Entenda o significado das cores na decoração de ambientes

Entenda o significado das cores na decoração de ambientes Riva Incorporadora

Você sabe qual é o significado das cores na decoração de ambientes? Elas podem transmitir sensações e estimular sentimentos. Entenda!

Está procurando a tonalidade certa para realizar a decoração da casa? Existem dicas bem importantes para deixar os ambientes com aspecto mais bonito e harmônico, do jeitinho que você gosta. Mas antes de tudo, é fundamental aprender sobre os efeitos de cada cor, o que elas representam, as sensações que transmitem e como contagiam a todos.

Muitos estudiosos ao redor do mundo já falaram sobre o significado das cores na decoração de ambientes e os efeitos que elas causam na personalidade das pessoas. Os tons destacam as acomodações, revelam a importância de algumas técnicas e apontam o que uma casa pode oferecer aos seus moradores, como gerar sentimentos positivos e duradouros.

Deseja compreender qual é o significado das cores nos ambientes? Continue a leitura deste artigo!

Como as cores impactam a decoração?

Cada tonalidade tem a capacidade de transmitir impressões, ou seja, elas influenciam vários aspectos do cotidiano, tais como: humor, intuição e consciência.

As cores estimulam os sentidos e dão a cada ambiente uma atmosfera diferente, proporcionando encorajamento ou relaxamento diante de certas situações. Elas alteram o estado de espírito ou as emoções de quem as visualiza.

Se você é uma pessoa calma, escolha as cores que transmitem paz, como branco, lilás, azul bebe ou rosa-claro. Isso vai causar uma sensação de equilíbrio e tranquilidade. Porém, se for do tipo que prefere um ambiente mais energético com personalidade única, há também as cores vivas com diversas tonalidades.

Qual o significado das cores na decoração de ambientes?

As cores podem transmitir energias positivas nos cômodos e no piso do apartamento, por exemplo. Além de causar um certo equilíbrio ao proprietário, isso se estende também às pessoas que frequentam o ambiente. Antes de escolher a decoração certa, certifique-se sobre o que cada cor representa e veja qual mais se harmoniza antes de partir para o próximo passo.

Amarelo

O amarelo tem a sua peculiaridade, por exemplo, transmite calor e energia. É ideal para ambientes que necessitam da demonstração afetuosa e receptiva. É também a cor da alegria e da espontaneidade, pois promove a concentração nos espaços de pesquisa e trabalho. Mas tenha cuidado com o tom, que poderá trazer uma certa mudança no cenário.

Vermelho

Considerado por muitos profissionais como a cor da paixão, o vermelho traz uma mensagem de estímulo e sensualidade. É a cor recomendada para pessoas que sofrem de depressão, já que representa o fogo e onde for colocada aquece a superfície. Contudo, deve ser utilizada com ponderação por ser uma cor muito viva e intensa. O excesso poderá causar estresse.

Azul

A cor azul é muito utilizada para relaxar, razão pela qual se tornou a predileta nos quartos das crianças e dos adultos. Ela ajuda a refrescar os locais, assim como transmite a sensação de grandeza. Se você prefere o tom escuro, não exagere, a fim de evitar a nostalgia ou tristeza. Já o tom mais claro proporciona equilíbrio e relaxamento.

Branco

O branco é a cor ecumênica, responsável por transmitir a tranquilidade e calmaria. Pode ser empregada na decoração de outono para dar um destaque nos detalhes, além de irradiar a impressão de limpeza. Ela combina com várias cores, como azul, rosa, amarelo, verde ou vermelho. Nos quartos, garante a luminosidade e paz.

Como escolher as cores de uma casa?

Observe as cores, o seu significado e a percepção que cada uma delas transmite. Aquela que mais se parecer com o seu perfil ou transmitir a sensação desejada deverá ser escolhida para decorar a sua casa. Considere ainda que a escolha poderá afetar o humor dos moradores, gerar sentimentos de alegria e muito mais.

Entendeu o significado das cores na decoração de ambientes? O universo é repleto de cores, por isso compreendê-las ajuda a trazer mais harmonia às acomodações. As tonalidades são responsáveis por oferecer vida às estações, alterar os sentidos, promover o conforto e o bem-estar das pessoas. Elas ajudam ainda na construção cultural da sociedade.

Gostou do conteúdo? Então curtirá ler nosso artigo sobre as cores de parede mais indicadas para cada cômodo!

Banner Final

A Direcional está presente em 13 estados e no Distrito Federal e há mais de 40 anos garante o sonho da casa própria para milhares de pessoas. São mais de 200 mil unidades entregues e outras centenas em construção em todo o território nacional.

  • +40
    Anos de Mercado
  • 13
    Estados brasileiros e Distrito Federal
  • + 8 mil
    Colaboradores
  • + 200 mil
    Unidades entregues e/ou incorporadas