essencial para garantir uma qualidade de vida para as gerações futuras.

Retorno do Minha Casa, Minha Vida

Os desafios da pandemia mostraram a importância dos programas habitacionais para o mercado imobiliário. Durante muitos anos, o subsídio do Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, alimentou uma boa parte dos novos lançamentos imobiliários, especialmente para as classes C, D e E. Assim, muita gente conseguiu realizar o sonho de ter um imóvel próprio.

Com o retorno do Minha Casa, Minha Vida, que substitui o antigo programa Casa Verde e Amarela, sua contribuição para a manutenção do mercado imobiliário está consolidada. Afinal, como mostramos mais acima, a ampliação do orçamento do programa e a contratação de novas unidades pelo Governo Federal deve impulsionar o setor para este e os próximos anos, possibilitando que mais famílias brasileiras conquistem a moradia própria. 

Desse modo, além dos ganhos para o mercado em si, os cidadãos conseguem morar com dignidade e o direito presente na Constituição Federal é garantido.

Construção de apartamentos menores

Nos últimos anos, a construção de apartamentos com área útil reduzida tem se tornado uma tendência em imóveis voltados para todas as faixas de renda. São diversos os fatores que alimentam esse conceito:

  • a questão da sustentabilidade ambiental nos mostra que é possível viver com menos. Assim, a decoração dos interiores fica cada vez mais simples, sem excesso de acessórios e objetos, reduzindo a demanda por grandes espaços;
  • a rotina de trabalho intensa da maioria das pessoas reduziu o tempo disponível para tarefas domésticas. Ninguém quer passar várias horas do tempo livre com isso, então os espaços pequenos são uma ótima pedida;
  • os eletrodomésticos ficam cada vez menores com o avanço da tecnologia.

Apartamentos e casas inteligentes

Falando em eletrodomésticos, eles ganham cada vez mais funcionalidades nas nossas casas. Por exemplo, as smart TVs permitem que você execute comandos de voz ou pelo celular, enquanto há lâmpadas que são conectadas no Wi-Fi e podem ser desligadas pelo celular, entre outras novidades.

Essa conexão entre os aparelhos domésticos é chamada de casa inteligente. Antes, pensávamos que essa tecnologia se restringiria apenas a quem tivesse muito dinheiro para investir. No entanto, as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares.

Espaços com infraestrutura para trabalho e lazer

A construção de apartamentos menores não exclui a procura por imóveis com estruturas maiores. Por causa do distanciamento social ocasionado pela pandemia, por exemplo, houve um aumento na procura por imóveis maiores e com infraestrutura voltada para o lazer. Isso aconteceu porque foi necessário passar mais tempo em casa com a família.

Além disso, durante esse período, muitas pessoas passaram a trabalhar na própria casa, percebendo a necessidade de ter um local mais adequado para realizar suas tarefas diárias. Mesmo com o fim da pandemia, isso tende a se manter nos próximos anos, uma vez que o trabalho home office se mantém como uma alternativa vantajosa para empresas e funcionários. 

Processos mais tecnológicos e menos burocráticos

Antes era necessário que o cliente se deslocasse até uma imobiliária para iniciar um negócio, sendo preciso realizar diversas visitas ao local para fazer a melhor escolha para a família. Logo em seguida, iniciava um longo e burocrático processo de compra ou de aluguel. Mas essa realidade está mudando.

Afinal, a possibilidade de escolher o imóvel dos sonhos online e de fazer negócio de forma totalmente desburocratizada também se manteve no pós-pandemia. Sendo assim, não é mais necessário realizar diversas visitas ao espaço físico e ir muitas vezes ao cartório. Tudo pode ser resolvido sem precisar sair de casa. 

Essa nova tendência do mercado imobiliário será uma necessidade nos próximos anos, visto que os clientes estão buscando sempre mais facilidade e agilidade.

Empreendimentos sustentáveis

Uma das maiores tendências do mercado imobiliário para os próximos anos é o surgimento de empreendimentos cada vez mais sustentáveis, ou seja, que utilizam energias renováveis e limpas

Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, esses imóveis ajudam a reduzir os gastos mensais com água e luz, diminuindo o consumo e garantindo mais segurança e praticidade no dia a dia dos moradores.

Algumas das principais características dos empreendimentos sustentáveis são:

  • captação de energia por meio de paineis solares;
  • apartamentos cujas plantas favorecem a iluminação natural e a circulação de ar;
  • mecanismos de reaproveitamento de água, tanto de eletrodomésticos quanto das chuvas;
  • estímulo à coleta seletiva do lixo nos condomínios.

Condomínios com estrutura cada vez mais completa por um preço acessível

Outra tendência do mercado imobiliário é a popularização de condomínios com estrutura mais completa, contando com itens como piscina, academia, playground, churrasqueira, salão de festas, entre outros diferenciais que favorecem a qualidade de vida dos moradores. 

Embora esses condomínios já existam há um bom tempo, estão se tornando mais acessíveis, não sendo mais exclusividade de construções luxuosas. Assim, é possível encontrar empreendimentos com preços acessíveis e uma estrutura diferenciada.

Bons ventos para o mercado imobiliário e para você!

As tendências do mercado imobiliário apontam para um futuro promissor em diversos aspectos. A sociedade e o planeta são favorecidos com o uso cada vez mais consciente da tecnologia e dos recursos naturais, enquanto as condições para realizar o sonho da casa própria ficam cada vez melhores e mais palpáveis para você e sua família.

Lembrando que, para tomar a melhor decisão sobre a compra de um imóvel, é preciso analisar quais são os melhores tipos de financiamento, as comodidades do apartamento escolhido e sua adaptabilidade para o futuro, assim como a estrutura do empreendimento. Com base nesses elementos e um bom controle financeiro, será possível tomar uma decisão mais segura e satisfatória para a conquista da casa própria.

Quer continuar recebendo as melhores dicas sobre o mercado imobiliário? Não deixe de seguir nossas redes sociais para ficar por dentro desse e de outros assuntos relacionados. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas